Construção modular e sustentável se adapta às novas paisagens e usuários

O sistema construtivo MINIMOD da MAPA Arquitetos promove um diálogo com o lugar onde está inserido, expandindo a fronteira entre natureza e artifício

Por Redação - Atualizado em 15 jul 2020, 15h05 - Publicado em 15 jul 2020, 15h03
Divulgação/CASACOR

Como uma alternativa à arquitetura tradicional, o MINIMOD é um sistema construtivo que investiga diferentes combinações da arquitetura modular. O método pré-fabricado permite a reconfiguração dos módulos de forma que melhor se adaptem às diferentes paisagens e usuários. Com quatro tipologias de casas principais — Retrat, Cabin, Shelter, Spot —, o projeto foi pensado para que todas elas tenham uma organização muito semelhante, composto por um ou dois dormitórios, banheiro e área comum.

Divulgação/CASACOR

A investigação do MAPA Arquitetos, coletivo que surgiu da fusão do escritório uruguaio MAAM e do gaúcho Studio Paralelo, foi construída com tecnologia CLT (Cross Laminated Timber, ou laminado de madeira cruzada) — um sistema sustentável de painéis sólidos de madeira reflorestada tratada. Entre os benefícios desse material, estão a flexibilidade no design, a maior rapidez na construção e a menor quantidade e geração de resíduos.

Divulgação/CASACOR

O MINIMOD é também uma experiência sensorial, se apresentando como uma releitura do abrigo primitivo sob um olhar contemporâneo. Seu design compacto dialoga com os lugares onde está instalado e funciona como um dispositivo para redescobrir a natureza, conectando usuários às suas raízes mais profundas. A nova experiência é um convite para as habitações que expandem a fronteira entre natureza e artifício.

Divulgação/CASACOR
Publicidade