Diferentes projetos, entre casas, lofts e até uma capela ganharam espaço no portal internacional, que deu destaque para originalidade arquitetônica
Atualizado em 25 mai 2020, 19:38 - Publicado em 25 mai 2020, 17:56
(Victor Affaro/)
01/22 - CASACOR São Paulo 2019. Cabana Urbana - Marcio Michaluá. O espaço é um refúgio urbano. Híbrido, traz referências de arte, design, arquitetura e fotografia. O paisagismo, a cargo de Renata Tilli, abençoa a cabana em uma sintonia de bem-estar, relaxamento e conexão. O artista convidado Antonio Peticov, empresta sua criatividade dando vida aos ladrilhos hidráulicos e à escultura de neon que baliza a cabana em espectro das cores do arco-íris. (Victor Affaro)
02/22 - CASACOR São Paulo 2019. Deca Lab - Ricardo Bello Dias. Em formato de nave, Ricardo Bello Dias apresenta um laboratório futurista onde a pesquisa é o cerne da inovação do design, um local que permite ao homem explorar o universo sem fronteiras. O Deca Lab possui 8 metros de diâmetro e é feito de uma estrutura metálica nas cores cobre e preto. A nave fica apoiada sobre um espelho d’água, e uma passarela atravessa a instalação, dando acesso pelos dois lados do ambiente. (Val Luna)
03/22 - CASACOR São Paulo 2019. Casa Dendê Duratex - Nildo José. O espaço de 115m² propõe ambientes fluidos e minimalistas, englobando living, cozinha com sala de jantar, pátio e suíte master, fugindo de fórmulas prontas e do estereótipo da Bahia colorida. No entanto, expressa em todos os detalhes, a ligação especial do arquiteto com sua terra natal de maneira sóbria, rica em arte, bossa e poesia. Procurando transmitir uma essência elegante e ao mesmo tempo rústica, o profissional optou por uma arquitetura limpa, abundante em traços retos, com curvas pontuais que fazem analogia ao recôncavo baiano. (Denilson Machado)
04/22 - CASACOR São Paulo 2019. Casa Contêiner Cosentino - Marilia Pellegrini. Em seu projeto com bases sustentáveis e foco em reaproveitamento de materiais, dois contêineres foram acoplados para dar vida a uma casa de 60m², que conta com living, cozinha e lavanderia integrados, além de uma suíte com um banheiro incrivelmente confortável. Os ambientes foram tomados por tons de branco, clima minimalista e peças de grandes designers, como Oki Sato, que traz sofisticação surpreendente ao espaço. (Ruy Teixeira)
05/22 - CASACOR São Paulo 2019. Saleta Pausa - Ana Sawaia. Em sua primeira participação na mostra, a arquiteta Ana Sawaia apresenta um espaço pensado para resgatar o prazer e a necessidade de parar e respirar fundo. E foi em sua vivência pessoal que a profissional buscou inspiração para criar um dos pontos mais interessantes do espaço: um arco iluminado e revestido por ladrilhos hidráulicos estampados com símbolos musicais e relacionados com o tempo. Ana, que é filha do compositor Almeida Prado, também traz um painel de aquarelas pintadas pelo pai sobre papéis pautados de partitura. (Evelyn Muller)
06/22 - CASACOR São Paulo 2019. Terraço Aurora - BC Arquitetura. Inspirada pela poética contemporânea e minimalista que norteia o novo morar, a dupla Bruno Carvalho e Camila Avelar assina do espaço de 130m² que segue uma narrativa delicada. Definido como uma experiência sensorial, o projeto esbanja design assinado, assim como intervenções artísticas e um incrível pé direito de 7m. Ele foi idealizado de maneira que os convidados consigam respirar, suspirar e se reconectar através dos elementos ali presentes. (Denilson Machado)
07/22 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Lavabo Tri Suave - Marilia Zimmermman. O ponto de partida veio da arquitetura do prédio histórico, com suas varandas de arcos sequenciais, citados nos espelhos do ambiente. Outra inspiração veio das cores favoritas do ano, que protagonizam o espaço. A iluminação cumpre o papel de trazer movimento e profundidade. Repare no piso com pequenas peças de porcelanato em seis tonalidades, da coleção JoyMz, assinada pela arquiteta. (Cristiano Bauce)
08/22 - CASACOR Minas Gerais 2019. Júnior Piacesi - Refúgio. Desprendida do chão, a seis metros do solo firme, a casa estimula conexões. A estrutura metálica com chão de concreto emana leveza e transparência, interferindo minimamente na paisagem. A fachada mimética revestida de espelho faz um jogo de esconde no bosque de eucaliptos. Internamente, cozinha, mesa, cama, closet, banheiro e espaço de meditação se integram. Destaque para as poltronas Carlos Motta, para a poltrona Lina (em homenagem a Lina Bo Bardi) e luminárias da Flos. (Gustavo Xavier)
09/22 - CASACOR Minas Gerais 2019. Cuboesia & Jardim de Aço - Bel Diniz e João Diniz. Cuboesia é nome para uma instalação híbrida que une arquitetura, design, escultura, paisagismo e poesia. É estimulada a interação com o texto poético, através da possibilidade de adentrar os versos inscritos nas faces do cubo de metal. Este é circundado pelo Jardim de Aço – composição escultórica que sugere que o aço também é parte da natureza. (Divulgação)
10/22 - CASACOR Bahia 2019. Coffeetown – TRPC Arquitetos. O espaço envidraçado sobre uma leve estrutura metálica traduz o desejo de plena integração do charmoso ambiente corporativo ao verde exuberante do paisagismo local. Projetado para replicar o traço do projeto original da cafeteria Coffeetown, o ambiente permite experimentar plenamente as delícias de um café sofisticado e elegante. (Divulgação)
11/22 - CASACOR Ribeirão Preto 2019. Loft Essencial - Cacau Ribeiro. Para a arquiteta Camila Ribeiro Cury, essencial é estar com a família. Por isso, ela imaginou esta área de convivência confortável e cheia de significados. Os caixilhos formam estantes e trazem tanto a luz natural como o jardim para o interior. A luminária é de Ingo Maurer, a poltrona tem desenho de Sergio Rodrigues e a mesa de centro, de Rodrigo Ohtake. (Felipe Araújo)
12/22 - CASACOR São Paulo 2019. Loft Refúgio - Consuelo Jorge. Um projeto único, onde o conforto e a natureza se encontram e o bem-estar alinha-se ao design, proporcionando sensações únicas em um espaço elegante e acolhedor. Essa é a proposta de Consuelo Jorge para o Loft Refúgio. Os 101m² oferecem uma atmosfera sofisticada e calorosa, dentro da praticidade de seus ambientes integrados. (Fran Parente)
13/22 - CASACOR Ribeirão Preto 2019. Loft Essência Feminina - Simone Pedreschi. Sustentado por quatro pilares robustos, o espaço de 60 m² traz uma planta livre e integrada. Os móveis são sólidos e delicados, como nas mesas de apoio e na poltrona no tom rosa seco. Os detalhes em cobre e dourado não passam despercebidos, assim como o apelo sensorial do linho e do crochê. (Felipe Araújo)
14/22 - CASACOR Ribeirão Preto 2019. Capela Para Todos os Santos - Sergio Coelho. O encantamento vem da sutil profusão de símbolos religiosos e imagens de santos – dos objetos perdidos às causas impossíveis, não há pedido que não possa ser feito aqui. O caminho para a arquitetura foi contemporâneo, valorizando a abertura para o jardim e materiais como madeira e o mármore em versão ecológica. (Denilson Machado)
15/22 - CASACOR Ribeirão Preto 2019. Meia Casa - Mariana e Filipi Oliveira. O espaço faz alusão à cozinha da roça e ao jeito brasileiro de morar. A luz e a integração com a área externa são redefinidos pelas aberturas dos muxarabis. A dupla do escritório MF+Arquitetos representa um estilo, que também é uma vontade, de estar em casa desconectado. Contemplar, vivenciar e receber são verbos conjugados nestes espaços, que dosam a luz e a integração com a área externa graças aos muxarabis. As linhas retas e concisas ganham vida com o teto de madeira e parede de pedra, no espaço que faz uma alusão à cozinha da roça e ao jeito brasileiro de morar. (Felipe Araújo)
16/22 - CASACOR São Paulo 2019. Casa Conecta - Ticiane Lima. O ambiente de 125 m², dividido em living, banheiro e terraço, marcou a estreia da arquiteta na mostra. Inspirado em uma arquitetura limpa e moderna, é envolto por grandes portas de vidro e traz uma paleta de cores claras e diferentes tons de madeira, criando uma atmosfera calma e aconchegante. Uma estante nichada, criada pela profissional, emoldura uma estação de trabalho composta por escrivaninha e a cadeira Lucio, de Sérgio Rodrigues. (Denilson Machado)
17/22 - CASACOR São Paulo 2019. Estúdio Trigo - Renato Mendonça. Inspirado na figura de um chef jovem e independente, o espaço busca trazer a sensação de acolhimento e conforto. Na contramão da high-tech, o arquiteto estreia resgatando processos ancestrais para a concepção do estúdio de 48m², com materiais naturais como madeira carbonizada, pedra bruta gnaisse e argila queimada no piso. (Felipe Araújo)
18/22 - CASACOR São Paulo 2019. Casa das Sibipirunas - Otto Felix. Conhecido pelas linhas singulares e expressivas, Otto Felix marca presença com um espaço de 250m², que respira traços retos e mistura de forma harmônica, o rústico com o contemporâneo. Dividida em living com lareira, cozinha e uma suíte com closet, a Casa das Sibipirunas instiga um morar mais reflexivo e desconectado, onde a proposta por uma vida mais simples foi estabelecida como referência. (Denilson Machado)
19/22 - CASACOR São Paulo 2019. Terraço Nohara - Lucas Takaoka. O projeto de 20m. traz um layout aberto dividido em box dos banhos (unissex e pne), cubas de lavatório e um pequeno lounge que transitam em perfeita harmonia. O aconchego entra em cena através do pergolado fechado, feito em estrutura de madeira pinus. Para contribuir com a iluminação do ambiente, paredes e as portas dos banheiros receberam um tom claro.Para a bancada, o arquiteto trabalhou com uma composição que mistura madeira com acabamento natural e laca branca. (Alexandre Disaro)
20/22 - CASACOR São Paulo 2019. Jardim Elementar - Kalil Ferre Paisagismo. O Jardim Elementar tem como ponto de partida a interação entre o homem e a natureza. Para este projeto, que é responsável pela integração de três ambientes da mostra, os elementos naturais são determinantes: pedra, fogo, madeira e vegetação são as estrelas. As linhas orgânicas aparecem ainda em um espaço lúdico, criado com três balanças assinadas pelo renomado designer brasileiro Sérgio Matos. (Evelyn Muller)
21/22 - CASACOR São Paulo 2019. Casa Grão por Starbucks at Home - Très Arquitetura. As sócias da Très Arquitetura, guiaram-se pelo conceito do grão, que se define não só pelo nascimento do café, mas pelo princípio de profusas vidas, para desenvolver o ambiente de 100m². Baseadas nas premissas de uma geração que busca por uma vida mais desprendida, altruísta e humanizada, as arquitetas também se inspiraram nas linhas do pavilhão de Mies Van Der Rohe, em Barcelona, e criaram um espaço em formato de caixa de vidro, que engloba living, sala de jantar com uma pequena cozinha, terraço e uma suíte master. (Evelyn Muller)
22/22 - CASACOR São Paulo 2019. Casa do Fauno - Leo Shehtman. Uma casa pensada para um casal sem filhos, que ama celebrar a vida e a arte. Com 144m2, foi toda integrada e presta homenagem a Fauno Barberini, figura da mitologia romana (apropriação do Sátiro na versão grega). Ao entrar no espaço, o visitante se depara com o exótico Mármore Nacarado que reveste uma parede e parece flutuar ao longo dos 18m de espelho d’água. Obras modernistas, como o Pavilhão de Barcelona projetado pelo arquiteto Mies van der Rohe em 1929, também serviram de inspiração para este projeto - uma forma de homenagear o centenário da escola Bauhaus. (Denilson Machado)