Kamiya Architects transforma casa de estilo Prairie em hotel

A construção original fica em Tokyo e é assinada por Arata Endo, um dos discípulos de Frank Lloyd Wright

Por Redação Atualizado em 7 dez 2020, 19h00 - Publicado em 28 dez 2020, 10h00
Vista da fachada do hotel no crepúsculo, com as colunas assimétricas de pedra à vista
Takumi Ota/CASACOR

O escritório japonês Kamiya Architects acaba de concluir a transformação de uma residência de Arata Endo em 1982, um dos discípulos de Frank Lloyd Wright. Apelidada de casa Hayama Kachi, esta propriedade cultural localizada perto dos subúrbios de Tokyo foi transformada em um hotel.

Quarto do hotel em madeira com cama de casal baixa
Takumi Ota/CASACOR

Todo o processo, segundo o site Designboom, levou em consideração a importância da preservação da arquitetura e a oportunidade de redefinir o valor histórico das casas em estilo Prairie. A abordagem do projeto preservou os elementos fundamentais da arquitetura preexistente, incluindo as vigas estruturais e as aberturas.

Sala de banho em concreto armado com banheira e duas janelas
Takumi Ota/CASACOR

“Pretendíamos estabelecer a conexão entre a arquitetura contemporânea e o elemento histórico, fornecendo uma experiência atemporal e lúdica para os visitantes”, comentou o escritório.

Sala com bancos geométricos e lareira ao fundo
Takumi Ota/CASACOR

Levando em consideração o entorno natural onde se situa o imóvel, os arquitetos abriram o espaço da esplanada exterior à paisagem, criando uma continuação entre a sala interior e o exterior.

Varanda com bancos feitos de blocos assimétricos de madeira e lareira no centro
Takumi Ota/CASACOR

Duas colunas de blocos de pedra se destacam como o elemento principal da área do terraço pela seu layout assimétrico, uma característica muito marcante do estilo Prairie.

Varanda com bancos feitos de blocos assimétricos de madeira e lareira no centro
Takumi Ota/CASACOR

Porque utiliza peças de madeira trabalhadas, o design transmite uma sensação de calor e natureza, enquanto uma lareira mantém a temperatura externa no nível adequado, proporcionando a possibilidade de longas conversas, apesar da mudança sazonal.

Continua após a publicidade
Publicidade