Continua após publicidade

“Os Sertões” inspira livraria idealizada por Marina Salomão na CASACOR SP

Inspirado pelo clássico "Os Sertões", de Euclides da Cunha, o espaço é envolvido por estantes do piso ao teto e dispõe de gostosas áreas de leituras

Por Chrys Hadrian
18 jun 2024, 14h00

O projeto da livraria Sertões do Saber na CASACOR São Paulo 2024, concebido pela arquiteta Marina Salomão, marca um encontro harmonioso entre literatura e arquitetura. Inspirado no livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, a arquiteta explica que “cada espaço foi concebido como uma narrativa visual e tátil, refletindo os contrastes e as dualidades encontradas nos sertões a partir da natureza e dos conflitos retratados no livro e explorados nas cores, estruturas e nos materiais usados com harmonia”.

Marina Salomão - Sertões do Saber. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Marina Salomão – Sertões do Saber. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Rafael Renzo/CASACOR)

Desde a entrada com portas metálicas envidraçadas até o interior e o depósito oculto, o projeto é cuidadosamente planejado para proporcionar uma experiência imersiva aos visitantes. A disposição das estantes do piso ao teto, os móveis orgânicos e sob medida, e os pequenos recantos de leitura criam uma atmosfera acolhedora e convidativa, incentivando a desconexão do presente em busca do conhecimento.

Marina Salomão - Sertões do Saber. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Marina Salomão – Sertões do Saber. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Rafael Renzo/CASACOR)

Os materiais escolhidos, como o sisal vindo do sertão da Bahia e a madeira em diferentes tons e texturas, evocam a ancestralidade e a tradição dos sertões. A paleta de cores em tons suaves ganha vida com a adição do bordô, criando um ambiente acolhedor combinado com os revestimentos de sisal artesanal e couro, que remetem às construções tradicionais da região.

Marina Salomão - Sertões do Saber. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. Influenciada pelo clássico da literatura brasileira Os Sertões, de Euclides da Cunha, a livraria Unisaber, de 68 m², invoca a história do cangaço para refletir sobre a passagem do tempo. Assim, ganham protagonismo elementos das construções nordestinas, que espelham as condições climáticas regionais e utilizam matérias-primas como barro, fibras e madeiras. A palha reveste a parte inferior e as colunas das estantes, que expõem publicações dos mais diversos gêneros; a poltrona de couro caramelo alude à vestimenta sertaneja; e o sofá curvo off-white confere aconchego, além de contribuir para o cenário com uma dose de modernidade.
Marina Salomão – Sertões do Saber. (Bia Nauiack/CASACOR)

Além de ser um espaço comercial, a livraria Sertões do Saber é também um convite à reflexão sobre a identidade e a conexão com o presente a partir da história brasileira. A presença de elementos decorativos como as páginas de livros dos sertões garimpados de sebos, ressalta a importância da literatura na formação cultural e histórica do país.

Marina Salomão - Sertões do Saber. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
Marina Salomão – Sertões do Saber. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. (Rafael Renzo/CASACOR)

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073 – São Paulo (SP)
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário bilheteria:
Terça a sábado, das 12h às 22h
Domingos e feriados, das 11h às 21h

Bilheteria digital:
https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024

Continua após a publicidade

Valores dos ingressos:
R$ 111 – Inteira
R$ 56 – Meia-entrada

Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Pular para o conteúdo