30 cozinhas de todas as edições de 2021 da CASACOR

Seja integrada, compacta, ampla, ou até escondidas: nas cozinhas apresentadas em 2021 na CASACOR há projetos de todos os estilos, tamanhos e preferências

Por Nádia Sayuri Kaku Atualizado em 18 jan 2022, 19h26 - Publicado em 23 dez 2021, 10h00
abre-cozinha-casacor
Divulgação/CASACOR

Seja integrada, compacta, ampla, com revestimentos estampados ou até escondidas: nas cozinhas apresentadas em todas as edições 2021 da CASACOR há projetos de todos os estilos, tamanhos e preferências que usam metais Deca. Partindo do tema A Casa Original, confira abaixo 30 espaços assinados por profissionais do todo o país e da Bolívia.

1.  Azulejos portugueses + tecnologia

 

Na generosa área de 80 m², Anna Malta e Andréa Duarte ambientaram uma cozinha de estar na CASACOR Rio 2021: ali, é possível cozinhar, papear e passar bons tempos com os amigos. Os azulejos originais da Residência Brando Barbosa dão charme e representam a história da casa. Por outro lado, os eletrodomésticos modernos trazem a tecnologia do século XXI.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras anna malta andrea duarte cozinha amigos
Anna Malta e Andréa Duarte – Cozinha dos Amigos. Veja mais fotos do projeto. André Nazareth/CASACOR

2. Influências escandinavas

 

O ambiente de Gustavo Martins para a CASACOR São Paulo 2021 segue uma linha minimalista de arquitetura escandinava e aposta em uma marcenaria clean que também esconde os eletrodomésticos. A ilha central abriga um cooktop de maneira discreta e o basáltico italiano cinza reveste o piso, a bancada e o backsplash.

Casa Å LEVE por Gustavo Martins
Casa Å LEVE por Gustavo Martins. Veja mais fotos do projeto. Gruta Fotografia - Alessandro Gruetzmacher/CASACOR

3. Armários com madeira ripada

 

Tendência em ambientes de diversas naturezas em toda as edições da CASACOR 2021 pelo Brasil, a madeira ripada aparece nos armários desta cozinha assinada por Tufi Mousse para a CASACOR Santa Catarina 2021: além do aconchego, o material também traz a natureza para o lado de dentro. Repare no fogão embutido vermelho.

Casa dos Pássaros - Tufi Mousse. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021.
Casa dos Pássaros – Tufi Mousse. Veja mais fotos do projeto. Lio Simas/CASACOR

4. Minimalismo japonês

 

O ambiente de Tassiana Oshiro para a CASACOR Bolívia 2021 é baseado no minimalismo japonês e traz o aconchego como premissa. A luz natural e a forte presença de madeira convida os visitantes a apreciar um momento de calma e repouso. Tons de bege e de cinza, além da fachada translúcida, deixam o espaço moderno.

casacor bolivia decor decoração arquitetura 2021 mostras casa komorebí tassiana oshiro
Casa Komorebí – Tassiana Oshiro. Veja mais fotos do projeto. Alvaro Mier/CASACOR

5. Modernidade + verde

 

Os eletrodomésticos de última geração e a iluminação direcionada do ambiente de Alexandre Squassoni para a CASACOR SP 2021 dão uma ar de modernidade ao espaço – no entanto, isso não significa que o verde e as memórias afetivas não estejam presentes: os brises na parede valorizam a vista para o jardim do projeto vizinho e madeira e plantas trazem frescor.

Alexandre Squassoni - Bella Vita, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Alexandre Squassoni – Bella Vita. Veja mais fotos do projeto. Renato Navarro/CASACOR

6. Com jeito de fazenda

 

Os tons de azul da marcenaria fazem contraste com a madeira predominante do projeto assinado pelo escritório Manarelli Guimarães para a CASACOR Ribeirão Preto 2021. O material aparece na ilha central e em parte do teto – sobre a bancada, telhas translúcidas permitem a entrada de luz natural. Apesar do toque rústico, a tecnologia se faz presente nos eletrodomésticos super modernos.

Manarelli Guimarães - Celeiro Gourmet, projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2021.
Manarelli Guimarães – Celeiro Gourmet. Veja mais fotos do projeto. Carolina Mossin/CASACOR

7. Bancada curva

 

A bancada redonda foi concebida como se fosse um palco: é feita de alvenaria, com pintura que dá efeito terracota e tampo de ardósia. E é um pouco mais alta do que a outra bancada que a percorre e segue sinuosa como um rio, servindo de mesa para os convivas. O projeto de Ivia Maia e Mirlene Sales faz parte da CASACOR MG 2021.

Cozinha Funcional Ivia Maia Mirlene Sales CASACOR Minas Gerais 2021 bancada fibras cobogós artesanato decoração design
Ivia Maia e Mirlene Sales – Cozinha Funcional. Veja o tour 3D do projeto. Henrique Queiroga/CASACOR

8. Estar integrado

 

A participação do escritório de Renata Santa Rosa na CASACOR RN 2021 traz uma nova forma de ver um living: um ambiente que gera convívio, integra seus usos, valoriza a memória afetiva e usa a biofilia como aliado da decoração. A cozinha aparece como parte deste universo e ganha aconchego com o uso da madeira.

Renata Santa Rosa - O Estar. Projeto da CASACOR Rio Grande do Norte 2021.
Renata Santa Rosa – O Estar. Veja o tour 3D do projeto. Felipe Costa/CASACOR

9. Cozinha na varanda

 

O estilo de vida do cearense foi o ponto de partida de André Monte para esta varanda gourmet da CASACOR CE 2021: o espaço aberto ao vento e ao sol traz adega, ilha e muito contato com a natureza. Pedras e tons neutros trazem aconchego e contato com a natureza.

André Monte - Caminhos dos Ventos. Projeto da CASACOR Ceará 2021.
Vivenda dos Ventos – André Monte. Veja o tour 3D do projeto. Esdras Guimarães/CASACOR

10. Armários verdes

 

O Loft do Colecionador, assinado por Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz para a CASACOR SP 2021, possui uma cozinha simples, mas estratégica. A estrutura dos armários verdes cria uma harmonia aliada aos elementos e cores quentes que compõem o ambiente, enquanto a disposição fica bem distribuída e permite máximo aproveitamento.

Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz - Loft do Colecionador, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz – Loft do Colecionador. Veja o tour 3D do projeto. MCA Estudio/CASACOR

11. Pintura na parede

 

A bancada de trabalho e a ilha trazem cubas que dão maior autonomia no preparo dos alimentos, possibilitando que diversas pessoas interajam no mesmo espaço neste projeto assinado por Marcela Pretti e Rosana Rampazzo para a CASACOR ES 2021. A arrojada pintura personalizada, aplicada ao longo da parede, humaniza e traz alegria ao ambiente, contrapondo-se ao branco com amadeirado do projeto.

Marcela Pretti e Rosana Rampazzo - Cozinha Original Deca. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2021.
Marcela Pretti e Rosana Rampazzo – Cozinha Original Deca. Veja o tour 3D do projeto. Camila Santos/CASACOR

12. Marcenaria menta

 

A arquiteta Rubiana Teixeira mescla dois estilos em seu projeto para a CASACOR GO 2021: a cozinha que segue as tendências da arquitetura atual com a cozinha raiz, que remete ao passado com detalhes cuidadosamente planejados. O tom menta da marcenaria, ao lado da madeira, forma uma composição equilibrada que aquece e traz aconchego ao espaço.

Cozinha 21 Rubiana Teixeira CASACOR Goiás 2021 decoração design marcenaria
Rubiana Teixeira – Cozinha 21. Veja mais fotos do projeto. Edgard César/CASACOR

13. Madeira no teto

 

Um forro de madeira aquece toda a composição, que se volta para o exterior por meio das grandes aberturas em vidro neste projeto assinado pelo escritório UP3 Arquitetura para a CASACOR RJ 2021. Na cozinha, a mesa com formato orgânico complementa a bancada.

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras up3 michelle wilkinson thiago morsh cade marino
UP3 Arquitetura – Casa UP. Veja mais fotos do projeto. André Nazareth/CASACOR

14. Tradição + design

 

A cozinha de Jeferson Branco para a CASACOR SC 2021 se destaca pelo mix entre a delicadeza do branco e o peso de pedras e azulejos mais marcantes. O projeto mescla elementos tradicionais da decoração dos lares brasileiros com peças de alto design.

[meu.coração.queima] Jeferson Branco
[meu.coração.queima] – Jeferson Branco. Veja o tour 3D do projeto. Lio Simas/CASACOR

15. Em volta da árvore

 

Claudia Pimentel Bueno e Raíssa Bueno Ribeiro decidiram elevar a residência pós-pandemia a outra potência na CASACOR PR 2021. A ideia aqui é reunir todos os ambientes essencial ao viver: living, cozinha, home office e adega em uma mesma área, organizada em torno de uma árvore central. O espaço mescla elementos naturais, tecnologia, minimalismo, atemporalidade e contemporaneidade.

Gourmet Raízes by Evivv Claudia Pimentel Bueno Raíssa Bueno Ribeiro CASACOR Paraná 2021 sala estar decoração design biofilia
Claudia Pimentel Bueno e Raíssa Bueno Ribeiro – Gourmet Raízes by Evivva. Veja o tour 3D do projeto. Eduardo Macarios/CASACOR
Continua após a publicidade

16. Biofilia + Arquitetura Escandinava

 

No projeto da Quadriarq Arquitetura para a CASACOR RS 2021, o emprego de texturas escandinavas e de elementos biofílicos trazem naturalidade, funcionalidade e leveza para o espaço de 50 m² que une cozinha, quarto e estar. O carvalho, madeira típica da região, compõe com cores claras.

Quadriarq Arquitetura - Casa Flam, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021.
Quadriarq Arquitetura – Casa Flam. Veja mais fotos do projeto. Cristiano Bauce/CASACOR

17. Bem-estar

 

Texturas, aconchego, cores claras e minimalismo traduzem os pilares do projeto de Melina Romano para a CASACOR SP 2021: slowness, well-being e soulful. A área gourmet com sala de jantar prioriza a atmosfera sensorial, que prima pelo convívio da família e dos amigos.

Melina Romano- Casa Alma Duratex
Melina Romano – Casa Alma Duratex. Veja mais fotos do projeto. MCA Estúdio/CASACOR

18. Ripado na parede

 

A pausa para recuperar o fôlego é o que Mariana Maisonnave propõe em seu espaço para a CASACOR SC 2021. A paleta neutra entrou em cena como uma forma de trazer equilíbrio e calmaria ao espaço. Alguns elementos texturizados trazem um charme especial, como a ilha em pedra e o ripado atrás dos armários.

Respiro - Mariana Maisonnave - CASACOR SC 2021
Respiro – Mariana Maisonnave. Veja mais fotos do projeto. Lio Simas/CASACOR

19. Madeira + tons escuros

 

Com a proposta de ser um wine lounge, que se abre para uma ampla área social com living, jantar e cozinha, o espaço de Fábio Vitorino Arquitetura e VK Arquitetos para a CASACOR SC 2021 traz o contraste entre os tons off white e nuances escuras, que harmonizam com os painéis em tons de madeira e toques pontuais de dourado.

Casa Pormade - Fabio Vitorino Arquitetura e VK Arquitetos. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021.
Casa Pormade – Fabio Vitorino Arquitetura e VK Arquitetos. Veja mais fotos do projeto. Lio Simas/CASACOR

20. Madeira em todas as superfícies

 

O projeto de Nando Nunes na CASACOR Goiás 2021 joga com a aparente incapacidade do fogo de preservar a biodiversidade e favorecer o desenvolvimento do bioma – do mesmo modo que o morador pode renascer e desfrutar do tempo livre em casa. A madeira percorre o piso, as paredes, os estofados e as peças de design.

Nando Nunes Casa Cinza Cerrado CASACOR Goias 2021 cozinha loft madeira iluminação
Nando Nunes – Casa Cinza Cerrado. Veja mais fotos do projeto. Edgard César/CASACOR

21. Piúba na bancada

 

Neste projeto para a CASACOR CE 2021, Anik Mourão explora a excelência dos acessórios para cozinha da DECA, presentes nos acabamentos de metais e louças. A piúba, madeira que era usada na fabricação de jangadas, e o conceito de permanência da estância, formam uma relação com o sertão e o mar. Cores, texturas e aromas de “terroir” são assimilados no espaço.

Anik Mourão - Estância Piúba - Deca. Projeto da CASACOR Ceará 2021.
Anik Mourão – Estância Piúba – Deca. Veja o tour 3D do ambiente. Esdras Guimarães/CASACOR

22. Arquitetura leve

 

Luz natural, traços simples com detalhes arredondados e contato com a natureza marcam o projeto de BC Arquitetos para a CASACOR SP 2021. O minimalismo proposto contrasta com a automatização das funcionalidades e é complementado pelo mobiliário de design brasileiro, com as cadeiras assinadas por Joaquim Tenreiro.

BC Arquitetos - Casa Alva, projeto para a CASACOR São Paulo 2021.
BC Arquitetos – Casa Alva. Veja mais fotos do projeto. MCA Estudio/CASACOR

23. Materiais naturais

 

Inspirado no conceito “showa” de viver, o projeto de David Bastos para a CASACOR ES 2021 propõe a integração do estilo de vida ao prazer e ao bem-estar. A madeira de reflorestamento abraça toda a área social e os materiais naturais transformam o espaço, que traz também mármore, couro e fibra natural.

David Bastos - Apartamento Showa. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2021.
David Bastos – Apartamento Showa. Confira o tour 3D do ambiente. Camila Santos/CASACOR

24. Verde + branco + madeira

 

No ambiente de Gabi Pontual para a CASACOR PE 2021, a sala de estar integrada a um espaço gourmet traz uma composição de diferentes materiais, cores e texturas e cria um espaço fluido, orgânico e aconchegante. O projeto foi pensado como um lugar de descompressão, para valorização dos prazeres simples da vida e que facilita as conversas e a emoção.

Gabi Pontual - Sala do Viver. Projeto da CASACOR Pernambuco 2021.
Gabi Pontual – Sala do Viver. Confira o tour 3D do ambiente. MCA Estudio/CASACOR

25. Tons terrosos

 

No projeto de Beatriz Quinelato para a CASACOR SP 2021, os tons terrosos nos revestimentos e a decoração monocromática permeada pelo verde das plantas acolhem o visitante, que é convidado a fazer um resgate da sensação de “pé no chão”. Seguindo a paleta, a bancada da cozinha traz veios alaranjados e leves sobre um fundo bege.

Beatriz Quinelato - Estúdio Terra, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Beatriz Quinelato – Estúdio Terra. Veja mais fotos do projeto. Renato Navarro/CASACOR

26. Monocromia

 

Traama Arquitetura - Refúgio Ori. Projeto da CASACOR Brasília 2021.
Traama Arquitetura – Refúgio Ori. Confira o tour 3D do ambiente. Julia Totoli/CASACOR

As arquitetas do Traama Arquitetura optaram por traços orgânicos, fluidos e suaves para seu espaço na CASACOR Brasília 2021. As linhas sutilmente leves, quase fugazes, abraçam-se à paleta monocromática.

27. Preto e branco

 

Gabriel Bordin apostou em uma atmosfera minimalista em que o preto e o branco contrastam para trazer elegância em seu ambiente da CASACOR SC 2021. A ilha central chama atenção por seu formato nada convencional, e a torneira e a torneira Deca rouba os olhares por ser um toque de sofisticação único no espaço.

Casa Yugen Deca - Gabriel Bordin CASACOR SC 2021
Casa Yugen Deca – Gabriel Bordin. Veja mais fotos do projeto. Lio Simas/CASACOR

28. Muito dourado

 

Aliado a pureza do branco, o dourado é apresentado de forma leve e elegante no espaço de Brunete Fraccaroli na CASACOR SP. A cozinha traz um nicho na área de trabalho para integrar a área de lavatório do banheiro e setorizar os ambientes sem demarcações e rupturas. Uma estrutura de latão dourado emoldura toda a área.

Brunete Fraccaroli - Simplesmente Dourado, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Brunete Fraccaroli – Simplesmente Dourado. Veja mais fotos do projeto. Renato Navarro/CASACOR

29. Com cara de fazenda

 

O espaço de Eduardo Medeiros e Gabriel Bela Cruz para a CASACOR Goiás 2021 faz uma homenagem e também traz uma reinvenção das cozinhas de fazenda, que eram, e ainda são, o coração da casa goiana. A dupla valoriza materiais como o cimento queimado e tingido de vermelho, o chapisco grosso e o fogão a lenha.

Cozinha Deca Raízes Eduardo Medeiros Gabriel Bela CruzCASACOR Goiás 2021 fazenda fogao lenha rustico decoração
Eduardo Medeiros e Gabriel Bela Cruz – Cozinha Deca Raízes. Veja mais fotos do projeto. Edgard César/CASACOR

30. Tons sóbrios

 

Debora Aguiar apostou em uma paleta de tons sóbrios para guiar todo seu projeto da CASACOR SP 2021, trazendo uma leve inspiração asiática. A área gourmet é composta por uma ilha, imponentes mesas de jantar em quartzo verde, 80 pendentes e, ainda, uma estante retrô iluminada, que destaca a coleção exposta.

Riserva Todeschini, por Debora Aguiar
Riserva Todeschini – Debora Aguiar. Veja mais fotos do projeto. Henrique Padilha/CASACOR

 

Continua após a publicidade

Publicidade