Chalé em praia paradisíaca alagoana tem brises giratórios na fachada
Na Praia do Patacho (AL), o arquiteto Roby Macedo construiu do zero o refúgio de apenas 60 m² repleto de materiais naturais e arte local
Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 30 abr 2024, 10:33 - Publicado em 30 abr 2024, 18:00
05 min de leitura
(Denilson Machado, do MCA Estúdio/)
Projetado e construído do zero pelo arquiteto Roby Macedo, este chalé de praia com apenas 60 m² fica localizado em uma área pública de 1000 m², sem muros, na Praia do Patacho (em Porto de Pedras, Alagoas), e faz máximo proveito da natureza local.
(Denilson Machado, do MCA Estúdio / CASACOR)
“Como nosso escritório fica em São Luís (MA) e em São Paulo, fizemos uma viagem a Alagoas para pesquisar os materiais típicos na região, a exemplo das pedras rústicas e madeiras locais, que se tornaram os principais elementos do projeto”, conta Roby. “No geral, os clientes queriam um chalé compacto com arquitetura contemporânea e decoração praiana para passar os finais de semana na praia”, acrescenta ele.
(Denilson Machado, do MCA Estúdio / CASACOR)
Com uma divisão interna bem simples (composta de sala com cozinha integrada, banheiro com claraboia e o quarto com varanda) e nove brises verticais giratórios (com esquadrias de madeira natural e fechamento em vidro transparente) que se espalham em quase toda a fachada frontal e em uma das laterais da casa, o projeto arquitetônico foi executado em concreto armado, com revestimentos naturais, especialmente pedra e madeira.
(Denilson Machado, do MCA Estúdio / CASACOR)
(Denilson Machado, do MCA Estúdio / CASACOR)
A decoração segue o estilo rústico-contemporâneo, com predomínio em tons de bege, areia e cinza, e móveis de materiais naturais, especialmente a fibra de bambu e a madeira rústica. “Fizemos questão de usar objetos e adornos de artesãos locais”, ressalta Roby.
(Denilson Machado, do MCA Estúdio / CASACOR)
Com estrutura metálica preta em formato helicoidal, a escada instalada na lateral da fachada foi desenhada pelo arquiteto e acrescenta um toque de contemporaneidade ao conjunto arquitetônico, dominado por materiais rústicos. “Ela dá acesso à parte superior da casa, onde foi instalada uma banheira de hidromassagem e uma área de convivência com um mirante que tem uma vista deslumbrante da Praia do Patacho. É um espaço perfeito para desacelerar e relaxar”, finaliza.