Casas modulares: uma tendência do morar que se adapta à qualquer local

Versáteis, as casas modulares vêm ganhando o Brasil por se tratarem de uma construção limpa, rápida e flexível

Por Redação Atualizado em 21 out 2020, 15h28 - Publicado em 21 out 2020, 15h27
A cabana Space of Mind, desenhada pelo Studio Puisto, foi planejada para habitar locais remotos, em resposta à pandemia. Marc Goodwin/CASACOR

Se você está por dentro das tendências de arquitetura, com certeza já ouviu falar de construção modular. Muito comum na Europa, as casas modulares conquistaram o Brasil por conta de dois atrativos principais: rapidez e valor. Mas afinal, o que é a construção modular? Um tipo de residência pré-fabricada, a casa modular consiste em um conjunto de módulos que, quando acoplados, dão origem a uma casa completa – com sala, quarto, cozinha e banheiro.

Quando finalizada a construção dos módulos, estes são transportados até seu local de destino, onde são montados e são feitas as últimas finalizações da construção. Este tipo de habitação é muito versátil, permitindo que a planta seja expandida conforme a necessidade do morador, além de se adaptar bem à qualquer terreno. Entre suas vantagens, estão o tempo de obra que, por se tratar de uma construção pré-fabricada, costuma ser muito mais ágil que um imóvel tradicional de alvenaria.

Alinhada aos princípios ambientais

Pela mesma razão, a construção em módulos reforça um compromisso com o meio ambiente cada vez mais buscado no mercado de arquitetura. Por se tratarem de módulos já prontos, esse tipo de casa gera menos resíduos de obra, despontando como um importante vetor da construção sustentável. Além disso, os baixos custos de uma casa modular estão fazendo este modelo ser cada vez mais popular no país.

A Casa Lite foi construída em apenas 40 dias e foi um dos destaques da CASACOR São Paulo em 2019. Divulgação/CASACOR

Seus pontos positivos, porém, não interferem no primor do desenho de uma casa modular. Elegantes e bem estruturadas, essas casas possuem um design bem explorado, resistente e contemporâneo. Exemplo disso é a Casa Lite, projeto de Duda Porto apresentado durante a CASACOR São Paulo 2019. Com 190 m² de área total, a casa foi executada em apenas 40 dias. O sistema que lhe dá nome, Lite, foi criado pelo próprio Duda e tem essência nômade, podendo ser desmontado, transportado e reconstruído em qualquer lugar, sem perda de qualidade. Abaixo, separamos outros projetos da CASACOR 2019 construídos a partir de módulos. Confira!

 

Continua após a publicidade
Publicidade