De biografia à psicanálise de projetos arquitetônicos! Listamos diversas opções de leitura para seus presentes de Natal
Atualizado em 11 dez 2023, 15:46 - Publicado em 06 dez 2023, 15:00
(Divulgação/)
Livros são sempre ótimas opções para presentear amigos e familiares neste Natal, por isso, separamos uma lista com 8 livros de arquitetura que você não pode deixar de conferir. De biografia à psicanálise de projetos arquitetônicos, essas obras irão, sem dúvidas, conquistar o seu paladar literário. Já anota o seu preferido!
Se você é apaixonado pela arquitetura da cidade de São Paulo, este livro não pode ficar de fora da sua lista de livros de 2023. A partir de uma significativa amostragem de 124 construções – entre parques, escolas, residências, torres habitacionais e comerciais, galerias, clubes e outras obras das mais variadas funcionalidades – este guia traz 12 roteiros que não se limitam às áreas centrais da cidade de São Paulo, mas que contemplam ainda obras de zonas periféricas e mesmo de municípios vizinhos.
Ao longo de 250 páginas, "Ruy Ohtake: arquitetura para pessoas" procura enfatizar a função social presente no trabalho do arquiteto- aspecto até então pouco explorado nas análises sobre sua produção, com destaque para as ações realizadas, por exemplo, na comunidade de Heliópolis, em São Paulo.
Fruto de vinte anos de pesquisa, esta é a biografia definitiva da icônica arquiteta Lina Bo Bardi, escrita pelo Zeuler R. Lima, que traz um olhar inédito e sensível sobre a vida e a personalidade dessa mulher fascinante, com uma narrativa saborosa e uma série de fotografias e desenhos da arquiteta.
Pensado para oferecer noções básicas de psicanálise para arquitetos e ajudá-los a interpretar as demandas de seus clientes, este livro reúne histórias que expressam situações recorrentes na rotina desses profissionais cruzadas com explicações de conceitos e reflexões da autora sobre cada caso.
Shirlei Zonis, arquiteta atuante, com formação em teoria psicanalítica, analisa motivações subliminares, indícios e situações recorrentes na relação profissional com os clientes de projetos arquitetônicos.
O espaço construído, ao ser entendido como algo que se reflete em nossa forma de agir, sentir e pensar, é um elemento importante de nossa constituição como sujeitos individuais e sociais. Grosso modo, essa é a base da argumentação arguta e profunda que Lucy Huskinson desenvolve nesse ensaio, trazendo uma visão bastante ampla do fenômeno, a partir dos grandes psicanalistas e arquitetos contemporâneos, elaborando uma crítica contundente ao fazer arquitetônico ao mesmo tempo em que elabora um paralelo lúcido entre o corpo e o espaço do habitar humano, mediados pela psicanálise.
À frente do escritório de arquitetura GPA&A desde 1974, Gustavo Penna comandou importantes projetos no Brasil, como a reforma do Mineirão-Mineirinho para a Copa do Mundo 2014; o Memorial da Imigração Japonesa do Brasil, em Minas Gerais. Dividido em três cadernos temáticos, “Arquitetura Gustavo Penna Impressões” joga luz no processo criativo do arquiteto, passando pelas referências, projetos e resultado final.
Neste livro, Aldo Rossi analisa a questão da formação da cidade e todo o processo de surgimento e transformação da mesma, como uma criação inseparável da vida civil e da sociedade em que se manifesta.
A obra divide-se em quatro partes: a primeira, trata de problemas de descrição e classificação da cidade, ou seja, problemas tipológicos; a segunda, da estrutura da cidade por partes; a terceira, da arquitetura da cidade e do locus em que ela existe; a quarta parte alude às principais questões da dinâmica urbana e ao problema da política como escolha.