CASACOR
Decoração, Ambientes

Piso escama de peixe repaginado em 8 espaços da CASACOR

O revestimento que forma um zig zag no chão voltou inovado e com paginações diferentes. Inspire-se em 9 ideias da CASACOR 2016

Por Redação

Atualizado em 03 mar 2017, 15:59 - Publicado em 30 jan 2017, 16:19

03 min de leitura
CASACOR São Paulo 2016. Cozinha Essencial - Marília Pellegrini. Na cozinha, o cooktop em uma ilha retrátil permite que a bancada seja plenamente utilizada. O bambu, considerado a madeira do futuro, vem nos armários com abertura automatizada e no piso. Na transição com a lavanderia, um detalhe: a paginação em espinha de peixe passa a ser realizada com réguas de mármore.

CASACOR São Paulo 2016. Cozinha Essencial - Marília Pellegrini. Na cozinha, o cooktop em uma ilha retrátil permite que a bancada seja plenamente utilizada. O bambu, considerado a madeira do futuro, vem nos armários com abertura automatizada e no piso. Na transição com a lavanderia, um detalhe: a paginação em espinha de peixe passa a ser realizada com réguas de mármore.(Divulgação/)

04-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

01/08 - CASACOR São Paulo 2016. Home Office - Patricia Hagobian. O ambiente conta com bastante luz natural, mas não abre mão de um projeto de iluminação com foco nas obras de arte e na mesa de trabalho. A estante repleta convida à leitura. (Divulgação)

07-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

02/08 - CASACOR Brasília 2016. Varanda Gourmet Carioca - Silvana Albuquerque. A beleza e a alegria do Rio inspiram essa ambientação leve, iluminada e repleta de peças de design. A madeira de demolição se faz presente, mas o uso do revestimento 3D na parede e os tons elegantes como off white e azul vêm para equilibrar o estilo, entre o rústico e o moderno. Outro detalhe atual são as luminárias em latão escovado. ()

02-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

03/08 - CASACOR São Paulo 2016. Hot Spot! - Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. A sala de estar tem um quê parisiense e nova-iorquino, com uma ambientação calorosa que reserva detalhes como boiseries nas paredes e materiais como o metal. Nas paredes, lâminas de madeira escura tornam o espaço mais caloroso. ()

08-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

04/08 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Sala da Malu - Joy Garrido. O mix de estampas dá o ar couture do espaço, que respira moda sem se importar com tendências. No reflexo do espelho, é possível ver parte do lustre Heraklion, da Moooi. ()

03-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

05/08 - CASACOR São Paulo 2016. Gabinete de Criação - Patricia Anastassiadis. A sala mescla biblioteca, office e espaço para celebrar entre amigos, como manda o tema deste ano em CASA COR. No escritório, o diálogo é rico entre a escrivaninha Svolta, do Empório Beraldi, e a cadeira inglesa do século 19, de Arnaldo Danemberg Antiquário. Os azulejos originais do ambulatório do Jockey foram incorporados no projeto. ()

06-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

06/08 - CASACOR Brasília 2016. Flat Terracota - Débora Brayner. Os espaços são multifuncionais e a integração entre eles é garantida pelos elementos vazados. Rústico e urbano conversam nas peças do mobiliário, aliado a materiais naturais para compor ambientes neutros e aconchegantes. Argila, barro, cimento, madeira e tijolos aparecem nos revestimentos e conduzem a cartela de tons crus. ()

05-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

07/08 - CASACOR São Paulo 2016. Living da Família - Urbano Studio. O hobby de velejar é a premissa do espaço de Fabio Basani e Tulio Xenofonte. Sem recorrer a uma decoração temática, a dupla trouxe para a cena a escultura de cordas do potiguar Demétrius Coelho. Atente para a madeira tauari no piso, com paginação em espinha de peixe e pintura na cor verde-esmeralda. A ideia é lembrar o mar de Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro. ()

01-casacor-2016-piso-escama-de-peixe

08/08 - CASACOR São Paulo 2016. Cozinha Essencial - Marília Pellegrini. Na cozinha, o cooktop em uma ilha retrátil permite que a bancada seja plenamente utilizada. O bambu, considerado a madeira do futuro, vem nos armários com abertura automatizada e no piso. Na transição com a lavanderia, um detalhe: a paginação em espinha de peixe passa a ser realizada com réguas de mármore. (Divulgação)

Durante a CASACOR 2016, vimos que um antigo estilo de revestimento para piso que voltou com força total, repaginado e com um charme sem igual. O piso escama de peixe, que forma um zig zag no chão, era muito usado em tacos de madeira e encontrado em diversas residências. O formato de revestimento voltou com uma variedade de paginação: parquet, taco e até com madeira de demolição, criando visuais em novas versões mais contemporâneas. "O contemporâneo vem o tempo todo trazendo tendências do passado para temperar o presente. Essa é a chave para um projeto atual e interessante. O chevron surgiu como um desses temperos ano passado, e cada arquiteto usou da forma mais criativa que lhe coube. Vimos nos tecidos, tapetes, pisos dos mais variados materiais, e no nosso caso, veio através de uma profunda pesquisa do 'viver' na França junto ao mar. A escama na paginação, somada a coloração verde esmeralda, mostraram a tendência e deu o ar sofisticado de mar que queríamos para o projeto", pontua Tulio Xenofonte, que junto com Fabio Basani assinaram o Living da Família na CASACOR São Paulo 2016. Confira oito ideias na galeria acima!