Além da redução de resíduos e da eficiência energética, a mostra assumiu o papel de apresentar métodos sustentáveis de construir e decorar
Atualizado em 27 jan 2019, 17:11 - Publicado em 31 jan 2017, 18:29
(/)
01/04 - <span style="font-weight: 400;">A cabana principal abriga um loft de 40 m². Na área externa, cabanas menores formam uma casa na árvore e uma pet house. A construção foi feita em estrutura metálica com revestimento termoacústico, madeira tipo OSB estrutural, manta hidrofugante e, por fim, placa cimentícia.</span> ()
02/04 - <span>Sustentável desde a escolha dos revestimentos até propostas maiores, tais como captação de águas pluviais, placa solar e energia fotovoltaica. O arquiteto realizou uma construção seca, sem resíduo e com desperdício zero.</span> ()
03/04 - <span style="font-weight: 400;">"O objetivo do projeto era criar uma casa com conforto, aconchego familiar e dentro da simplicidade sem perder a sofisticação", explica Duda. Dessa forma, usou como revestimento interno madeira de reúso - no piso, parede e teto. </span><span style="font-weight: 400;">Além disso apostou em grandes aberturas de vidro favorecendo o aproveitamento de luz natural, reduzindo a necessidade do consumo de </span><span style="line-height: 1.5;">energia, criando também uma ventilação cruzada para melhorar o conforto térmico no ambiente.</span> (Divulgação)
04/04 - <span>É um protótipo de empreendimento que serve tanto para residências como para hotéis e pousadas: a casa sustentável, em módulos que podem se conectar e ampliar de acordo com a vontade e a necessidade do cliente. Na mostra, tudo foi montado em 15 dias. Para projetos residenciais, a casa fica pronta em dois meses.</span> ()
01/04 - A dupla, especializada neste tipo de construção, aproveitou uma área de patrimônio histórico, que não poderia sofrer intervenção, para realizar a instalação limpa desta casa sustentável. ()
02/04 - <span>"As construções sustentáveis são uma realidade no mercado, 100% das nossas dos nossos projetos são executados em estrutura metálica ou containers", afirma o arquiteto Leonardo Couto.</span> (Divulgação | CASACOR)
03/04 - <span>Além da construção limpa e econômica, o Loft também apresentou outras soluções sustentáveis como um sistema de geração de energia </span><span>—</span><span> que, através de quatro painéis solares, produzia 100% da energia da casa durante o dia. Com ênfase na economia de eletricidade, a dupla selecionou eletrodomésticos com certificação de eficiência energética. </span> ()
04/04 - A água de chuva era captada para irrigação do ambiente vizinho, o jardim de Burle Marx. Do lado de fora, um espaço vazio entre a fachada e o container criava um colchão de ar e esfriava a construção. ()
01/03 - <span>A obra da Casa Pré-fab de 230 </span><span>m² </span><span>foi rápida e completamente limpa, os painéis foram montados na fábrica e não houve gasto de água, entulho ou movimentação de terra. </span> ()
02/03 - <span>A rede elétrica era alimentada por energia solar e água da chuva foi reutilizada para a montagem.</span> ()
03/03 - <span style="font-weight: 400;">A mostra mineira ainda se superou operando completamente com energia solar captada no local e fornecida pela empresa OptPower. Um container projetado também pelos arquitetos da BCMF Arquitetura, Silvio Todeschi, Ana Bahia e Mariana Hardy, abrigou todo o maquinário que distribuía a eletricidade para a sede e a fachada. Os profissionais exploraram o uso dos próprios painéis de energia fotovoltaica para envelopar e revestir toda a estrutura do ambiente. </span> ()