Arquitetura, patrimônio e história se unem para a CASACOR RS 2022

Elenco participa de visita guiada sobre a história do imóvel centenário Pia Chaves Barcellos, sede da mostra em 2022

Por Redação Atualizado em 23 abr 2022, 19h03 - Publicado em 23 abr 2022, 10h00
Visita Guiada na Sede da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Profissionais Elenco Arquitetos
O elenco da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 se reuniu para uma visita guiada à Pia Chaves Barcellos, construção que sediará a mostra neste ano. Luciano Mota/CASACOR

Nesta terça-feira (19), o elenco da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 se reuniu com arquitetos especialistas na área de preservação e restauro para conhecer um pouco mais sobre a história da Pia Chaves Barcellos, construção que irá sediar a mostra, com estreia marcada para o início de agosto, em Porto Alegre.

Lucas Volpatto e Simone Prochnow Visita Guiada na Sede da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Profissionais Elenco Arquitetos
A dupla Lucas Volpatto e Simone Prochnow. Luciano Mota/CASACOR

Os detalhes da construção histórica, que chega aos 100 anos em 2022, foram revisitados sob a batuta de Lucas Volpatto, coordenador de patrimônio histórico e restauro do prédio, e Simone Prochnow, arquiteta mestre na área de patrimônio.

“O espaço se torna um lugar a partir do momento que ele tem significado, e quem dá significado somos nós”, inicia Simone na sua conversa com o elenco sobre as possibilidades e os desafios de realizar uma mostra de arquitetura e design dentro de uma construção centenária e cheia de história.

Visita Guiada na Sede da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Profissionais Elenco Arquitetos
Luciano Mota/CASACOR

Segundo a arquiteta, buscar a essência do local facilita encontrar a maneira ideal para que ele possa ter um papel atualmente. “Um patrimônio só tem razão de existir se é utilizado”, afirma.

Visita Guiada na Sede da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Profissionais Elenco Arquitetos
Luciano Mota/CASACOR

A visita também contou com a apresentação de fotos antigas de cada ambiente e motivou os profissionais com a possibilidade de transformação dos cômodos. Lucas Volpatto apresentou um acervo histórico fotográfico e guiou os participantes pelos diversos andares do prédio, explicando o que ocorria anteriormente em cada repartimento. Abordando os detalhes arquitetônicos, comentou sobre a influência germânica na cidade e enalteceu a autenticidade da construção, com estilo eclético.

Magaly Casaril, diretora da Escola de Edução Infantil Pampeano, ao lado de Karina Capaverde, diretora da CASACOR Rio Grande do Sul. Visita Guiada na Sede da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Profissionais Elenco Arquitetos
Magaly Casaril, diretora da Escola de Edução Infantil Pampeano, ao lado de Karina Capaverde, diretora da CASACOR Rio Grande do Sul. Luciano Mota/CASACOR

Para Karina Capaverde, diretora da mostra, ressignificar o casarão é um privilégio. “O objetivo deste encontro, mais do que apresentar os detalhes desta linda história de amor e devoção, foi engajar nosso elenco na preservação e revitalização deste espaço icônico de Porto Alegre”, conta.

Continua após a publicidade

Sobre a construção Pia Chaves Barcellos

 

CASACOR Rio Grande do Sul 2022 sede local exibição mostra
Dona Ilza Chaves Barcellos dedicou a construção do edifício em homenagem ao seu esposo, Pedro, conhecido na sociedade porto-alegrense por sua benevolência. Luciano R. Mota/CASACOR

Construído em 1923, o prédio histórico escolhido para sediar o evento tinha o objetivo de acolher e educar meninas órfãs e carentes, e manteve-se em funcionamento através da Associação de Irmãs Franciscanas até 2005. Idealizado pela dona Ilza Chaves Barcellos e seus cunhados, a construção é um verdadeiro monumento em homenagem ao seu esposo, Pedro, que era conhecido na sociedade porto-alegrense por sua benevolência, assistindo diversas instituições pias como a Santa Casa de Misericórdia e o Pão dos Pobres. Como Ilza e Pedro não tiveram filhos, o casal se dedicou incansavelmente à assistência de crianças carentes, apoiando e sustentando ações de congregações voltadas para a educação, como a das Irmãs Franciscanas.

CASACOR Rio Grande do Sul 2022 sede local exibição mostra
Um dos destaques da construção é a impressionante capela neogótica. Luciano R. Mota/CASACOR

No frontão abarrocado em forma de mitra, um pequeno campanário de madeira e cobre ostentava uma cruz com duas chaves cruzadas, que revelava a quem se prestava a homenagem. Na porta de acesso principal, anjinhas esculpidas recebem e acolhem a quem adentra a edificação, que no seu átrio conduz a uma impressionante capela neogótica ornamentada com pinturas murais nas paredes e ogivas. Logo que foi inaugurado, recebeu grande destaque da imprensa: impressionava pelo porte e implantação sobre o morro do Rio Branco.

CASACOR Rio Grande do Sul 2022 sede local exibição mostra
Implantada sobre o morro do Rio Branco, a construção já era impressionante desde a sua inauguração. Luciano R. Mota/CASACOR

O plano para o futuro da edificação é abrigar a Escola Pampeano, seguindo o destino sacramentado por dona Ilza e os irmãos Barcellos: de que a edificação tenha como eterna vocação a educação. O projeto terá como ponto de partida um grande trabalho de restauro e revitalização liderado pelo Studio1 Arquitetura.

O projeto geral da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 tem direção da arquiteta Vera Capaverde, a arquiteta Aclaene de Mello é responsável pelo projeto arquitetônico e a coordenação de patrimônio histórico e restauro é do arquiteto Lucas Volpatto. Ao todo, a CASACOR RS vai apresentar 42 projetos segmentados em 3.500 m2.

Serviço CASACOR Rio Grande do Sul 2022

 

Datas: de 05 de agosto até 02 de outubro*

Endereço: Rua Dona Leonor, 360 – Rio Branco, Porto Alegre/RS

* datas previstas sujeitas a alterações

Continua após a publicidade

Publicidade