Um solar cheio de história será a sede da CASACOR Bahia 2015

O Palacete das Rosas, construído no século XIX será a nova sede da CASA COR Bahia. Um imóvel rico em história, arquitetura e charme!

Por Alex Alcantara Atualizado em 17 Maio 2017, 15h40 - Publicado em 22 out 2015, 17h01

solar-das-rosas-600x450

Os palacetes e solares são bem característicos da capital baiana, Salvador. As construções formam o conjunto mais opulento de arquitetura antiga existente no Brasil. E foi em um deles, que Luisinha Brandão, franqueada da CASA COR Bahia, escolheu para ser a sede da mostra. O Solar das Rosas, localizado no bairro do Campo Grande, foi a antiga morada do Barão de Sauípe, no século XIX e nos dias atuais é o local das Voluntárias Sociais da Bahia, que firmaram parceria com a mostra.

“O processo de escolha da sede foi muito criterioso, como sempre. Este ano, contamos com o apoio fundamental das Voluntárias Sociais, da primeira-dama do estado, Aline Peixoto, e do Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural). Sem eles não teríamos conseguido um imóvel tão representativo”, declara Luisinha.

A parceria se firma em reverter parte dos lucros obtidos pela mostra para reforma completa da Creche Escola Comunitária Futuro do Amanhã, no bairro da Liberdade, em Salvador, do Abrigo Lar Irmã Benedita Camurugi, em Simões Filho e do próprio palacete.

“Trata-se de um imóvel belíssimo, em excelente estado de conservação, tendo maravilhosos pisos em madeira e pastilhas de mármore, pé direito de 4,5 m, azulejos Art Déco lindíssimos, paredes pintadas em recente reforma, ar condicionado instalado, enfim, no ponto para servir de cenário para a CASA COR Bahia 2015”, explica Luisinha.

Continua após a publicidade

A reforma do Palacete para a mostra será mantida após o término de visitação, e as Voluntárias Sociais voltarão ao seu antigo local, que se tornará patrimônio tombado. Por hora, elas estão funcionando no Palácio Rio Branco.

“Tem muita instalação elétrica com fios aparentes, por exemplo. Vamos organizar tudo isso, pintar paredes e recuperar os pisos e uma parte do telhado que está danificada. Esse prédio é uma jóia que a Bahia tem e precisa ser recuperado”, destaca Luizinha Brandão.

SERVIÇO CASA COR BAHIA 2015

QUANDO? 30 de outubro a 8 de dezembro.

ONDE? Rua Baronesa de Sauipe nº 382 – Solar das Rosas – Largo do Campo Grande – Salvador – BA

Continua após a publicidade
Publicidade