Design reencontrado de Mies van der Rohe está em construção nos EUA

O desenho original de Mies van der Rohe data de 1952 e tinha como intenção servir de residência para uma fraternidade estudantil

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 24 jun 2021, 16h36 - Publicado em 26 jun 2021, 10h00
mies van der rohe design reencontrado em construção indiana eua
Hadley Fruits/CASACOR

Apesar de ter partido há mais de meio século, Mies van der Rohe ainda continua aumentando seu portfólio de obras arquitetônicas. Desta vez, um projeto redescoberto do pioneiro modernista está em construção na Universidade de Indiana, onde servirá como uma instalação compartilhada para a escola de arte, arquitetura e design.

mies van der rohe design reencontrado em construção indiana eua
Hadley Fruits/CASACOR

Tudo começou quando, em 2013, Sidney Eskenazi – um ex-aluno da universidade – informou a escola da existência de planos de Rohe para a construção de um novo prédio no campus. Desenhada em 1952, a estrutura foi originalmente encomendada servir como residência de uma fraternidade estudantil, que mais tarde acabou abandonando o projeto.

mies van der rohe design reencontrado em construção indiana eua
O desenho original de Mies van der Rohe de 1952 revela o conceito arquitetônico que serve de base para a nova construção. Reprodução/CASACOR

Posteriormente, a universidade encontrou a documentação do projeto nos arquivos do Instituto de Arte de Chicago e no Museu de Arte Moderna de Nova York e, em 2019, a universidade anunciou planos para realizar o edifício. Com dois andares e 929 metros quadrados, a construção só será possível graças a uma doação de Sidney Eskenazi e sua esposa Lois.

O desenho original foi adaptado para uso contemporâneo por Thomas Phifer e sócios. A construção do “Edifício Mies” já está em andamento no campus Bloomington da escola desde junho de 2020, e tem inauguração prevista para o outono de 2021.

mies van der rohe design reencontrado em construção indiana eua
Render revela a aparência final do projeto de Thomas Phifer. Reprodução/CASACOR

O projeto é uma estrutura retangular de 18 metros de largura e 43 metros de comprimento feita com aço pintado de branco e vidro expansivo. Grandes janelas percorrem do chão ao teto e envolvem todo o segundo andar, onde encontra-se um átrio central quadrado que abre para a área externa.

Grande parte do nível inferior é aberto à área externa, com o segundo andar elevado acima do solo. Servindo como uma casa para a escola de arte, arquitetura e design, a instalação servirá como um ponto de encontro onde serão sediadas palestras, workshops, colaboração de alunos, programação administrativa e de escritório.

Fonte: Designboom

Continua após a publicidade
Publicidade