Descubra as curvas de concreto do Museu de Arte He, de Tadao Ando

Localizado em Guangdong, China, o destaque do projeto é o pátio central, emoldurado por escadarias que culminam em uma abertura no teto

Por Redação 24 nov 2020, 13h34
Reprodução Dezeen/CASACOR

Novas fotos do recém-construído Museu de Arte He, em Guangdong, China, do arquiteto Tadao Ando, acabam de serem divulgadas. Também conhecido como HEM, o museu é feito de discos de concreto escalonados empilhados, que envolvem um par de escadarias helicoidais extensas em seu centro.

Reprodução Dezeen/CASACOR

O projeto foi encomendado pelo diretor do Grupo Midea, He Jianfeng, filho do bilionário He Xiangjian, para abrigar a coleção de arte contemporânea chinesa da família He. Ando inspirou-se no próprio nome da família, He, que significa harmonia, equilíbrio e união.

Reprodução Dezeen/CASACOR

“Espero que HEM se torne um novo marco cultural na região, ao mesmo tempo, um ponto de encontro e um espaço harmonioso para todos. Eu imaginei HEM como uma âncora central energética para todos os costumes artísticos e regionais, clima, paisagem e civilização em Lingnan.” afirmou o arquiteto.

Reprodução Dezeen/CASACOR

Os discos que compõem a estrutura abrangem uma área de 16 mil m² e contêm 8 mil m² de espaço expositivo, além de um café e livraria. O coração do museu é seu pátio central, que abriga as escadas. Elas espiralam para cima, conectando os quatro andares e emoldurando um óculo no topo que funciona como uma clarabóia.

Reprodução Dezeen/CASACOR

Este óculo ajuda a maximizar a luz natural dentro das exposições e foi incorporado por Ando como uma referência ao uso etéreo da luz em igrejas. No interior, a estrutura de concreto do edifício é exposta, proporcionando um cenário minimalista e escultural às obras de arte. Uma lagoa externa completa o museu. Ela foi projetada para refletir sua fachada e garantir conforto térmico nos meses de verão.

Reprodução Dezeen/CASACOR

O HEM estava programado para abrir em março de 2020, logo após Ando revelar as imagens do projeto. No entanto, devido à pandemia do coronavírus, o museu foi inaugurado com um lançamento discreto em outubro.

Continua após a publicidade
Publicidade