Cosentino é destaque em 10 ambientes da CASACOR São Paulo 2022

A líder global de produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis também apresenta um ambiente proprietário: a Casa Cosentino Embaúba

Por Redação Atualizado em 2 ago 2022, 20h53 - Publicado em 2 ago 2022, 09h00
cosentino casacor silestone dekton bancada banheiro cozinha
Marcelo Magnani/CASACOR

A CASACOR São Paulo 2022 ganhou um endereço emblemático para comemorar o aniversário de 35 anos: a maior mostra de decoração das Américas acontece até dia 11 de setembro no Conjunto Nacional, prédio icônico da Avenida Paulista, projetado por David Libeskind. Este ano, os 59 ambientes são inspirados no tema Infinito Particular

A Cosentino participa da celebração em grande estilo: a líder global de produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis apresenta um espaço proprietário em 2022. Batizado de Casa Cosentino Embaúba, o projeto assinado por Lucas Takaoka traz uma mensagem de reconstrução e esperança, ao mesmo tempo em que utiliza uma gama variada de produtos da Cosentino em um espaço de 220 m². As superfícies Silestone®, Dekton® e Sensa by Cosentino também ganham protagonismo em outros nove ambientes da mostra paulistana. Confira todos abaixo!

1 – Casa Cosentino Embaúba, por Lucas Takaoka

Para revestir o piso de toda a Casa Cosentino Embaúba, Lucas Takaoka optou por usar a superfície ultracompacta Dekton® na cor Danae
Para revestir o piso de toda a Casa Cosentino Embaúba, Lucas Takaoka optou por usar a superfície ultracompacta Dekton® na cor Danae. Divulgação/CASACOR

A Casa Cosentino Embaúba, ambiente proprietário da Cosentino na CASACOR São Paulo 2022, leva a assinatura do arquiteto Lucas Takaoka e é inspirada na embaúba, árvore nativa brasileira que, na natureza, é responsável pela regeneração de áreas desmatadas ou que estão em recuperação. Com 220 m², o ambiente faz um convite à reflexão sobre a ressignificação das nossas próprias vidas e como reconstruir os pontos defasados e frágeis para preservar, da melhor maneira possível, o nosso futuro.

O Silestone® no tom Faro White aparece na bancada e na ilha da cozinha.
O Silestone® no tom Faro White aparece na bancada e na ilha da cozinha. Divulgação/CASACOR

“É um projeto que representa nossa busca nos últimos dois anos, quando os detalhes de nossas vidas foram sendo minuciosamente alterados, conforme nosso corpo analisava nossas carências” explica Lucas. Para ele, nos dias de hoje, estamos estabelecendo novas prioridades, valorizando mais o tempo e buscando mais contato com a natureza. “E assim como a embaúba, que equilibra a mata, nós também estamos vivenciando um momento de reconstrução”, completa.

Para revestir o piso de toda a Casa Cosentino Embaúba, o arquiteto optou por usar a superfície ultracompacta Dekton® na cor Danae. O padrão traz diferentes tonalidades da cor bege, que dão leveza e movimento. O mesmo revestimento aparece na lareira e nas paredes do banheiro.

O tom Faro White, que faz parte da Sunlit Days, a primeira coleção de Silestone neutra em carbono, aparece na suíte da Casa Embaúba.
O tom Faro White, que faz parte da Sunlit Days, a primeira coleção de Silestone neutra em carbono, aparece na suíte da Casa Embaúba. Divulgação/CASACOR

Na suíte, Lucas usou o Silestone® no tom Faro White, que faz parte da Sunlit Days, a primeira coleção de Silestone neutra em carbono. Faro White representa o branco do Mediterrâneo e suas paredes banhadas pelo sol. É inspirada nos faróis que apontam o caminho dos navios e possui uma textura sedosa e macia. O mesmo padrão também foi aplicado na bancada e na ilha da cozinha.

A superfície ultracompacta Dekton® na cor Danae aparece no piso da casa toda e nas paredes do banheiro.
A superfície ultracompacta Dekton® na cor Danae aparece no piso da casa toda e nas paredes do banheiro. Marcelo Magnani/CASACOR

2 – Luz e Sombra, por Leo Shehtman

 

ekton® no tom Kovik, aplicado na bancada da cozinha gourmet, é inspirado em materiais naturais e traz tons neutros e um grafismo sutil.
Dekton® no tom Kovik, aplicado na bancada da cozinha gourmet, é inspirado em materiais naturais e traz tons neutros e um grafismo sutil. Marcelo Magnani/CASACOR

Veterano na CASACOR São Paulo, Leo Shehtman – que soma 34 participações na mostra paulistana – apresenta nesta edição um espaço lúdico, com toques leves, que tira partido do jogo de luz e sombra na arquitetura. Dessa forma, a beleza natural dos materiais ganha destaque em meio à decoração pautada no preto e branco.

Leo schetman casacor
Marcelo Magnani/CASACOR

O Dekton® no tom Kovik, aplicado na bancada da cozinha gourmet, é inspirado em materiais naturais e traz tons neutros e um grafismo sutil. Os veios com movimentos naturais são integrados num fundo cinza claro. A execução da bancada ficou a cargo da Ranieri Mármores.

3 – Espaço Verso, por Carolina Scarpelli

 

O Dekton® Danae aparece nos revestimentos e nas molduras de espelho, criando diferentes tonalidades de bege.
O Dekton® Danae aparece nos revestimentos e nas molduras de espelho, criando diferentes tonalidades de bege. Marcelo Magnani/CASACOR

Estreante na CASACOR São Paulo, Carolina Scarpelli assina o banheiro unissex de 36 m² e apresenta um projeto inspirado na mistura do estilo greco-romano aliado à tecnologia e ao design contemporâneo. A disposição dos espelhos produz o efeito de reflexos infinitos e permite que os visitantes percebam o espaço como um todo.

As aplicações nas portas também são feitas de Dekton® Danae. A cor é inspirada nos tons da areia que se movimenta no deserto.
As aplicações nas portas também são feitas de Dekton® Danae. A cor é inspirada nos tons da areia que se movimenta no deserto. Marcelo Magnani/CASACOR

O Dekton® Danae aparece no revestimento do espaço, nas molduras dos espelhos, nas aplicações das portas e na bancada do lavabo. Essa cor, tal qual a areia que se movimenta no deserto, traz diferentes tonalidades de bege que são refletidas ao longo da superfície. A execução é da marmoraria Di Pietra.

4 – Estúdio Ostuni, por Gregory Copello

 

Seguindo a inspiração das casas brancas da cidade de Puglia, os móveis foram feitos com Dekton® Aura, padrão que homenageia os mármores Calacatta e Carrara.
Seguindo a inspiração das casas brancas da cidade de Puglia, os móveis foram feitos com Dekton® Aura, padrão que homenageia os mármores Calacatta e Carrara. Marcelo Magnani/CASACOR

Conhecida como a “cidade branca” da região de Puglia, na Itália, Ostuni apresenta todas as paredes das casas pintadas de branco, o que a torna inconfundível mesmo de longe. Com essa inspiração, Gregory Copello criou um estúdio composto por elementos que trazem sensação de pertencimento e acolhimento.

Gregory Copello
Marcelo Magnani/CASACOR

A lareira e os mobiliários foram produzidos com o Dekton® Aura, superfície que possui alta resistência a raios solares, riscos, manchas, abrasão e variação de temperatura. O padrão homenageia os mármores Calacatta e Carrara e traz fundo branco e veios desenhados, que evocam as linhas das pedras naturais.

5 – Living 22#ZERO1, por Juarez Cruz

 

O Silestone® Faro White, especificado na bancada, faz parte da coleção Sunlit Days e representa o branco do Mediterrâneo e suas paredes banhadas pelo sol.
O Silestone® Faro White, especificado na bancada, faz parte da coleção Sunlit Days e representa o branco do Mediterrâneo e suas paredes banhadas pelo sol. Marcelo Magnani/CASACOR
Continua após a publicidade

Inspirado no conceito sueco lagom, que significa “nem muito, nem pouco, mas o suficiente”, o projeto de 60 m² foi pensado para o despojamento, valorizando mais o morador do que qualquer outra coisa. Juarez Cruz apostou no equilíbrio e investiu em uma paleta de cores neutras e toques de madeira, além de soluções simples que integram os ambientes.

Juarez Cruz
Marcelo Magnani/CASACOR

Para a bancada da cozinha, o profissional especificou o Silestone® Faro White, que faz parte da Sunlit Days, a primeira coleção de Silestone neutra em carbono. Faro White representa o branco do Mediterrâneo e suas paredes banhadas pelo sol, simbolizando pureza, simplicidade e serenidade. A marmoraria Horizonte Acabamentos assina a execução da peça.

6 – Ateliê Botânico, por Helô Marques

 

Parte da coleção Sunlit Days, o Silestone® Posidonia Green da bancada possui uma tonalidade que remete aos prados do fundo do mar.
Parte da coleção Sunlit Days, o Silestone® Posidonia Green da bancada possui uma tonalidade que remete aos prados do fundo do mar. Marcelo Magnani/CASACOR

O ateliê de Helô Marques apresenta o conceito de estufa, um espaço que remete ao retorno – quase uterino – ao mundo natural e protegido, ou seja, o retorno à nossa primeira casa. Na concepção do projeto, os elementos telúricos, que dão sentido e sustentação à vida em todos os seus aspectos, ganham protagonismo.

Helô Marques
Marcelo Magnani/CASACOR

A natureza aparece nos materiais dos móveis, nos revestimentos e nos acessórios. Na bancada, o Silestone® Posidonia Green, da coleção Sunlit Days, complementa essa sensação. O nome desse padrão vem do verde dos prados de posidonias, plantas aquáticas mediterrâneas.

7 – Loft Um, por Gustavo Martins

 

Na bancada da cozinha, o Silestone® Cincel Grey apresenta um tom cinza sedoso de granulação fina e ganha mais destaque quando banhado pela luz.
Na bancada da cozinha, o Silestone® Cincel Grey apresenta um tom cinza sedoso de granulação fina e ganha mais destaque quando banhado pela luz. Marcelo Magnani/CASACOR

O loft de 67 m² reflete o morar de uma pessoa que busca manifestar sua identidade em um espaço repleto de significados e que carrega pertencimento e proteção. Ali, a arte e a tecnologia ganham protagonismo, sem deixar de lado a praticidade e o conforto.

Gustavo Martins
Marcelo Magnani/CASACOR

Para a bancada da cozinha, Gustavo Martins escolheu o Silestone® Cincel Grey, que apresenta um tom cinza sedoso de granulação fina. A tonalidade neutra é versátil e se equilibra entre o quente e o frio. Quando é banhada pela luz, ganha mais destaque. A execução da bancada leva a assinatura da Alfa Marmoraria.

8 – Apê Paulista, por Weiss Arquitetura

 

A bancada da cozinha recebeu aplicação do Silestone® Ethereal Glow, lançamento da Cosentino, que faz referência ao estilo marmorizado.
A bancada da cozinha recebeu aplicação do Silestone® Ethereal Glow, lançamento da Cosentino, que faz referência ao estilo marmorizado. Marcelo Magnani/CASACOR

Inspirado pelo tema Infinito Particular, Tide Junqueira e Bárbara Garcia, do escritório Weiss Arquitetura, se inspiraram em suas próprias histórias para criar o projeto de apenas 37 m²: o estúdio foi pensado para uma pessoa que vive em um lugar acolhedor, prático e cheio de arte. Isso quando o morador não está viajando e conhecendo o mundo.

Weiss Arquitetura
Marcelo Magnani/CASACOR

Com uma decoração cozy, o espaço traz na bancada da cozinha a aplicação do Silestone® Ethereal Glow, lançamento da Cosentino, que faz referência ao estilo marmorizado. Seus veios dourados e cinzas foram inspirados no pôr do sol e possuem um fundo branco matizado. É uma evolução da aclamada série Eternal. A bancada foi produzida pela Marmoraria Paraíso das Pedras.

9 – Casa Bruma, por Lídia Maciel

 

O Silestone® Unsui na cor marrom escuro compõe as floreiras. A mesma superfície compõe o aparador que serve como bar.
O Silestone® Unsui na cor marrom escuro compõe as floreiras. A mesma superfície compõe o aparador que serve como bar. Marcelo Magnani/CASACOR

A cortina que separa a casa de 110 m² das passarelas do Conjunto Nacional funciona como uma névoa – ou uma bruma, como o nome do já diz. Foi o modo que Lídia Maciel escolheu para criar um ponto de convergência entre o aconchego do ambiente interno e a arquitetura do lado de fora. Um encontro entre passado e presente.

Lídia Maciel
O Dekton® Aeris aparece na lareira. Para as molduras da parede, a escolha foi pelo Silestone® Blanco Zeus. Marcelo Magnani/CASACOR

O Dekton® Aeris aparece na lareira e o Silestone® Unsui em uma tonalidade próxima ao marrom escuro compõe as floreiras – a cor cria contraste com o verde das plantas. O mesmo material aparece no aparador. Na moldura da parede, o Silestone® Blanco Zeus traz amplitude para a sala e iluminação para as plantas.

10 – Casa Vértice Dunelli, por Patrícia Hagobian

 

No banheiro, um banco produzido com Silestone® Et. Statuario compõe com a bancada feita de marmorizado Dekton® Bergen.
No banheiro, um banco produzido com Silestone® Et. Statuario compõe com a bancada feita de marmorizado Dekton® Bergen. Marcelo Magnani/CASACOR

Com 130 m², o espaço faz uma homenagem à história do Conjunto Nacional ao estabelecer diálogos com a arquitetura do próprio edifício, criando uma intersecção entre passado e presente e trazendo à tona questões e conceitos atuais do novo morar, como o slowness e o wellness.

A bancada da cozinha recebeu Silestone® Et. Serena, um acabamento de pedra cinzenta com linhas brancas.
A bancada da cozinha recebeu Silestone® Et. Serena, um acabamento de pedra cinzenta com linhas brancas. Marcelo Magnani/CASACOR

No banheiro do ambiente, um banco produzido com Silestone® Et. Statuario compõe com a bancada feita de marmorizado Dekton® Bergen. Na bancada da cozinha, Patrícia Hagobian optou pelo Silestone® Et. Serena, um acabamento de pedra cinzenta com linhas brancas, finas e desenhadas de forma profunda. A execução das peças ficou a cargo da Dimagra Marmoraria.

Continua após a publicidade

Publicidade