Confira o ambiente do arquiteto Cadé Marino para a CASACOR Rio de Janeiro 2024, o primeiro de sua carreira solo na mostra carioca
Atualizado em 26 set 2024, 22:35 - Publicado em 26 set 2024, 15:00
Estúdio Brisa do Norte é inspirado na natureza e ancestralidade do norte do Brasil(MCA Estúdio/)
Já é a terceira vez que Cadé Marino participa da CASACOR Rio de Janeiro, mas o projeto desta edição marca sua estreia em carreia solo. Neste ano, o arquiteto deu vida ao Estúdio Brisa do Norte, uma residência de 70 m² com ambientes integrados e decoração inspirada na natureza e na ancestralidade da região norte do Brasil.
Para reverberar a riqueza natural da Amazônia, o arquiteto revestiu toda a marcenaria em tauari – madeira certificada com tonalidade clara, nativa desta região – e integrou dois jardins lineares ao espaço, sendo um atrás da cama e outro atrás do sofá.
Um dos grandes destaques do projeto é, sem dúvida, a estante multifuncional piso-teto, com 11 metros lineares, que começa na porta de acesso ao estúdio e termina no janelão voltado para a rua. Na altura do estar, o móvel assume a função de cozinha, com pia e o cooktop acomodados dentro de um grande nicho em dekton.
Em seguida, vem a biblioteca com um tampo acoplado, de formato orgânico, que faz as vezes de mesa de jantar, estudo ou trabalho. Por fim, na altura do quarto, surge um nicho ainda maior, com cabideiro no alto para pendurar roupas. Além das medidas generosas, o móvel também chama a atenção por seu visual com formato de colmeia, espelhado em todo o teto e replicado ainda nas divisórias vazadas que separam a área de dormir da banheira e do estar.
A decoração segue o estilo contemporâneo minimalista, com paleta de cores em tons terrosos e claros e materiais naturais ricos em texturas que deixam o estúdio com uma atmosfera serena e acolhedora. “O sofá e a cama foram estofados com o mesmo tecido bouclé, em tom off white, e os tapetes tramados artesanalmente em fibras grossas de algodão. Embora o piso seja de porcelanato, escolhemos um modelo com aparência de pedra natural”, detalha Cadé.
Todo o mobiliário tem formas curvas, circulares e arredondadas, com destaque para algumas peças da coleção 2024, como o sofá modular Amana e cama Moara, assinados por Nildo José, e as poltronas Guaruçá, desenhadas por Maurício Arruda.