Artboard Created with Sketch.

Natureza do cerrado cativa novo projeto de Leo Romano em Goiânia

O projeto, que concorreu pelo Prêmio Building of the Year do ArchDaily, divide sua volumetria em caixa de madeira e de concreto

 (Edgard Cesar/CASACOR)

A Casa do Ipê Amarelo, projeto do arquiteto goiano Léo Romano, entrou na disputa com mais 75 projetos internacionais pelo Prêmio Building of the Year 2020, promovido pelo ArchDaily. Localizado no condomínio Aldeia do Vale, em Goiânia, a relação forte com a natureza logo atraiu o arquiteto. “É o condomínio com maior número de árvores nativas em Goiânia e isso é inspirador”. Léo Romano faz parte do elenco CASACOR e ano passado ficou responsável pelo loft Paredes Mágicas na mostra em São Paulo.

 (Edgard Cesar/CASACOR)

Como nome já indica, a residência teve como premissa em sua concepção a preservação da bela árvore típica do cerrado. O lote peculiar definiu o partido do projeto. “Uma calçada foi construída como caminho de descompressão e uma preparação para que o visitante percebesse a casa de outra maneira. Ele faz um passeio delicado, suave admirando um jardim, o Ipê Amarelo e a própria arquitetura, até a entrada principal”.

 (Edgard Cesar/CASACOR)

Ao entrar, o visitante tem ao seu lado esquerdo toda área de lazer que revela uma casa avarandada, com salas, piscina, garagem e cozinha. Do outro lado, a circulação leva aos quartos, garantindo privacidade à ala íntima. A volumetria é divida entre caixa de madeira, onde fica a área íntima, e caixa de concreto, onde está a área social, sendo que uma parece estar apoiada sobre a outra.

 (Edgard Cesar/CASACOR)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.