Café e Arquitetura: 5 lugares em São Paulo para visitar e apreciar
No Dia Mundial do Café, que tal apreciar uma boa arquitetura acompanhada de uma xícara de uma das bebidas mais afetivas e conhecidas do planeta?
Uma combinação perfeita para os dias frios que estão chegando é tomar uma boa xícara de café em um espaço aconchegante, harmônico e bem decorado em uma ótima companhia. Na cidade de São Paulo, o que não falta são cafeterias repletas de arquitetura – de diferentes estilos – para serem apreciadas na presença de um ótimo café.
Por isso, em homenagem ao Dia Mundial do Café, indicamos, a seguir, 5 cafeterias que mesclam café e arquitetura para você apreciar e visitar!
1. Futuro Refeitório – Pinheiros
Abundante luz natural durante o dia, luz intimista e aconchegante à noite, ótimos cafés e comida afetiva preenchem o espaço do Futuro Refeitório, que ocupa um antigo galpão de estacionamento no bairro de Pinheiros. Com projeto assinado pelo arquiteto Felipe Hess, o restaurante apresenta elementos originais da fábrica conservados, que foram mesclados com traços modernos – como a cozinha integrada e aberta ao público.
2. Takko Café – Vila Buarque
Localizado em um dos bairros mais descolados da cidade, o Takko Café apresenta o essencial para sobreviver em São Paulo: um bom café e toasts deliciosos em um ambiente minimalista, prático e aconchegante. Linhas retas, cores neutras e móveis de design simples preenchem o espaço da cafeteria, que é perfeita para realizar encontros ou até mesmo um home office.
3. Café Perseu – Jardins
O Café Perseu com certeza deve estar na sua lista de locais para visitar e apreciar uma boa arquitetura e café. Assinado pelo renomado arquiteto Isay Weinfeld, o espaço de mais de 100 m² carrega uma essência singular, visando trazer sensações por meio dos cafés, da arquitetura e da iluminação.
4. Mug Café – Bela Vista
Com quatro unidades espalhadas pela cidade, o Mug Café apresenta aquela combinação de café, afeto e arquitetura de qualidade que conquista qualquer um. Perfeito para um brunch, café da manhã ou da tarde, o espaço localizado na Praça Pamplona, por exemplo, ocupa o Casarão Braúna, tombado pelo Patrimônio Histórico em 1952, que é um refúgio perfeito para os dias agitados da cidade.
5. Café Habitual – Shopping Jk Iguatemi
Desde 2017, quando abriu sua primeira casa nos Jardins, o Café Habitual apresenta um café confortável e simples em um ambiente despretensioso. A unidade do Shopping JK Iguatemi, aberta em 2020, traz assinatura da arquiteta Marilia Pellegrini e aposta no estilo industrial e no mobiliário colorido, sem deixar de lado o minimalismo da arquitetura do shopping de fora.