O que é apartamento studio e qual a diferença dele para os lofts?

Os studios são moradias compactas ideais para quem não abre mão do conforto. Conheça suas principais características!

Por Yeska Coelho Atualizado em 8 fev 2022, 09h50 - Publicado em 9 fev 2022, 16h00
Beatriz Quinelato - Estúdio Terra, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Beatriz Quinelato – Estúdio Terra, projeto da CASACOR São Paulo 2021. Renato Navarro/CASACOR

As moradias pequenas vieram para ficar! Se antes grandes residências eram sinônimo de luxo e conforto, hoje os apartamentos com metragens reduzidas são preferidos graças ao intimismo e praticidade que proporcionam. É nesse contexto que surgem os studios e os lofts – mas qual a diferença entre eles?

Até 2020, segundo o IBGE, mais de 14% da população brasileira morava em apartamentos. Por essa razão, a CASACOR, que vem identificando cada vez mais inspirações de residências reduzidas, separou um guia sobre studios. Confira!

O que é Studio?

 

Estúdio Lapinha, projeto de Ada Penna, Júlia Temponi, Gabriela Melo e Mariana Calixto - Plano Livre, para a CASACOR Minas Gerais 2021. Na foto, a sala de tv é integrada à cozinha. Há paredes coloridas e de madeira, sofá, tapete e mesa.
Estúdio Lapinha, projeto de Ada Penna, Júlia Temponi, Gabriela Melo e Mariana Calixto – Plano Livre, para a CASACOR Minas Gerais 2021 Henrique Queiroga/CASACOR

O studio (ou estúdio) é uma edificação compacta com ambientes integrados e poucas divisórias, que apenas setoriza os quartos e banheiros. Apesar de pequeno, os ambientes são capazes de comportar confortavelmente os moradores, sem prejuízos em relação ao acolhimento que um lar precisa ter.

Em relação às características de um studio, podemos destacar o conceito de “espaço aberto“, e por isso, o pé-direito duplo costuma se fazer muito presente nesse tipo de moradia, permitindo uma melhor circulação e amplitude vertical para o ambiente.

Qual a metragem de um studio?

 

Estudio Guto Requena - Casa LG ThinQ, ambiente da CASACOR São Paulo 2021.
Estudio Guto Requena – Casa LG ThinQ. CASACOR São Paulo 2021 MCA Estudio/CASACOR

Não existe uma regra clara para qual o tamanho certo de um studio, já que outras características importantes acabam definindo esse tipo de apartamento, mas em média eles costumam ter entre 30 e 50 m².

O tamanho é o grande diferencial, mas também uma dificuldade para os moradores na hora de pensar o décor. Pensar na distribuição dos móveis, no tamanho deles e também nas cores que serão incorporadas é importante, por essa razão, buscar um profissional para ajudar na construção é fundamental.

Continua após a publicidade

Espaços otimizados

 

Studio por Vivi Lopa - CASACOR Brasília 2021
Studio por Vivi Lopa – CASACOR Brasília 2021 Haruo Mikami/CASACOR

Os espaços integrados precisam ser muito bem pensados para não comprometerem o conforto. A otimização dos ambientes deve acontecer de maneira bastante estratégica. Nesse espaço assinado por Vivi Lopa para a CASACOR Brasília, a setorização foi feita através dos revestimentos que separam o quarto da área social.

Pedro Luiz de Marqui - Estúdio Liberdade, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Pedro Luiz de Marqui – Estúdio Liberdade, projeto da CASACOR São Paulo 2021 MCA Estúdio/CASACOR

Em um studio, não é necessário que todos os ambientes sejam setorizados utilizando uma parede, isso pode acontecer com uma divisória mais moderna, como no Estúdio Liberdade, de Pedro Luiz de Marqui, que apostou em placas de vidro coloridas para separar o quarto e a sala de estar.

Diferença entre loft e studio

 

Cynthia Silva e Estúdio Mineral - Cozinha do Barista. Janelas CASACOR Minas Gerais.
Cynthia Silva e Estúdio Mineral – Cozinha do Barista. Janelas CASACOR Minas Gerais. Bárbara Dutra/CASACOR

Os lofts são ambientes maiores e totalmente integrados. A casa loft surgiu na França, nos anos 1950, e se popularizou nos EUA entre 1960 e 1970, como ambientes predominantemente industriais que geralmente ficavam no alto de galpões, celeiros ou qualquer outra estrutura ampla.

Loft por Ary Polis Jacobs, Bianca Moraes e Renan Mutao - CASACOR Paraná 2021
Loft por Ary Polis Jacobs, Bianca Moraes e Renan Mutao – CASACOR Paraná 2021 Patrícia Amancio/CASACOR

Os lofts e studios se diferem especialmente em relação à metragem, já que um loft costuma ser maior, a partir de 50m², geralmente, e ter uma estrutura mais ampla e plana, praticamente sem divisões.

Continua após a publicidade

Publicidade