Arquitetos do Inhotim foram escolhidos para novo anexo da Pinacoteca

Os Arquitetos Associados tem até o dia 30 de novembro para apresentar um projeto que transforme a proposta comercial em algo tátil

Por Yeska Coelho Atualizado em 30 nov 2021, 09h31 - Publicado em 30 nov 2021, 10h00
pinacoteca de são paulo
Levi Fanan/CASACOR

A Pinacoteca é um centro de cultura e arte muito importante para São Paulo, assim como um templo de arquitetura. O governo do estado decidiu ampliar o edifício e anexar a Pinacoteca Luz com a Pinacoteca Estação, o que promete ser um dos maiores museus da América Latina.

Para esse projeto de anexo dos prédios, os profissionais – que estiveram à frente de oito edifícios do Instituto Inhotim – do escritório Arquitetos Associados, que contou com a participação de Silvio Oksman, de São Paulo.

pátio da escola Prudente de Moraes
O pátio da antiga escola Prudente de Moraes servirá como área para criar o anexo da Pinacoteca Levi Fanan/CASACOR

A Pinacoteca já contou com o talento do grande arquiteto Paulo Mendes da Rocha em sua restauração, que chegou a participar da escolha dos arquitetos que fariam o novo anexo. Os Arquitetos Associados têm até hoje (30) para ajustar a proposta e transformá-la em um plano mais tático para ocupar o espaço – antes pátio da escola Prudente de Moraes – que conta com 3.548 m² de área construída e um terreno de 6.858 m².

A escolha dos Arquitetos Associados foi feita através de um edital aberto pela Apac (Associação Pinacoteca Arte e Cultura-Apac) no dia 04 de julho, na qual era solicitada uma proposta comercial para o projeto – sem a necessidade do desenho ainda.

Continua após a publicidade

Publicidade