Continua após publicidade

A Casa Fortunata se mimetiza na natureza ao redor de uma Araucária

A premiada residência assinada por Luciano Basso promove um encontro entre a arquitetura moderna e a sustentabilidade

Por Redação
Atualizado em 6 set 2021, 23h21 - Publicado em 3 set 2021, 15h00
casa fortunata luciano lerner basso
(Manuel Sá/CASACOR)

A Casa Fortunata é um dos projetos de tirar o fôlego que levam a assinatura do arquiteto Luciano Lerner Basso. Localizada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, a casa se mimetiza na paisagem circundante e tira dela a inspiração para suas formas.

A residência de 240 m² rendeu várias premiações ao arquiteto, consolidando o nome de Basso entre os de destaque da nova geração de arquitetos brasileiros.

casa fortunata luciano lerner basso
(Manuel Sá/CASACOR)

“Este projeto evidencia as atividades essenciais da arquitetura: a leitura cuidadosa dos condicionantes ambientais; a determinação precisa dos processos de construção; a correta resolução do programa de necessidades e a harmonia das formas construídas” revela o arquiteto que, assim como a residência, também nasceu em Caxias do Sul.

Construída em um bairro tradicional, a casa foi implantada ao redor de uma enorme Araucária, tirando dela partido para o projeto arquitetônico e garantindo, dessa forma, que a casa fosse como uma extensão natural da paisagem.

Continua após a publicidade
casa fortunata luciano lerner basso
(Manuel Sá/CASACOR)

Por todo o projeto, a presença do concreto aparente é marcante – uma escolha que levou em consideração o raciocínio espacial do projeto. O material aparece tanto no deck externo quanto nas paredes e pisos das áreas sociais, revelando não só a inclinação modernista do traço de Basso, mas também o desejo do arquiteto de diluir as barreiras entre o interior e o exterior.

O peso, a densidade, a cor e a textura de ambos os espaços são equivalentes e reforçam a unidade da obra.

casa fortunata luciano lerner basso
(Manuel Sá/CASACOR)
casa fortunata luciano lerner basso
(Manuel Sá/CASACOR)

A Casa Fortunata rendeu ao arquiteto uma série de prêmios e honrarias, entre eles, o segundo lugar na categoria de edificação residencial da 8ª edição do Prêmio Saint Gobain de Arquitetura.

Sua arquitetura sustentável, que não intervém na natureza, e seu extremo respeito à natureza; além, é claro, do preciosismo estético e funcional da residência garantiram que ela figurasse entre os cinco melhores projetos que concorreram ao Design Studio Mag 2021 Awards.

A casa também foi selecionada entre um dos 20 projetos indicados pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil para representar o país na 3ª edição do prêmio Oscar Niemeyer. Confira na galeria mais fotos da Casa Fortunata, de Luciano Lerner Basso:

Publicidade