FAU+D Acolhe cria cozinha comunitária em Brasilândia no Janelas CASACOR SP

Programa FAU+D Acolhe, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), participa da exposição do Janelas CASACOR São Paulo com projeto de cozinha comunitária

Por Redação Atualizado em 1 dez 2020, 17h58 - Publicado em 2 dez 2020, 08h00
Contêiner da cozinha comunitária de frente, com deck, em primeiro plano; da esquerda para a direita: geladeira, bancada e torre de eletros ao fundo.
Salvador Cordaro/CASACOR

Em parceria com a CASACOR, o programa FAU+D Acolhe, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), participa de exposição do Janelas CASACOR, edição São Paulo, com o projeto Cozinha Comunitária Alimentação Saudável Sacolão Freguesia do Ó. O ambiente utiliza materiais sustentáveis e tecnológicos. Além da parte interna, o espaço conta com uma área externa coberta por uma estrutura de bambu, executada pela Gera Brasil, e dois canteiros laterais com jardins e horta. 

Parte lateral do contêiner da cozinha comunitária, o canteiro tem com plantas em barris de metal na cor preta sobre pedra britada.
Salvador Cordaro/CASACOR

Após a exposição, a estrutura que foi desenvolvida por alunos e professores da UPM, com coordenação do professor Rodrigo Loeb, será doada ao Centro Comunitário Tiro ao Pombo e utilizada pela comunidade na promoção de cursos, formações e eventos.

Geladeira e moveis da cozinha comunitária
Salvador Cordaro/CASACOR

Segundo Loeb, todo o processo uma oportunidade, tanto para alunos quanto para professores, de interação com a comunidade, com a prefeitura regional e com a iniciativa privada na cadeia da construção civil, desenvolvendo um projeto que se articula e interage com estas instâncias e se concretiza no território como objeto concreto e integrador do conhecimento na prática. “Isso permite ainda a construção da empatia e a compreensão de que precisamos todos e todas nos engajar em ações que contribuam a requalificação e significação de territórios precários na promoção e defesa da vida de seus moradores”, complementa ele.

Parte interna da cozinha comunitária, com a bancada em tom de ferrugem, com um cooktop e torneira. Ao fundo, uma cadeira de praia com listras azuis e brancas. No teto, peças hexagonais e na parede marrom avermelhado. Do lado de fora, atrás do vidro do conteiner, um deck de piso de madeira, e cobertura feira com estrutura de bambu.
Salvador Cordaro/CASACOR

O Programa FAU+D Acolhe tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações voltadas para minimizar os impactos da Covid-19, apoiando as comunidades, associações e entidades que atuam nos territórios vulneráveis do município de São Paulo. A Cozinha Comunitária Alimentação Saudável Sacolão Freguesia do Ó conta com a participação de Ana Carolina Sevzatian Terzian, Ana Clara Trench Fogaça de Almeida de Matheus, Antonio Fabiano Jr., Antonio Vissotto, Celso Aparecido Sampaio, Gabriela de Miranda Papi, Lizete Maria Rubano, Karen Ueda e Rodrigo Mindlin Loeb.

Veja todas as fotos da Cozinha Comunitária:

Continua após a publicidade
Publicidade