Artboard Created with Sketch.

Casa Cor RJ 2015: Um pouco da história da Villa Aymoré

As noves casas, que serão sede da mostra carioca, carregam um grande histórico de sucesso, abandono e restauração

A Casa Cor Rio de Janeiro 2015 completa 25 anos e prepara muitas surpresas para essa edição, começando pela sua sede. Pela primeira vez, a mostra carioca vai habitar uma vila, com nove casas: a histórica Villa Aymoré.

0 - VILA AYMORE-09

Construída no início do século XX para a burguesia da época, a habitação teve seus momentos de glória e com o passar do tempo, foi esquecida e abandonada. O local, que possuía dez casas geminadas, teve a última delas arruinada completamente. O restante dos imóveis estavam em péssimas condições também.

1-A Vila Iracema em registro da década de 1990

Mas, em 2010, a Landmark Properties, adquiriu a vila e começou um processo de restauração e renovação do local. Desde 2011, as obras têm sido feitas pela Raf Arquitetura e executado pela Lafem Engenharia – e acompanhado de perto por arqueólogos e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

2 - A fachada da Villa pela Raf Arquitetura

Além das casas geminadas, foi incorporado ao projeto o prédio do antigo Hotel Turístico, localizado na entrada da rua de acesso à Villa; e construído um novo, o Edifício Baronesa, que ganhou o contorno da montanha e cobogós. Uma área total construída de 9.000 m².

3 - O Edifício Baronesa e seus cobogós

“Foi uma renovação completa. Afinal, criamos uma nova identidade para aquela construção”, diz Anibal Sabrosa, diretor-sócio da Raf e um dos responsáveis pelo projeto. “Nossa missão era adaptar as casas para um novo uso, totalmente diferente, de forma que isso fosse viável comercialmente para a Landmark. Mas era preciso também respeitar o passado e a história daquele lugar”, completa.

4 - VILA AYMORE-02

Além da total recuperação das fachadas ecléticas, as casas passaram por um retrofit que incluiu novas instalações e o reforço de suas estruturas.

5 - VILA AYMORE-01

As nove casas abrigarão 40 ambientes. No primeiro andar ficarão os espaços dedicados à moradia: livings, cozinhas, suítes, lofts. No segundo, os ambientes de trabalho. Na Casa Cor Rio 2015, a Villa Aymoré vai dar boas ideias de como manter os dois ambientes em um só lugar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.