Kengo Kuma and Associates re-imaginam prédio histórico em Osaka

O escritório construiu o Hotel Real Classic sobre o Teatro Osaka Shin-Kabukiza construído em 1958, pelo arquiteto Togo Murano

Por Redação - 16 out 2020, 13h02
Escritório de fotografia Kobayasi Kenji/CASACOR

O escritório Kengo Kuma and Associates concluiu este ano o Hotel Real Classic, em Osaka no Japão. O novo prédio fica sobre uma das construções históricas ícones da cidade: o Teatro Osaka Shin-Kabukiza, construído em 1958, uma obra-prima do arquiteto Togo Murano, conhecido por seus frontões karahafu – um tipo de estilo de telhado caracterizado por suas curvas e ondas na parte superior.

Escritório de fotografia Kobayasi Kenji/CASACOR

Para preservar e revitalizar a bela estética original, o escritório projetou o novo edifício como um volume que parece flutuar sobre o karahafu. Painéis de concreto e alumínio foram empregados na renovação da fachada antiga, e aletas de alumínio recobrem a fachada nova. Essas últimas são orientadas em ângulo e se sobrepõe aleatoriamente, uma referência à imagem efêmera e borrada das nuvens e neblina.

Escritório de fotografia Kobayasi Kenji/CASACOR

No telhado do hotel, os arquitetos fazem uma alusão ao estilo histórico adicionando sua própria interpretação do karahafu: uma trama metálica vazada e delgada, ao invés de um telhado fechado em madeira, acomoda-se levemente na cobertura, delineando-a.

Escritório de fotografia Kobayasi Kenji/CASACOR

No interior, cada espaço foi definido e colorido inserindo um teto composto de várias placas geométricas. Ao intercalar a arte contemporânea japonesa centrada no movimento artístico “GUTAI”, que se relaciona com Osaka, nos diversos espaços, foi criado um espaço complexo, o qual transita entre museu e hotel.

Continua após a publicidade
Publicidade