Continua após publicidade

CASACOR Peru 2024: 55 projetos compõem um charmoso Hotel Boutique em Lima

Circuito de arte, espaços gastronômicos, lojas, elenco de sucesso e até uma suíte presidencial de 300 m²: conheça as novidades da CASACOR Peru 2024

Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 3 jun 2024, 08h12 - Publicado em 22 Maio 2024, 12h37

A partir de 21 de maio, a CASACOR Peru 2024 apresenta 55 ambientes inspirados no tema De presente, o agora, que buscam compreender como o mundo vive o presente e vê o futuro. Uma abordagem que transcende o temporal e celebra o perene, promovendo uma apreciação mais profunda das experiências cotidianas e da beleza encontrada na simplicidade e da autenticidade do presente.

A mostra ocupa um espaço privilegiado na Escuela Climática de Varones del Puericultorio Augusto Pérez Araníbar. O imóvel está localizado na Avenida del Ejercito 750, bairro Magdalena del Mar, Lima (Peru) e tem um circuito de mais de 16 mil m².

No total são 55 ambientes assinados por 91 profissionais divididos entre lofts, estúdios, jardins, praças e espaços de bem-estar. Além disso, a CASACOR contará com bistrô, bar, café, lojas comerciais e instalações de arte.

Confira todos os ambientes abaixo!

O Hotel Boutique da CASACOR Peru 2024

Este ano, além da tradicional mostra de arquitetura, design e paisagismo, a CASACOR Peru abre as portas de seu próprio hotel boutique: concebido sob uma perspectiva acolhedora, moderna e distinta, a CASACOR Peru oferece amplas suítes, diversas salas comuns, lojas e jardins. Em suma, é um conceito inovador inspirado no tema De presente, o agora.

Marcia Lenz - El Jardín del Hotel. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Marcia Lenz – El Jardín del Hotel. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Gladys Alvarado Jourde/CASACOR)

A Escuela Climática de Varones del Puericultorio Augusto Pérez Araníbar sediou pela primeira vez a CASACOR Peru em 2003. Antes da chegada da mostra, a escola foi declarada inabitável após um incêndio. A CASACOR Peru assumiu o desafio de recuperar o imóvel rico em arquitetura e história para transformá-lo na sétima sede do evento.

Continua após a publicidade

E foi assim que designers, arquitetos e decoradores, com um visual fresco e vanguardista, introduziram novos materiais em suas propostas. Ao final do evento, a Organização das Nações Unidas alugou o imóvel para convertê-lo em sua nova sede institucional na cidade de Lima.

Com o passar do tempo, a CASACOR Peru voltou à escola e, em 2019, apresentou a exposição Planeta Casa e comemorou sua 24ª edição. Cinco anos depois, a edição 2024 regressa ao endereço com uma iniciativa inédita: três dos cinco pavilhões da escola serão transformados em um hotel boutique itinerante.

Mario Lara Arquitectos - Hall de Ingreso del Hotel Boutique. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Mario Lara Arquitectos – Hall de Ingreso del Hotel Boutique. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Gladys Alvarado Jourde/CASACOR)

O projeto do Hall de Entrada do Hotel Boutique está a cargo de Mario Lara Arquitectos, que participa pela primeira vez do evento. Especializado na criação de arquitetura contextual com alto nível de detalhe, o escritório possui diversos edifícios icônicos em seu portfólio, caracterizados principalmente por priorizar o bem-estar de seus habitantes.

Adjacente ao Hall fica o Meetings by American Express – este ambiente conta com uma sala e um espaço privativo para os clientes premium, que poderão fazer uma pausa antes de continuar o circuito e aproveitar ao máximo a experiência CASACOR. O design deste espaço está a cargo de Valentino Sibadón e Karla Sánchez Ballesteros, profissionais que foram reconhecidos com o prêmio de Melhor Uso de Cor na edição CASACOR Peru 2023. Seus trabalhos foram exibidos em diversas mostras nacionais e internacionais.

Flavia Ferrini - Suite Sensorial. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Flavia Ferrini – Suite Sensorial. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Natalia Queirolo/CASACOR)

O Concierge e a Joalheria H. Stern foram projetados pelo estúdio Woodberry Arquitectura, liderado por Giancarlo Chacaliaza. O arquiteto, formado pela Universidade San Ignacio de Loyola, recebeu o reconhecimento de Melhor Projeto de Área Externa por sua proposta inovadora Grelha Sustentável na última edição da CASACOR Peru.

Continua após a publicidade

A designer de interiores Flavia Ferrini é a participante responsável pela Suíte Sensorial. Já a arquiteta Gisella Buendía participa pela segunda vez da CASACOR Peru. Em 2023, seu ambiente, o Loft do Curador de Arte Peruano, recebeu o prêmio de Melhor Iluminação.

Mónica Prialé, Raúl Arróspide - Suite Familiar y Terraza del Hotel Boutique. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Mónica Prialé, Raúl Arróspide – Suite Familiar y Terraza del Hotel Boutique. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Rodolfo Sotelo/CASACOR)

No segundo andar, a Suíte Família e Terraço tem dois quartos: um projetado para o casal e outro pensado para os mais pequenos. Para além da zona de refeições e da sala de estar, esta suíte oferece acesso direto ao terraço exterior e conta ainda com uma casa de banho extremamente espaçosa, ideal para a família desfrutar ao máximo da sua estadia. Os interiores estão a cargo da designer de interiores Mónica Prialé e o terraço é assinado pelo arquiteto e paisagista Raúl Arróspide.

Estreando no evento, a designer de interiores Daniela Chlimper desenvolveu a Suíte Contemporânea. Ela é formada em design de interiores pela Parsons School of Design e já participou de diversos projetos notáveis ​​na área de design de interiores.

Yazmin Venegas Aguad - A mi manera. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Yazmin Venegas Aguad – A mi manera. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Kiana de Tramontana/CASACOR)

Ro de Rivero, juntamente com os arquitetos Bruno Binda e Alessandra Mendoza, convidam o visitante a explorar a Biblioteca Naturalista e aproveitar o Jardim da Contemplação. Rivero participou de cinco edições, enquanto Binda e Mendoza participaram das duas últimas, ganhando o prêmio de Melhor Espaço Paisagístico em 2022.

A Suíte Presidencial, a maior do hotel, tem mais de 300 m² e está dividida em três áreas. Uma delas é a Suíte Perú, da arquiteta Marina Vela – feita em colaboração com MINCENTUR e SERFOR. O designer Ignacio Martínez Argüello apresenta Corredor – Allegro, um ambiente cheio de cor e vitalidade. Já a Sala de Jantar Presidencial é assinada por Yazmin Venegas, estreante da CASACOR Peru.

Continua após a publicidade
Cinthya Arana, Nube Alfaro - Donde Habitan los Sueños... Projeto da CASACOR Peru 2024.
Cinthya Arana, Nube Alfaro – Donde Habitan los Sueños… Projeto da CASACOR Peru 2024. (Josefina Ferrand/CASACOR)

A Sala de Música com Sala Privada da arquiteta Andrea RuizCaro promete ressoar elegância e harmonia. E o Dolce Spa, idealizado por Camila Gos, é um refúgio de relaxamento e bem-estar. Os arquitetos Cinthya Arana e Nube Alfaro mostram sua criatividade na creche chamada Onde vivem os sonhos…, unindo o lúdico e o funcional para criar um espaço seguro e acolhedor.

No total, 91 profissionais darão vida aos 55 ambientes da CASACOR Peru, cada um contribuindo com seu talento e criatividade para cativar os visitantes com propostas excepcionais.

Espaços e Lojas Gastronômicas

 

Alma Arquitectura e Interiores - Sophie Bistro. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Alma Arquitectura e Interiores – Sophie Bistro. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Brigitte Sernaqué/CASACOR)

Este ano, a CASACOR Peru recebe Alanya Repostería, que ficará responsável pelo café e bistrô. Alanya Repostería foi premiada como a melhor cafeteria de Lima em 2022 após vencer o concurso da Câmara Peruana de Café e Cacau, que reconhece e premia as melhores cafeterias da capital. O ambiente será projetado pelos arquitetos Arturo e Gustavo Ghezzi, em conjunto com Pamela Remy.

A novidade deste ano é a presença de Sastrería Martínez na exposição. Luciana Cuneo e Luis Pedro Díaz de Rávago são os responsáveis ​​pelo Bar da CASACOR, marcando a sua primeira participação na mostra. Seu ateliê foi responsável pelo desenho da Sastrería Martínez no bairro de Miraflores.

Circuito de Arte

 

Gianfranco Loli, Viviana Velarde - Ruraq Maki. Projeto da CASACOR Peru 2024.
Gianfranco Loli, Viviana Velarde – Ruraq Maki. Projeto da CASACOR Peru 2024. (Natalia Sanchez/CASACOR)

A aproximação com o mundo da arte fica ainda mais evidente na edição 2024. A CASACOR Peru conta com diferentes galerias de arte: a primeira tem curadoria de Gianfranco Loli e Viviana Velarde, que apresentam o espaço Ruraq Maki. A segunda galeria tem curadoria de Jade Rivera e Fabio Torenti para Artesanos Don Bosco.

Continua após a publicidade

Além disso, instalações artísticas ao longo do percurso contribuem para a aura artística, com murais, painéis, esculturas e luzes. Corriente Alterna participa sob curadoria de Roció Rodrigo, intervindo em três galerias exteriores.

Serviço CASACOR Peru 2024

Onde: Escuela Climática de Varones del Puericultorio Augusto Pérez Araníbar
Avenida del Ejercito 750, bairro Magdalena del Mar – Lima – Peru

Quando: de 21 de maio a 07 de junho

Bilheteria digital:
https://appcasacor.com.br/events/peru-2024

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
function enqueue_custom_script() { // Registra o script com o WordPress wp_register_script( 'custom-script', // Nome do script get_template_directory_uri() . '/js/abradx.casacor.min.js', // Caminho para o script array(), // Dependências (se houver) false, // Versão do script (false para desabilitar a versão) true // Carregar no footer (true) ); // Enfileirar o script para ser carregado wp_enqueue_script('custom-script'); } // Hook para enfileirar o script no WordPress add_action('wp_enqueue_scripts', 'enqueue_custom_script');