Artboard Created with Sketch.

5 lugares para apreciar a boa arquitetura de São Paulo

Em comemoração ao 463º aniversário de SP, profissionais da CASACOR apontaram marcos arquitetônicos importantes da cidade. Confira quais foram escolhidos!

São Paulo é conhecida como a cidade que abriga a todos. Vemos, diariamente, pessoas indo e vindo, de diferentes etnias, gêneros, cores e estilos. Um show aos olhos de quem mora e de quem visita. Talvez seja a magia das metrópoles ou uma característica única da cidade, que faz São Paulo ser tão especial.

E graças a esse mix e miscigenação cultural que a capital também é um grande roteiro arquitetônico, pois marcantes estilos permeiam os bairros e ruas, fundem-se em um belo mosaico de estruturas, arabescos, linhas, curvas e materiais.

Conjunto arquitetônico do Pátio do Colégio, centro histórico da cidade. (Luiz Aymar/)

“O primeiro ‘arquiteto’ paulista foi o padre Afonso Brás, que, em meados do século 16, ampliou o Colégio Jesuíta e ergueu habitações na vila”, lembra o arquiteto Benedito Lima de Toledo, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). A cidade, no começo de sua história, foi povoada de casas e ruas de barro que serviam de pouso aos tropeiros. Com o tempo, as construções foram ganhando requinte e estilos, que podemos encontrar por todas as regiões da metrópole.

Prédios com ginásios de esportes do Sesc Pompeia interligados por passarelas. (FERNANDA CURY/)

Dentre os mais comuns, encontramos o neocolonial, como na Faculdade de Direito da USP, o modernista com linhas curvas como no edifício Copan e o contemporâneo, com muitas formas geométricas de maneira completamente assimétrica e não-linear como vemos no prédio do SESC Pompeia.

 (RH Castilhos | Reprodução/)

Para comemorar o aniversário de 463 anos da cidade e resgatar um pouco dos seus locais arquitetônicos mais fortes e marcantes, convidamos alguns profissionais da CASACOR para apontarem quais construções eles consideram ricas e impotentes do ponto de vista arquitetônico. Confira na galeria abaixo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s