MoMA libera publicação sobre a história da arquitetura no Brasil

A obra refere-se à exposição Brazil Builds, realizada pelo museu em 1943, sobre as construções brasileiras desde o século XVII

Por Fernanda Drumond 18 jan 2018, 20h23
Igreja de Sao Francisco de Assis – Ouro Preto, Minas Gerais, 1772— 1794 The Museum of Modern Art Archives, New York/CASACOR

MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque disponibilizou para download o livro que apresentou a arquitetura brasileira para o mundo. A versão online da publicação Brazil builds : architecture new and old, 1652-1942 está disponível no site da instituição gratuitamente.

Exposição no MoMA em 1943 The Museum of Modern Art Archives, New York/CASACOR

A obra refere-se à exposição homônima, realiza pelo museu em 1943, sobre a arquitetura produzida no Brasil desde o século XVII. Modelos, grandes impressões fotográficas, desenhos, croquis, plantas, mapas e projeções de slides ocuparam o primeiro pavimento do MoMA. Idealizada pelo arquiteto norte americano Philip L. Goodwin em parceria com Edward D. Stone, o material foi coletado em uma viagem pelo Brasil que registrou a arquitetura produzida no país entre os anos de 1652 e 1942.

Exposição no MoMA em 1943 The Museum of Modern Art Archives, New York/CASACOR

O arquiteto também é o autor do catálogo e contou com a colaboração de grandes nomes do modernismo brasileiro como Lucio Costa, Roberto Burle Marx, Flavio de Carvalho, Oscar Niemeyer e Rino Levi. No prefácio, Goodwin ressalta seu “desejo agudo de conhecer melhor a arquitetura brasileira, principalmente as soluções dadas ao problema do combate ao calor e aos efeitos da luz sobre as grandes superfícies de vidro na parte externa das construções”, do moderno ao colonial. A publicação é uma das primeiras a considerar o valor dos projetos arquitetônicos do país e apresentá-lo para o mundo. O download do livro pode ser feito aqui.

Capa do catálogo Brazil Builds The Museum of Modern Art Archives, New York/CASACOR

 

Continua após a publicidade
Publicidade