CASACOR
Decoração, Ambientes

CASACOR SC 2016: Todos estilos em 33 espaços

A Casa Dr. Oswaldo Cabral, no centro de Florianópolis, é redescoberta nos 33 ambientes que compõem a 20ª edição da mostra

Por Luciana Andrade

Atualizado em 03 mar 2017, 16:05 - Publicado em 22 out 2016, 15:31

03 min de leitura

(/)

04-UM-JARDIM-DE-OUTRORA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

01/32 - Um Jardim de Outrora - Ana Trevisan. Entre uma árvore existente e a edificação histórica, ambos patrimônios históricos, havia uma área de 350m². O espaço foi preenchido por espécies frutíferas e ornamentais, transformado em jardim contemplativo. O médio porte da vegetação permite observar toda a beleza do entorno. Outra aposta foi o piso drenante, fabricado com a partir de sobras de cimento e de pedras. A escultura do artista plástico Rô Rita na piscina em tom escuro completa o cenário. (Divulgação)

07-HALL-DE-ENTRADA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

02/32 - Hall de Entrada - Adriana Tiezzi. A primeira impressão é a que fica - e bastaram 9,76m² para criar um ambiente memorável, com o ar das grandes mansões da época da edificação. Materiais nobres marcam presença, como nas paredes que recebem mosaicos em mármore, lâminas de madeira com brilho e aplicações de boiseries. Já o teto recebeu placas de PVC que simulam um detalhamento de gesso. (Divulgação)

11-QUARTO-HOSTEL-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

03/32 - Quarto Hostel - Estela Cislaghi. Inspirado na comunicação globalizada e no gosto pelas viagens, o ambiente é feito para curtir a família, receber um hóspede e até gerar uma renda extra. Um atrativo é incluir, em apenas 20m², copa, closet, cama e bancada multiuso. O generoso sofá-cama deixa tudo mais confortável, sem contar a iluminação e climatização controladas pelo celular. Um toque moderno fica por conta do pendente Twing, do designer industrial Hans Caruga. Destaque para obras da artista Cassia Acosta e o painel exclusivo da designer gráfica Júlia Back. (Divulgação)

13-SUITE-LOVERS-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

04/32 - Suite Lovers - Laura Gransotto. Rose Quartz e Azul Serenity, eleitas pela Pantone as cores do ano, são tendências presentes no projeto e valorizam o mix de texturas. Para equilibrar, a arquiteta pincelou um tom neutro conhecido como greige e pontuou o espaço com madeira escura. Alguns móveis ganham a nobreza dos espelhos bronze, que também ampliam visualmente o espaço de 25m². (Divulgação)

15-COPA-DE-ALMOCO-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

05/32 - Copa de Almoço - Thais Giusti. O ambiente trazia estampada uma história marcante, que a arquiteta buscou valorizar. Nas paredes, azulejos espanhóis pintados à mão da década de 1950, feitos sob encomenda para a casa. No teto, vigas de madeira e detalhes torneados das laterais. As intervenções foram mínimas e Thais desenhou o mobiliário, finalizado em laca no tom marrom metalizado. (Divulgação)

16-SALA-DE-LEITURA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

06/32 - Sala de Leitura - Priscila Koch. O projeto é baseado nos tons de rosa quartzo e azul serenity. Eles ganham expressão graças à base neutra, como a textura de cimento queimado no fundo da estante. Cortinas e tapetes desenhados pela arquiteta entram em cena, que também recebe peças como a mesa Boloto em cobre, a mesinha bruta em tora de madeira e a poltrona Re-vive. (Divulgação)

17-STANZA-DELLA-DONNA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

07/32 - Stanza Della Donna - Francine Faraco. Inspirado em Florença, o quarto feminino de 11m² associa detalhes clássicos e tecnologia. A cama articulada e com iluminação própria é o ponto central, sobre um desnível em carpete e com dossel suspenso por cabos. Ele conduz o olhar ao teto, revestido de placas de MDF com pintura metalizada e desenhos clássicos. Em uma das laterais da cama, a Poltrona Stena, do designer brasileiro Ronald Sasson, traz linhas arredondadas e pés metalizados. (Divulgação)

18-COOLKING-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

08/32 - Coolking - Jairo Lopes e Pedro Tessarollo. Tons de preto e cinza conferem um ar masculino e são uma decisão ousada. Afinal, o espaço de 16m² poderia parecer menor. Mas isso não acontece graças à marcenaria em linhas retas, que resolve cada centímetro, e às paredes lisas em concreto. Outro segredo é o light design, que desloca a atenção para detalhes como o desnível no teto. (Divulgação)

20-COZINHA-DO-ANFITRIAO-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

09/32 - Cozinha do Anfitrião - Mariana Pesca. Da maior feira mundial do setor, a Eurocucina 2016, veio a ideia de desenvolver a cozinha como um bloco de pedra. A parte funcional é revestida com Neolith, um composto de matérias primas naturais selecionadas. Outra tendência é o encontro de veios na lâmina de madeira natural, formando desenhos geométricos nos modulados. E a horta não dá trabalho, pois é auto-irrigável. (Divulgação)

21-PATIO-VEKA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

10/32 - Pátio VEKA - Juliana Castro, Clarice Wolowski, Aline Buss e Adriano Miranda. O piso aproveita cacos de pedras basalto e lembra as praças italianas. Ao redor do espaço de 70m², muita vegetação de textura suave e volume irregular, com camélias, gardênias e pacovás. O jardim vertical tem um detalhe: utiliza placas que reaproveitam embalagens tetrapak. Já os vasos pretos acolhem oliveiras em cinza claro. O trançado na mobília contribui para o aconchego. (Divulgação)

22-PUB-CCH-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

11/32 - Pub Confraria do Chopp Honesto - Ricardo Fonseca, Mário Pinheiro, Beto Gebara, Luiz Fernando Zanoni, André Lima e empresário Wagner Barreiro. Com duas alas formadas por quatro contêineres e a arena CCH entre eles, o projeto de 216m² tem como referência as grandes cidades. Paredes foram revestidas de lambe-lambes com frases irreverentes, enquanto outras ganharam trabalhos de grafiteiros. A estante explora a volumetria, mas seu peso é suavizado com o uso de plantas, que trazem frescor. (Divulgação)

06-VARANDA-DO-HISTORIADOR-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

12/32 - Varanda do Historiador - Rose Campos e Marco Antônio Medeiros. Uma das laterais da casa abriga este ambiente confortável, de 45 m². Algumas paredes receberam acabamento em bambu com pintura automotiva, enquanto o piso foi paginado com porcelanato e mármore no tom fendi, com aspecto natural que se conecta ao exterior. Como se trata de um espaço cheio de história, não falta um acervo de peças que trazem aconchego, como lanternas e velas. Repare nos ventiladores no teto: eles são sob medida, em fibra natural. (Divulgação)

sala-de-jantar-casa-cor-sc-2017

13/32 - Sala de Jantar - Anna Maya e Anderson Schussler. Teto, piso e janelas originais foram mantidos, mas a arquitetura colonial da casa é valorizada na conversa com elementos modernos. O lustre em ferro retorcido e várias cúpulas é um bom exemplo, assim como a estante pensada para abrigar cristais tchecos que a arquiteta herdou da avó. Outro destaque é a tela de Juliano Aguiar, inspirada na obra Moça com Brinco de Pérola, do holandês Johannes Vermeer. (Divulgação)

23-LOUNGE-JOTA-JOTA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

14/32 - Lounge Jota Jota - Carolina Mocelin e Patricia Moschen. Tubos, conexões hidráulicas, fios elétricos e bobinas de fios são expostos de forma diferente, no projeto que tem na iluminação seu principal recurso. O espaço liga o ambiente interno do contêiner ao externo por meio da instalação de canos Urbanidade, dos quais um foi iluminado e carrega a energia de conexão. No interior, sobressai a luminária de cristal Dubai, da Chandelie. (Divulgação)

25-CAFE-DA-CASA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

15/32 - Café da Casa - Caroline Porto e Isadora Maestri. A dupla mescla materiais atuais com a atmosfera do período neocolonial. Entre os destaques do ambiente, estão os metais acobreados e a forma de assentamento do piso com tijoletas, em formato de espinha de peixe. (Divulgação)

29 SALA DE TVA2 9 (OFICIAL)

16/32 - Sala de TVA2 - Alexandre Müller e Marcelo Wolschick. Os tons terrosos e laranjas dos tijolos maciços e a presença dos veios de madeira no teto do porão, que constam da construção original, ditaram a paleta de cores. A metragem reduzida, de 12,37m², conduziu a proposta de uma sala intimista para um casal relaxar. O painel da TV foi valorizado pelo Mármore Paraná Nuvolato, enquanto as demais paredes trazem uma pegada mais destroyed. O teto vem com uma instalação de painéis irregulares iluminados com fitas de LED. (Divulgação)

24-CABANA-RENAULT-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

17/32 - Cabana Renault - Marchetti Bonetti, Tais Adriana Marchetti Bonetti e Giovani Bonetti. Criado para expor o modelo Duster Oroch, o projeto propõe uma habitação compacta, completa e nômade, que reflete o espírito aventureiro e criativo do dono do carro. A caixa construída com o sistema Wood Frame foi revestida por fora com chapas miniwave de alumínio Hunter Douglas. No interior, foi aplicada a madeira de reflorestamento Pinheiro Ellioti, em um tom de cinza carbonizado. Destaque para a movelaria de bambu com acabamento emborrachado, e a poltrona revestida em lona de caminhão reciclada. Ela é acompanhada pela mesa Inflamável, de Maurício Arruda, que aproveita peças garimpadas na oficina da Renault. (Divulgação)

28-VINHO-E-PROSA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

18/32 - Vinho & Prosa - Cris Passing e Giovane Marangoni. O charme está no que ficou da estrutura original da casa, principalmente as pedras, o forro e o piso. Coincidência ou não, todos os materiais têm a ver com um ambiente relacionado ao vinho. O espaço é organizado de forma linear, integrando lounge para degustação, bancos com mesas para acomodar um número maior de pessoas e, por último, uma grande adega. (Divulgação)

27-LAVABOS-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

19/32 - Lavabos Vinho & Prosa - Cris Passing e Giovane Marangoni. Tudo começou pela marcenaria sob medida, que aproveita cada centímetro do ambiente de 7,3m². Os tons são sofisticados e os acabamentos idem, como o couro croco. Pedras e metais em bronze são tendências. Para finalizar, paredes tingidas em um tom de vermelho com nome de vinho, Merlot. (Divulgação)

26-LIVING-BAR-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

20/32 - Living Bar - Tufi Mousse. Sabe as salas de conversa de pequenos hotéis e residências dos anos 1960 e 1970? São a chave para entrar no clima deste espaço, que se inicia pelo esguio sofá. Nas laterais, dois armários com funções de bar e cristaleira. As paredes em granito foram preservadas e as demais, revestidas com papel de parede com tecnologia que as permite respirar. (Divulgação)

33-RESTO-BAR-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

21/32 - Restô Bar - Karoline Bernardo e Sidnei Machado. A área externa da casa tinha grande potencial, e a dupla pensou: por quê não criar um restaurante? Os principais materiais são a madeira e os revestimentos cerâmicos, que revelam o cuidado de adotar uma pedra semelhante à da construção antiga. O diálogo entre interior e exterior, integrando ainda mais as pessoas, é criado a partir de generosas esquadrias com sistemas de perfis de PVC Veka. (Divulgação)

31-LOJA-FUNCIONAL-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

22/32 - Casa Funcional Mels Brushes - Marisa Lebarbenchon e Artur Rabello. As perfumarias francesas inspiraram paredes revestidas em veludo azul acinzentado, contrastando com o piso Oxiden. Nichos iluminados foram produzidos com lâmina alto brilho. Outro destaque é o lustre com pedras de rocha e cristais, refletido pelos espelhos no teto e na parede de fundo, que reforça a sensação de amplitude. (Divulgação)

01-bilheteria-casacorsc2016

23/32 - Bilheteria e Lounge de Entrada - Juliana Jagelski Daniel. A inspiração em um ninho de pássaros é revelada no pórtico metálico e nas tramas de madeira. A estrutura interliga a bilheteria, abrigada no contêiner, e o lounge construído com paredes em EPS (Painéis de Poliestireno Expandido), que dispensa o uso de tijolos e outros materiais. O layout é minimalista, com peças exclusivas do arquiteto e designer Richard Gorh. (Divulgação)

30-HOME-OFFICE-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

24/32 - Home Office do Advogado (Espaço Todeschini) - Edilene Melo. As linhas do design francês conduzem o projeto, marcante pelos tons da lâmina Malbec e pela pintura especial Todeschini. Com apenas 13,18m², o segredo foi otimizar a área com o auxílio dos modulados. O design clássico do mobiliário contemporâneo se apresenta na cadeira Charles Eames. (Divulgação)

02-BRINQUEDOTECA-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

25/32 - Brinquedoteca - Natália Arruda e Maynara Mariano. Aqui os materiais são totalmente recicláveis, utilizados para customizar o contêiner. No espaço de 54m², a proposta é demonstrar as possibilidades de elementos simples, como madeira e corda, no desenvolvimento de habilidades visuais da criança. Além de resgatar a simplicidade dos brinquedos analógicos. (Divulgação)

19-GALERIA-RENNER-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

26/32 - Galeria Renner - Beto Gebara e Marila Filártiga. Nesta galeria de arte, as paredes com geometrismos chamam a atenção para as telas. O contraste entre o tom cítrico de amarelo e o efeito concreto funciona em conjunto com a iluminação, que estabelece pontos focais. O piso original da casa foi mantido e é outra atração à parte. (Divulgação)

32-GALERIA-LOUNGE-AVEX-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

27/32 - Galeria Lounge Avex - Rico Mendonça. O voo de Ícaro e o labirinto do Minotauro da mitologia grega remetem à busca pela liberdade. Eis o conceito deste ambiente de 35m², formado por um corredor, sala e banheiro funcional. Todos conectados pelo tapete que dá a sensação de pisar em nuvens. A tela do grande olho, do Arteria Estúdio, remete à arte do designer Fornasetti. Outra parede foi reservada à asa escultural do artista plástico Rafael Sartori. (Divulgação)

05-JARDIM-LATERAL-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

28/32 - Jardim Lateral - Geórgia Botelho e Rodrigo Vieira. Flores, obras em ferro e vasos vietnamitas de arenito jateado pontuam o espaço. A simplicidade sofisticada do projeto desperta o lado jardineiro de cada um. A produção do jardim foi pensada em detalhes, incluindo a adubação que utiliza matéria orgânica de composturas. (Divulgação )

09-SALA-DE-VISITAS-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

29/32 - Sala de Visitas - Christina Lago e Gabriel Hering. Piso e forro preservados contracenam com referências atuais, seja na cartela de cores, na estante que ganha a leveza do vidro ou em peças como o pendente Sky Garden do designer Marcel Wanders. Para preservar a pintura original nas paredes, painéis conduzem a instalação elétrica. A obra de arte é do catarinense Rodrigo de Haro. (Divulgação )

14-SALA-DOS-POEMAS-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

30/32 - Sala dos Poemas Oswaldo Cabral - Juliana Pippi. O espaço funcionava como biblioteca, e o projeto transporta um pouco da atmosfera para os dias de hoje. O estilo Art Déco se insinua em detalhes geométricos, mas com um olhar contemporâneo. O belo desenho original do teto foi mantido, assim como o piso em madeiras nobres. Já as paredes foram renovadas com painéis forrados em veludo verde. (Divulgação )

12-TOILLET-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

31/32 - Toillet - Elaine Gerente e Luiza Porto. O desafio foi redesenhar o espaço sem interferir na história da edificação, para ser compatível com o uso de portadores de necessidades especiais. A dupla partiu do recorte de elementos pertencentes à construção original, harmonizados com referências geométricas Art Déco. O resultado surge, por exemplo, no desenho dos espelhos e na marchetaria reinventada no piso, paginado em três acabamentos de porcelanato. (Divulgação)

03-CORPORATIVO-casa-cor-santa-catarina-ambientes-2016

32/32 - Espaço Corporativo - Maynara Mariano e Natália Arruda. Pisos madeirados, tons neutros e sóbrios, linhas retas conferem uma simplicidade intencional, para destacar o empreendimento apresentado. Detalhe: desenvolvido em um contêiner, o ambiente pode ser transportado, reutilizado e implantado em diversas localidades, auxiliando empresas na mostra de produtos. (Divulgação)

Em estilo neocolonial espanhol, a antiga residência do historiador e médico Oswaldo Cabral, no centro de Florianópolis, recebe em grande estilo a 20ª CASACOR Santa Catarina. Ao imóvel construído entre as décadas de 1940 e 1950 é lançado um novo olhar, em cada um dos 33 ambientes, que revelam nos detalhes o cuidado que um patrimônio tombado merece. Colunas retorcidas, gradis com formas em espiral, forros em vários níveis e com desenhos de estrelas, portas de 2 m de altura, pisos de tábuas corridas e caprichosas bandeiras de vidro, que oferecem a luminosidade necessária para a casa, foram algumas inspirações originais para os profissionais criarem seus projetos. Todos os estilos se encontram A cultura nômade e processos construtivos mais sustentáveis são experimentados na CASACOR Santa Catarina, que apresenta alguns ambientes em contêineres. Por outro lado, o clássico marca presença na festa, que celebra o morar brasileiro, atualizado em peças de cobre e em dourado, revestimentos nobres que imitam o mármore, boiseries nas paredes e espelhos luxuosos. O geometrismo também revela sua força, na simplicidade moderna e rigorosa do Art Déco. Neste passeio por vários tempos e estilos, há lugar para a tendência do rosa quartzo e do azul serenity, duas cores que a Pantone destacou este ano. Elas combinam com o espírito vintage de estofados arredondados e outras peças irresistíveis que estão em alta. Charme não falta nesta CASACOR, como você confere nas fotos. SERVIÇO CASACOR SANTA CATARINA 2016
De 25 de outubro a 4 de dezembro Terça a sexta – 15h às 21h Sábados e feriados – 13h às 21h Domingos – 13h às 19h ONDE? Casa Dr. Oswaldo Cabral - Rua Esteves Jr, nº 546 – Centro – Florianópolis QUANTO? Inteira – R$ 35 Meia – R$ 17,50 (crianças até 12 anos e idosos) Passaporte – R$ 100