As mostras deste ano trouxeram diversas possibilidades para melhor aproveitar o espaço sem paredes comporta mais de uma função
Atualizado em 17 fev 2020, 16:27 - Publicado em 26 dez 2019, 10:00
(Divulagação/)
01/30 - CASACOR São Paulo 2019. <span>Loft Refúgio - Consuelo Jorge. Um projeto único, onde o conforto e a natureza se encontram e o bem-estar alinha-se ao design, proporcionando sensações únicas em um espaço elegante e acolhedor. Essa é a proposta de Consuelo Jorge para o Loft Refúgio. Os 101m. oferecem uma atmosfera sofisticada e calorosa, dentro da praticidade de seus ambientes integrados.</span> (Divulgação)
02/30 - CASACOR Pernambuco 2019. <span>Estúdio da Empreendedora - Amaral Tenório + Arquitetos. Uma proposta para se reentender mulher: esta é a linha mestra do ambiente, que foi inspirado em doze ícones femininos. O estúdio de 40 m² tem todos seus espaços integrados, e reflete a funcionalidade que uma mulher moderna e independente precisa. Fugindo do rosa, aposta em tons terrosos para dar maturidade à composição.</span> (Denilson Machado)
03/30 - CASACOR Paraná 2019. <span>Café Boutique - Viviane Tabalipa. Além de café, o espaço é pensado para outros usos, degustação de vinhos e coworking. O espaço integrado permite que os visitantes também acompanhem a produção dos pães. Tons de verde e alaranjado conferem uma atmosfera tropical, junto com o toque acolhedor da madeira. No piso, um laminado com textura de concreto.</span> (Eduardo Macarios)
04/30 - CASACOR Paraná 2019. <span>Lounge STM - Jayme Bernardo e Glei Tomazi. Espaços cada vez mais compactos em grandes centros urbanos são a tendência que inspira o ambiente de 9,15 m². Neste apê, a planta integrada foi pensada como um loft e oferece lugar de descanso, bancada de apoio para refeições e espaço para objetos pessoais. As cores no lounge variam entre tons de preto, grafite e concreto.</span> (Eduardo Macarios)
05/30 - CASACOR Paraíba 2019. <span>Estúdio Officina – Larissa Vinagre. Integrado e multifuncional, o ambiente foi concebido para ser versátil, podendo receber reuniões de negócio ou familiares. Composto por living com área gourmet, quarto e banheiro, um toque especial é o piso de lajotas de cerâmica vermelha. A cultura nordestina ganha destaque nas obras de arte e peças de design.</span> (Divulgação)
06/30 - CASACOR Paraíba 2019. <span>Ocean Líder Loft – Bethania Tejo. Composto por living gourmet, studio, quarto, banheiro e closet, todos integrados, o ambiente foi inspirado em um casal que aprecia levar uma vida saudável à beira mar. A paleta de cores é baseada nos tons marrons e alaranjados do outono, e o mobiliário têm como materiais principais a madeira, o couro e tecidos de algodão.</span> (Divulgação)
07/30 - CASACOR Paraguai 2019. <span>Loft Deca - Marisa Aguada e Yasmine Bertón. O espaço de convivência é apresentado como um local de relaxamento, onde a interação entre o jardim e o interior da casa não se limita a um corredor de transição priorizando a integração dos ambientes. Destacam-se os móveis com design contemporâneo com tons quentes que contrastam com os revestimentos.</span> (Negib Giha)
08/30 - CASACOR Minas Gerais 2019. <span>Júnior Piacesi - Refúgio. Desprendida do chão, a seis metros do solo firme, a casa estimula conexões. A estrutura metálica com chão de concreto emana leveza e transparência, interferindo minimamente na paisagem. A fachada mimética revestida de espelho faz um jogo de esconde no bosque de eucaliptos. Internamente, cozinha, mesa, cama, closet, banheiro e espaço de meditação se integram. Destaque para as poltronas Carlos Motta, para a poltrona Lina (em homenagem a Lina Bo Bardi) e luminárias da Flos.</span> (Jomar Braganca)
09/30 - CASACOR Minas Gerais 2019. <span>Fernanda Villefort - Pavilhão Office. Um olhar renovado sobre espaços corporativos, que apresenta a integração como linha central do projeto. Na área central, concentra-se o espaço social, uma grande bancada que oferece café ou espumante, além de espaços para reuniões e palestras. Ainda, a passarela galeria, na única parede cega do pavilhão, tem a intenção de potencializar a criatividade dos visitantes.</span> (Jomar Bragança)
10/30 - CASACOR Mato Grosso do Sul 2019. <span>Camarim - Bárbara Guimarães. </span><span>O ambiente é dedicado aos laços e à convivência, recebendo quem está interessado em realizar algum procedimento de beleza. A integração é importante, assim como o conceito de simetria que orienta todo o projeto. As cores são quentes e os materiais, como a parede de tijolos, explora as texturas.</span> (Mca Estúdio)
11/30 - CASACOR Mato Grosso do Sul 2019. <span>Refúgio CNB - Patrícia Boaro. </span><span>O desafio foi integrar espaço gourmet, varanda, lounge e spa em um único ambiente indoor. A madeira bruta em lâminas unifica o conjunto, sob o mesmo teto, e também aquece as paredes. O décor passeia pelos tons claros e pela iluminação suave, inspirada na luz do dia. Na cozinha, móveis planejados escondem a geladeira e o fogão com tecnologia para assar churrasco.</span> (Mca Estúdio)
12/30 - CASACOR São Paulo 2019. <span>Casa do Fauno - Leo Shehtman. Uma casa pensada para um casal sem filhos, que ama celebrar a vida e a arte. Com 144m2, foi toda integrada e presta homenagem a Fauno Barberini, figura da mitologia romana (apropriação do Sátiro na versão grega). Ao entrar no espaço, o visitante se depara com o exótico Mármore Nacarado que reveste uma parede e parece flutuar ao longo dos 18m de espelho d’água. Obras modernistas, como o Pavilhão de Barcelona projetado pelo arquiteto Mies van der Rohe em 1929, também serviram de inspiração para este projeto - uma forma de homenagear o centenário da escola Bauhaus.</span> (Divulagação)
13/30 - CASACOR Goiás 2019. <span>Respiro – Espaço OGGI - Eduardo e Karla Bittar. O grande salão se abre convidando a um espaço de convivência com as salas de jantar, estar e a cozinha gourmet, que compartilham os 125 m². Todas as paredes têm um visual limpo e são revestidas em madeira - exceto uma, que remete ao aço, onde se encontra a adega. Um jardim ao centro setoriza os espaços e traz um pouco do verde das árvores do parque lá fora para o espaço. O versátil sofá atende a vários ambientes.</span> (Jomar Bragança)
14/30 - CASACOR Espírito Santo 2019. <span>Re.Canto (Do Eu) - Juliana Vervloet do Amaral, Roberta Toledo e Maria Tereza do Amaral Nader. Amplo, com 120 m², o espaço é um esconderijo descoberto. A generosa estante-painel, em MDF com madeiras de reflorestamento, integra nichos para livros e adega. No mobiliário, alguns destaques são as mesas Ameba, de Arthur Casas, e a poltrona em couro original da Lafer. A seleção de obras reúne criações de Raphael Bianco, José Bechara, Matias Mesquita, Adriana Eu, Thainan Castro, Fernando Augusto e Dionísio del Santo.</span> (Felipe Araújo)
15/30 - CASACOR Espírito Santo 2019. <span>Studio Praiano - Vitor Cipriano e Claudete Lovati. A linda paisagem inspirou a escolha de madeira, pedra bruta e muita luz natural no espaço integrado de 130 m². Uma treliça de madeira emoldura todo o living, e a árvore nativa Pândanos engloba a sala de jantar. A mesa de jantar, inclusive, é um destaque à parte: feita com um tronco de madeira de demolição de quatro metros de comprimento, fossilizado com resina, executada pelo artesão Rusimar Brumol. Repare, ainda, na continuidade entre a cama e a mesa do escritório no mesmo móvel.</span> (Felipe Araújo)
16/30 - CASACOR Ceará 2019. <span>Casa Bauhaus | Espaço Deca - Rosalinda Pinheiro. No ano de comemoração do centenário da Bauhaus, uma casa modernista de 52m² homenageia a escola que revolucionou o design mundial e que ainda influencia muitos designers. São dois níveis: o térreo estilo loft, com cozinha gourmet integrada e grande sala, e o terraço superior, com bancada gourmet de apoio, uma mesa ampla e estar com cadeiras confortáveis. A horta é um dos destaques do projeto.</span> (Esdras Guimarães)
17/30 - CASACOR Brasília 2019. <span>Studio Gontijo Arquitetura e Interiores - Planeta Brasília. A arquiteta Gabriela Gontijo assina o espaço de 145m² priorizando o aconchego e a tecnologia sem perder a conexão com o histórico de Brasília. O ambiente é uma mistura de escritório, lounge, estande de vendas, living e sala de jantar, tudo com um ar residencial. Painéis de muxarabis pivotantes integram os espaços ao mesmo tempo em que conferem privacidade as áreas distintas. A vegetação cuidadosamente escolhida, o espelho d’água, a luz natural, os bancos suspensos de mármore e o mobiliário de design nacional completam o cenário.</span> (Jomar Bragança)
18/30 - CASACOR Brasília 2019. <span>Cybele Barbosa + Arquitetos Associados - Casa Dell Anno. A dinâmica do receber inspira os amplos 110 m², facilitada pela integração entre os ambientes. Um painel de seixos ganha destaque, pedras normalmente utilizadas no piso, mas que surpreendem quando assentadas na parede. Laca, madeira e porcelanato são os materiais predominantes, presentes também nos elementos reciclados do ano anterior, e que devido ao acabamento e seus módulos de montagem de fácil extração poderão ser reutilizados após a mostra.</span> (Jomar Bragança)
19/30 - CASACOR Brasília 2019. Helaine Caloête - Loft Essência. Com 120m², o espaço é todo voltado para a integração com o jardim. Na parede mais extensa, a pedra Lucerna, trazida do Rio de Janeiro, prolonga o contato com a natureza, com a textura acentuada pela iluminação. As demais superfícies ganham outros acabamentos em pedra, e o teto foi revestido em madeira. O ambiente dispensa divisórias e revela a preferência por estruturas mais soltas, como a parede curva ripada laqueada que deixa o quarto mais reservado. (Jomar Bragança)
20/30 - CASACOR Bolívia 2019. <span>Loft Acuático - Alejandra Iriarte e Natalia Murillo. Piscinas e espelhos d’água fluem pelo ambiente e criam ilhas flutuantes de concreto, que delimitam as áreas integradas. Elas são conectadas com pontes de vidro. Também é delicada a transição para o jardim vertical, com painéis de vidro e cortinas de contas transparentes. O espaço explora a dualidade entre tecnologia e meio ambiente, sólido e líquido e outros opostos que aqui se atraem.</span> (Alvaro Mier)
21/30 - CASACOR Bahia 2019. <span>Loft Luxe - Ana Paula e Ana Claudia Nonato. </span> <span>Multifuncional, luxuoso, livre e mutante, o espaço criado pelas irmãs Ana Paula e Ana Cláudia Nonato traduz o conceito mais desejado na planta da casa contemporânea: integração. Inspirado na delicadeza e na força da mulher brasileira, as designers omitem os limites entre exterior e interior, integrando o verde da natureza através dos painéis de vidro que multiplicam as perspectivas do ambiente suntuoso.</span> (Marcelo Negromonte)
22/30 - CASACOR Bahia 2019. <span> Loft do Colecionador – TRPC Arquitetos. Um loft pleno de arte e afetividade parte da premissa de que todos colecionam memórias e experiências. Com gestos arquitetônicos simples, tudo foi pensado para aliar a privacidade e a integração dos espaços. A curadoria cuidadosa apresenta artesanato de diferentes partes do mundo e obras de arte de artistas nacionais e internacionais, criando uma composição harmônica e elegante. A cadeira Frei Egídio original, desenhada por Lina Bo Bardi, e a mesa de mármore assinada pelos arquitetos fazem uma arrojada composição entre o desenho autoral e as peças consagradas.</span> (Marcelo Negromonte)
23/30 - CASACOR São Paulo 2019. <span>Living Gourmet - WM Arquitetura. Um espaço amplo e arrojado, que imprime uma decoração moderna e atemporal para receber com conforto e personalidade, são as principais características do projeto Living Gourmet das arquitetas e sócias Anete Weber e Rafaella Marques. Construído em uma área tombada, o espaço de 95m² é fruto de uma obra limpa, com soluções que aliam praticidade e sustentabilidade para contemplar o living, hall, área gourmet e lounge. A integração dos ambientes se dá por um piso único, sem desníveis, que confere amplitude e sofisticação ao local, assim como o forro de gesso na cor tubarão branco, que cria uma linguagem leve e atual.</span> (Divulgação)
24/30 - CASACOR Bahia 2019. <span> Casa 245 - Laís Galvão. O loft descomplicado da Casa 245 foi inspirado no traço simples e genial de arquitetos como Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi. Os ambientes integram as funções da moradia, conferindo grande praticidade às atividades do cotidiano. O grande painel de concreto e madeira une os ambientes de sala de estar e quarto, proporcionando uma sensação de continuidade visual. O espaço nos leva a um grande passeio pela arte baiana e pelo design brasileiro, com destaque para a poltrona Oscar, a cadeira Tripé e as obras de Mário Cravo Jr. e de Emanuel Araújo.</span> (Gabriela Daltro)
25/30 - CASACOR Rio Grande do Norte 2019. <span>Fernanda Bezerra - Estúdio do Edu. Com apenas 35 m², a arquiteta pensou em um ambiente multiuso, que integra espaços de dormir e trabalhar, uma pequena cozinha e um living aconchegante. As separações entre eles são fluidas, como uma leve cortina telada que confere privacidade ao quarto e o painel em vidro canelado que resguarda a área molhada na sala de banho integrada. A textura em pedra é marcante no chão e na parede, sem perder de vista a cartela de cores enxuta que intercala tons de cinza e azul na base.</span> (Alberto Medeiros)
26/30 - CASACOR Rio de Janeiro 2019. <span>Cristina Côrtes e Claudia Sant’Ana - Loft do Casal Ciclista. Com pé-direito duplo e uma vista deslumbrante para o mar, este loft foi pensado para um casal jovem, amante dos esportes e superconectado com o mundo e as novidades tecnológicas. Os ambientes são integrados e trazem o aconchego necessário para se viver bem.</span> (André Nazareth)
27/30 - CASACOR Rio de Janeiro 2019. <span>Toca Arquitetura - Estúdio Elã. São muitas as referências a Ney Matogrosso no espaço criado em sua homenagem. Algumas são muito sutis, como o sentimento de liberdade na integração entre quarto, sala e cozinha. O tom de terracota avermelhado é afetivo, sensual e ao mesmo tempo representa a forte ligação com a natureza. A cozinha é despretensiosa, com prateleiras abertas, objetos pendurados e uma grande ilha central.</span> (André Nazareth)
28/30 - CASACOR Ribeirão Preto 2019.Simone Pedreschi - Loft Essência Feminina. Sustentado por quatro pilares robustos, o espaço de 60 m² traz uma planta livre e integrada. Os móveis são sólidos e delicados, como nas mesas de apoio e na poltrona no tom rosa seco. Os detalhes em cobre e dourado não passam despercebidos, assim como o apelo sensorial do linho e do crochê. (Felipe Araujo)
29/30 - CASACOR Ribeirão Preto 2019. <span>Mariana e Filipi Oliveira - Meia Casa. A dupla do escritório MF+Arquitetos representa um estilo, que também é uma vontade, de estar em casa desconectado. Contemplar, vivenciar e receber são verbos conjugados nestes espaços, que dosam a luz e a integração com a área externa graças aos muxarabis. As linhas retas e concisas ganham vida com o teto de madeira e parede de pedra, no essa~co que faz uma alusão à cozinha da roça e ao jeito brasileiro de morar.</span> (Felipe Araújo)
30/30 - CASACOR Ribeirão Preto 2019. <span>Mariana Orsi - Loft DECA. Os 56 m² se expandem e adquirem a dimensão do jardim que adentra o espaço integrado. Painéis de vidro são responsáveis pelo fechamento, enquanto o teto, recortado por algumas aberturas, é revestido de Tauari maciço. Um material que remete a uma casa de palafitas. As poltronas Diz são de Sergio Rodrigues.</span> (Felipe Araújo)