CASACOR
Decoração, Profissionais, Ambientes

Michael Zanghelini destaca a beleza natural da ametista na CASACOR Itapema

Além de seus significados no universo esotérico, a ametista exibe uma estética única, realçada pela decoração em tons neutros

Por Chrys Hadrian

Atualizado em 22 jul 2024, 14:05 - Publicado em 22 jul 2024, 15:00

08 min de leitura
Living Ametista do arquiteto Michael Zanghelini. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.

Living Ametista do arquiteto Michael Zanghelini. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.(Fábio Jr Severo/)

Formas irregulares e potência definem a essência do Living Ametista, assinado pelo arquiteto Michael Zanghelini para a CASACOR|SC Itapema 2024. Em sua sexta participação na mostra, Zanghelini traz um ambiente de 90 m2 que reflete sofisticação e modernidade, tendo a ametista como elemento central. "É uma pedra que gosto e me identifico há bastante tempo. Ela traz intuição, proteção e vitalidade, além de funcionar como um filtro de energias ruins, transformando-as em boas vibrações", comenta o arquiteto. Michael Zanghelini - Living Ametista. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024. A geologia da ametista, envolta pelo basalto, oferece uma mistura intrigante de brutalidade e delicadeza, inspirando Zanghelini a criar um espaço onde o granito cinza escovado é o plano de fundo que envolve todos os cômodos. "Os painéis das paredes foram desenhados para imitar formações geológicas, remetendo a algo ancestral, carregando a energia do desenvolvimento da Terra e a pureza do cristal", explica. Conhecida por suas propriedades esotéricas, essa pedra é vista como um símbolo de transformação espiritual e sabedoria. Acredita-se que ela ajuda a acalmar a mente e a abrir os caminhos para a meditação profunda, permitindo uma conexão mais íntima com o eu interior e o universo. Sua presença no ambiente não apenas embeleza, mas também eleva a energia do espaço, criando um local de paz e equilíbrio.
Living Ametista do arquiteto Michael Zanghelini.
(Fábio Jr Severo / CASACOR)
O uso de revestimentos de grandes proporções e elementos pesados é equilibrado por uma proposta sofisticada e feminina. "Minha intenção foi combinar esses recursos que tanto aprecio, criando um ambiente minimalista e de extrema personalidade", afirma o arquiteto. Ele destaca que o grande desafio foi combinar pedras de forte presença com o minimalismo. "Desenhei o piso e o forro seguindo formas inspiradas na natureza, com placas que se encaixam perfeitamente. O mobiliário e a marcenaria foram desenvolvidos para seguir essa mesma linguagem, criando uma harmonia matemática que traz sutileza ao espaço."
Michael Zanghelini - Living Ametista. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
(Lio Simas / CASACOR)
A curadoria das peças de decoração garante conforto e elegância ao ambiente. O sofá é a grande estrela, acompanhado pelas poltronas Mole e a cadeira Girafa. "Escolho pessoalmente todas as obras de arte que entram no projeto. Fiz um equilíbrio entre o maximalismo, com a obra principal gigantesca repleta de cores vibrantes, e o minimalismo das peças em tons neutros e suaves. Conseguimos ver essa dualidade em todo o ambiente", diz Zanghelini.
O hall de entrada é um dos grandes destaques, com um lago em frente aos brises de madeira escura, integrando a natureza ao espaço. Em relação à paleta de cores, os tons principais são o cinza e o verde, pincelados com o violeta das pedras e das cadeiras que acompanham a mesa de jantar. "Projetamos um vaso e incluímos plantas e peixes para convidar a natureza a fazer parte, fazendo uma alusão ao nosso ambiente anterior, a Casa na Floresta", comenta o arquiteto.
Living Ametista do arquiteto Michael Zanghelini.
(Fábio Jr Severo / CASACOR)
Living Ametista do arquiteto Michael Zanghelini.
(Fábio Jr Severo / CASACOR)
Living Ametista do arquiteto Michael Zanghelini.
(Fábio Jr Severo / CASACOR)
O equilíbrio alcançado pelas escolhas do arquiteto é demonstrado nos pontos focais na decoração, como foi o caso das ametistas, que transformaram e revitalizaram o espaço, valorizando-o e trazendo sutileza através da rusticidade e beleza desta obra de arte natural.

SERVIÇO – CASACOR/SC Itapema 2024


Onde: Boulevard Royal Residence - RDO Empreendimentos

Rua 119 (esquina com a Av. Gov. Celso Ramos, Centro, Itapema)

Quando: de 30 de junho a 11 de agosto de 2024 Horário bilheteria:

De terça a sábado, das 13h às 21h.

Domingo, incluindo feriados, das 13h às 19h.

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/santa-catarina-itapema Valores dos ingressos: R$ 90 – Inteira R$ 45 – Meia-entrada Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.