A 26ª edição da CASACOR Peru acontece entre 23 de maio a 2 de julho de 2023, na Las Casas Majluf e traz 62 ambientes
Atualizado em 01 jun 2023, 13:07 - Publicado em 23 mai 2023, 08:34
Lizette Miró Quesada e Vera Velarde - Amalgama. Projeto da CASACOR Peru 2023.(Divulgação/)
01/01 - Francisco Miyagi, Katherine Ayala e Melissa Núñez - Santuario Natural - Recepción. Projeto da CASACOR Peru 2023. (Sebastián Aparicio)
02/01 - Flavia Meléndez e Kathya Zevallos - Paisajes de Mesa. Dois cantinhos desenhados à volta da mesa como espaço de troca e aprendizagem criam este espaço, onde se guardam louças com histórias, tradições e patrimônios, onde se preparam e tecem novas memórias e onde tudo começa com a partilha. (Rodolfo Sotelo)
03/01 - María Pía Temoche - Raíces. A sala de jantar diária é um ambiente acolhedor e natural que convida a desfrutar de um espaço acolhedor e harmonioso. Inspirada nas oficinas de artesanato de Catacaos, Piura, a decoração é perfeitamente complementada pela cerâmica local e pelos tecidos de palha toquilla, que dão um toque de autenticidade e originalidade ao espaço. As cores terrosas e as texturas naturais convidam o visitante a relaxar e se conectar com o ambiente. (Yara Virreira)
04/01 - Pascal Tarabay e Sylvana Aza - La Galería. No dicionário, “a galeria” é um termo que vem do latim galilaea "pórtico, átrio", onde se encontra em 1. f. Sala ou corredor longo e espaçoso, com muitas janelas, ou sustentado por colunas ou pilares; em 3. f. Local, normalmente com salas interligadas, onde são expostas obras de arte; em 4. f. Conjunto de retratos, fotografias ou bustos de personalidades notáveis; em 8. f. Estrada escavada sob uma superfície e em 10. f. Pessoas fáceis de agradar que aprovam ou desaprovam apresentações públicas. (Yara Virreira)
05/01 - Micaela Puertas - La Monarca. É um bar que celebra o empoderamento feminino e comemora todas as conquistas do gênero ao longo do tempo, lembrando-nos que somos os monarcas de nossa própria história. Pensado para quebrar as regras, partilhar e celebrar as nossas diferenças e o que nos torna únicos. Neste espaço, onde a cor é protagonista, o teto de rosas representa a natureza feminina, os pergaminhos descrevem as qualidades dos visitantes, enquanto o candeeiro central handmade lembra do poder e do brilho que cada um carrega dentro de si. (Yara Virreira)
06/01 - Valeria Tantaleán - El Rincón de Eva. Eva, uma mulher independente, com corpo e mente saudáveis, volta para casa para encontrar tranquilidade e serenidade em seu espaço de descanso longe do caos da vida cotidiana. O ambiente se distribui em quarto principal, cozinha, closet e casa de banho, onde cada um se distingue pela sua identidade e finalidade. No projeto, destacam-se as formas curvas e orgânicas, as cores claras com detalhes em verde, as texturas de madeira, a iluminação indireta, entre outros elementos decorativos. (Sebastián Aparicio)
07/01 - Yesenia Schulz - Sala Marena. O mar é e sempre será uma grande inspiração. O movimento constante das ondas, a espuma, a areia e as rochas são elementos que nos dão frescor e calma. Tons suaves como azul claro, azul, bege e bege nos dão a sensação da areia sob os pés e a água ao longe. A Sala Marena são dois ambientes que combinam a serenidade da praia durante o dia com a energia vibrante da noite. (Yara Virreira)
08/01 - Jennifer Junek - Casa Terra. A procura do equilíbrio entre a modernidade e a natureza é o ponto de partida deste espaço minimalista e tecnológico, rodeado de vegetação e componentes naturais que criam um ambiente acolhedor e harmonioso. Utilizando os cinco elementos da natureza, a proposta de linhas e formas orgânicas utiliza materiais como a madeira, a pedra e o metal e tons quentes como terracota e ferrugem. (Yara Virreira)
09/01 - Francisco Salinas - Espacio de Reconexión. Neste ambiente, o espaço íntimo é aquele que usamos todos os dias para fazer uma pausa e nos reconectar com a natureza e com nós mesmos. Graças aos materiais utilizados e à disposição do percurso, o visitante se sente imerso na própria natureza e recorda o estado mais primitivo do homem. A ideia é que a sensação de segurança e conforto que a natureza nos proporciona permita recuperar o nosso equilíbrio interior. (Rodolfo Sotelo)
10/01 - Jordi Puig e Raúl Arróspide - Apología de un Parque. O ponto de partida do arquiteto para este espaço foi o vazamento de mais de 11 mil barris de petróleo em Ventanilla, em janeiro de 2022, afetando gravemente a biodiversidade. É um grito de alerta para cuidar do nosso ambiente natural. No projeto, uma paisagem onde predominam as plantas (califas, o cavaleiro roxo alternathera e a árvore de sangue libanês) na gama de vermelho, uma cor que nos conecta com o grito de socorro da mãe terra. São 392 m² inspirados na Serpentine Gallery de Londres. (Sebastian Aparicio)
11/01 - Flavia Ferrini - Vive 365. "Concebi este espaço como um ponto de encontro de família e amigos, valorizando a essência de liberdade e calma que a vida ao ar livre nos transmite. Vive 365 é uma esplanada que se vive e desfruta todos os dias do ano, rodeado pela natureza , paz e cores que ativam os sentidos", diz a profissional. O mobiliário, que numa combinação de cores e texturas dá vida a este espaço, pertence à nova coleção exterior FERRINI. (Sebastián Aparício)
12/01 - Gislle Polar - Jardín Principal. Projeto da CASACOR Peru 2023. (Sebastián Aparicio)
13/01 - Carla Cánepa - La Piel que habito. Nosso meio ambiente é a extensão de nossa história. As curvas inspiradas no sol e na lua, as estrelas que influenciam os ciclos da vida. A vegetação sugerida por memórias e experiências conta histórias pessoais, criando instalações escultóricas. Móveis inspirados no estilo contemporâneo da Itália, na sensualidade do sul da França, na limpeza da cultura asiática, no estilo informal brasileiro e nos toques de cores que animam nosso espaço. (Yava Virreira)
14/01 - Roque Saldías - Gabinete de Curiosidades. Aqui é um espaço onde se contam histórias e onde convergem realidade e fantasia. É um local que evoca memórias, vivências e lendas. Encontramos entre os objetos da instalação: um biombo japonês do período Edo, algumas cortinas que representam partituras Shipibo-Konibo, do Ucayali; algumas mantas africanas e outras de Pisac e do Tibete; peças e objetos de cerâmica exclusivos resultantes da criatividade e do colecionismo, que inspiram explorações. (Sebastian Aparicio)
15/01 - Karla Chávez e Paula Vecco - La Sala Familiar. Este lugar é o coração de uma casa. Um espaço que gera as memórias e os momentos mais íntimos de uma família, onde cada membro pode se mostrar de forma autêntica e livre. Por isso, este projeto resgata sua importância através dos detalhes, do conjunto de peças que o tornam cativante e especial, sem perder o toque vanguardista. (Rodolfo Sotelo)
16/01 - Luciana Escobar e María Fernanda Valdettaro - Relatos de una Naturaleza Fotografiada. Esse ambiente é o espaço de desconexão e criação de um fotógrafo que se inspira na natureza. Por meio dos materiais naturais propostos e da presença de vegetação, é gerada uma atmosfera íntima, que representa o ambiente natural. O projeto procura refletir a relação do ser humano com a natureza e, por sua vez, reforçar a importância do meio ambiente, nossa fonte de vida. (Sebastian Aparicio)
17/01 - Johanna Dreyfus - Oficina en Casa - Mujeres que Trascienden. Inspirada no poder que a transcendência da mulher tem de abrir caminhos para as novas gerações e refletindo sobre sua família e como eles a marcaram, a designer criou esses espaços que convidam você a ousar e se expressar livremente. O primeiro é o escritório de Josefina, onde ela escreve seus romances, e o outro, onde cria seu podcast e vídeos. Com um design de cores vibrantes, arte, texturas e formas orgânicas, entre outros detalhes, o resultado é um espaço feminino, elegante, contemporâneo e eclético. (Sebastian Aparicio)
18/01 - Carla Montes De Oca - Refugio Para Crear. Espaço inspirado por uma mulher, mãe, empresária e amante da arte que procura se encontrar, desligar do quotidiano e criar peças de arte de inspiração pessoal no seu lugar mais íntimo. As formas orgânicas e a natureza ocupam o centro do palco e se conectam à arquitetura existente de forma integrada. Cada um dos móveis e espaços tem um lugar especial e carregam uma mensagem: “Inspire-se, leia, descanse e conecte-se consigo mesmo no abrigo para criar”. (Rodolfo Sotelo)
19/01 - Mónica Arosena - El Bosque de Ana. Este espaço foi criado especialmente para as crianças. É um local lúdico, educativo, além de divertido. A designer gosta muito da natureza, por isso usou madeira, desenhou painéis no teto com detalhes de folhas retroiluminadas, um quadro negro com figuras de animais entre árvores e plantas, bem como alguns belos murais. Para o banheiro, preparou outros painéis de parede dispostos com porcelanato retroiluminado do chão ao teto com móveis coloridos e piso de madeira com detalhes de iluminação. (Rodolfo Sotelo)
20/01 - Laura Fernández Majluf, Rafael De Orbegoso e Sergio Fernández Majluf - Jardín Interior. Um jardim para experimentar e contemplar. A proposta tem um caráter lúdico que permite quebrar a solenidade da obra de arte tradicional. As obras – compostas por esculturas, telas e instalações – interagem com o espectador, motivando uma experiência sensorial. O projeto explora os conceitos de arte e paisagismo, bem como a relação do homem com seu meio. (Sebastian Aparicio)
21/01 - Sergio Fernández Majluf - Cafetería. Uma cafeteria para todos e principalmente para quem aprecia um bom café e a cultura que o envolve. "Queremos criar as melhores experiências em torno do café peruano com uma proposta de desenho simples e direto para que o fruto de nossos grãos brilhe com estilo. Confiamos em nosso país e em suas riquezas, em desafios e sonhos", explica o profissional. (Sebastian Aparicio)
22/01 - Cinthya Arana - El Nido. Seja em férias ou por períodos mais longos, esta mini-suíte tem espaços para viver, dormir, cozinhar, comer, meditar e descansar. Os ambientes são abertos, aproveitam a luz natural e o ar de um jardim que se funde e adentra a casa. (Yara Virreira)
23/01 - Michelle Prutschi - Taller del Artesano. No Japão, o termo "Takumi" descreve um mestre artesão cujas habilidades foram aprimoradas com muito trabalho e dedicação ao longo do tempo. Esta casa é o convite da Mazda para apreciar a beleza dos detalhes, a filosofia que reflete a alma do movimento através do seu design. Esta obra funde elementos naturais como o barro, moldados pela mão do homem, criando uma experiência sensorial. O espaço valoriza um ofício que se pratica há mais de cem anos e que reflete o espírito dos mestres artesãos Takumis. (Yara Virreira)
24/01 - Daniela Lira e Gonzalo Castillo - Estudio del Fotógrafo. Materiais de textura relacionados à pedra, madeira e paisagismo dão conta da harmonia do projeto. (Sebastian Aparicio)
25/01 - Marilú Salcedo - El Estudio de la Pastelera. Este é um espaço que promove o bem-estar e a felicidade no dia-a-dia. O ambiente é real e simples, é caloroso, acolhedor e o chef confeiteiro gosta. Materiais como fibras naturais e horta proporcionam um toque orgânico e uma sensação de calma. O espaço é ideal para quem procura um local para relaxar e desfrutar de um doce momento num ambiente harmonioso. (Yara Virreira)
26/01 - Diana Arce e Mariana Letts - Naturaleza Interior. Entrar nesta floresta é uma experiência sensorial que, através do som, cheiro, luz e vegetação, é capaz de nos resgatar da superficialidades do mundo externo. Entre pedras, matéria orgânica e plantas, este espaço encantado é um lugar para respirar, meditar e se refugiar na vegetação. (Yava Virreira)
27/01 - André Mulder e Liliana Sialer - Energía en el Balcón. A única linha amarela que atravessa o espaço não é apenas um elemento decorativo, mas, sim, uma representação simbólica da centelha criativo de cada um. É uma única linha, mas parece que tem vida própria, abrindo caminho entre as plantas de maneira precisa e caprichosa. As plantas são cuidadosamente dispostas para valorizar a varanda e proporcionar uma sensação de equilíbrio. Duas cadeiras e uma mesa de centro se destacam iluminadas em amarelo. Essa cor está associada ao energia. (Sebastian Aparicio)
28/01 - Diego Olivera - Time Out - Outlander. Este é um volume orgânico, sustentável e tecnológico, onde você encontra tempo para cuidar de si, preocupar-se com o seu corpo e com o seu interior. Time Out é aquele cantinho da sua alma reservado para tudo que você gosta: descanse e aproveite ao máximo. (Rodolfo Sotelo)
29/01 - Alessandra Mendoza e Bruno Binda - Jardín Outlander. "Vamos nos deixar levar, deixar que nossas emoções nos guiem, vamos decidir nosso caminho" - a proposta é oferecer diferentes percursos em alusão a essa liberdade que todos temos de escolher. É um jardim de introspecção para desconectar e conversar com a natureza. "É um convite para observar, para ouvir, no temperamento das rochas encontraremos a sabedoria oculta", dizem os profissionais. (Rodolfo Sotelo)
30/01 - Faouzi Jabrane e Yann Barnet - El Guadual. Este lounge ao ar livre convida você a conhecer, relaxar e revitalizar em uma atmosfera imbuída de serenidade e natureza. Um jardim onde o bambué o principal protagonista e se ergue como uma árvore para delimitar sutilmente os espaços, cuja folhagem oferece sombra durante o dia e se torna um refletor luminoso à noite. Em busca de uma estética Wabi-sabi, o design combina materiais naturais rústicos com produtos inovadores e soluções tecnológicas, em uma composição ao mesmo tempo imperfeita, quente e minimalista. (Sebastian Aparicio)
31/01 - Vicca Verde - Terraza de Madera Sostenible. O terraço exibe uma grande diversidade de espécies amazônicas do Peru que cercam e se conectam com as florestas e seu manejo sustentável. A exposição enfatiza a importância de fazer compras responsáveis de produtos de madeira de fontes legais bem manejadas, preferencialmente certificadas. Este espaço utiliza madeira certificada FSC e produtos de engenharia para otimizar o uso responsável da madeira, obedecendo a rigorosos padrões internacionais de qualidade. Projeto realizado com o apoio do Serviço Nacional de Florestas e Fauna Bravia - SERFOR. (Renzo Rebagliati)
32/01 - María Teresa Paredes - Felicidad. "Lembrar é viver de novo e este lugar evoca minha infância. Um espaço rodeado de arte, música, plantas, animais e livros, onde a cor se expressa com pureza, onde as pinturas contam a história da sua origem. Um ambiente irreal que encontra no mobiliário a forma de narrar um momento específico da minha vida como os almoços em família, as sestas no móvel junto à janela aberta, a estante cheia de memórias e as plantas que crescem ao nosso lado. Aqui estão as lembranças de uma vida inteira, aquelas cheias de felicidade", diz a profissional. (Yara Virreira)
33/01 - Yolanda Corvetto - La Viajera. É um espaço dedicado às mulheres apaixonadas por viagens, onde se pode ver um tapete em fibra de cana tecido pelo mestre artesão David Goycochea, assim como um mural pintado pela mestre artesã Shipiba Zoila Maynas. É uma iconografia milenar desta etnia que representa os caminhos percorridos e por percorrer. (Yara Virreira)
34/01 - Eliana Basma - Refugio de las Pléyades. Projeto da CASACOR Peru 2023. (Yara Virreira)
35/01 - Pía Cárdenas e Yuliana Santa María - Sushi Bar. A natureza que nos rodeia, as árvores, a pedra e a terra foram os principais elementos que inspiraram a criação do Sushi Bar. "Procuramos conceber um ambiente que esteja em harmonia com o entorno, que se diferencie pelos detalhes É assim que desenhamos um espaço onde a pedra cinzenta, o betão e a madeira, em tons claros e quentes, são os protagonistas, acompanhados por candeeiros tecidos em junco com um desenho único e escultural", dizem os profissionais. Este é um espaço equilibrado para desfrutar de bons momentos ao ar livre." (Sebastián Aparicio)
36/01 - Iván Segura, Llaneth Flores e Nathaly Chávez - Casa Samay. "Nosso projeto busca criar um espaço que transcenda e conecte nossa alma com a natureza. Cada corpo, criado com amor e dedicação, contém em si sua própria essência e energia, que nos fazem aproveitar a vida e valorizar tudo o que nos cerca, nossa história e nossas raízes", explicam os profissionais. Este é um espaço para quem quer realizar seus sonhos, inovar no cuidado com o mundo e deixar uma marca nele. (Sebastian Aparicio)
37/01 - Gisella Buendía - Loft del Curador de Arte Peruano. Um espaço elegante e minimalista, a morada de um homem sofisticado cuja paixão é colecionar objetos de arte. Os detalhes de design são criteriosamente escolhidos, a iluminação discreta e os trabalhos de arte dão um toque artístico e personalizado a todo o conjunto inspirado no monocromático, que é atemporal e elegante. O uso de uma única cor como protagonista combina sofisticação com criatividade e originalidade em cada detalhe. (Sebastian Aparicio)
38/01 - Luis Escobar, Marcia Lenz e Nicole Prutsky - Tiempo y Espacio. Hoje tornou-se crucial saber escolher as peças que nos rodeiam, que farão parte do nosso tempo e do nosso espaço; peças únicas, impressionantes, naturais e cheias de vida. O tempo e o espaço estão organicamente ligados como nós estamos com o meio ambiente - aqui, alcançamos um resultado único, unindo design, curadoria e paisagismo. (Sebatian Aparicio)
39/01 - Giancarlo Chacaliaza e Marco Chacaliaza - Grill Sustentable. Inspirado em um pesquisador botânico em busca de um lugar para alimentar seu corpo e alma, nasceu este espaço, que nos convida a refletir sobre como gerar nosso próprio alimento, aplicar tecnologia com responsabilidade e respeitar o meio ambiente. "Isso nos levou a projetar todos os móveis, explorando formas novas e modernas e acabamentos limpos com materiais ecologicamente corretos. O resultado é uma churrasqueira com estilo moderno e sustentável", dizem os profissionais. (Sebastian Aparicio)
40/01 - Marcia Lenz e Margarita Bracamonte - La Casa del Alma. “Meu corpo, minha alma, minha casa: este é um espaço onde você pode vivenciar o contato com a natureza sem abrir mão do conforto e do design de uma casa moderna, tecnológica e ecologicamente correta", explicam. É uma casa sem paredes, integrada ao meio ambiente, onde você pode apreciar a beleza ao seu redor, relaxar, desconectar na sua forma mais pura com vistas espetaculares e uma enorme sensação de liberdade. (Sebastian Aparicio)
41/01 - Augusto de Cossio - Escritorio del Coleccionista. O conceito do ambiente gira em torno da coleção de peças de arte, tanto pinturas e esculturas contemporâneas quanto peças clássicas dispostas de forma que a obra ganhe vida dentro do espaço, mostrando como a história convive com a modernidade em uma caixa clássica de objetos atuais. Destacam-se no conjunto um móvel central com aplicações metálicas, um abajur decorado com pedras naturais que conduz à escrivaninha com uma grande mesa de casca de árvore e tapetes da serra peruana. (Sebastian Aparicio)
42/01 - Dof Arquitectos - Habitáculo Zen. Pensado e desenhado para um homem solteiro com um gosto muito pessoal pela arte, música, natureza e introspecção. A proposta tem uma atmosfera serena cuja principal premissa é gerar uma experiência sensorial que não se reduza a um nível visual, mas que sons, aromas e texturas também façam parte do projeto. (Sebastian Aparicio)
43/01 - Eduardo Cabezas e Karen Lazarte - La Suite de Mia. "Nossa proposta é inspirada em Mia, uma mulher que personifica força, independência e elegância. Entendemos que sua rotina diária envolve uma série de atividades, desde trabalhar apaixonadamente em sua carreira até encontrar a paz através da meditação. Por isso, nosso conceito de design é moderno, sofisticado e requintado e se adapta a todos os aspetos do modus vivendi dinâmico da nossa protagonista", explicam os profissionais. (Sebastian Aparicio)
44/01 - Tania Cerrón - Ecohábitat Bambú. O bambu é beleza, força, flexibilidade, resiliência, amor e nobreza: uma fonte de inspiração junto com o ichu andino na criação do Ecohábitat, um refúgio para um casal apaixonado por arte e natureza que reserva alguns dias para se desconectar e meditar, valorizando, respeitando e sentindo o que a mãe terra nos oferece. (Rodolfo Sotelo)
45/01 - Lizette Miró Quesada e Vera Velarde - Amalgama. O ambiente propõe uma nova versão de lar em um espaço permeável capaz de unir dois estilos diferentes em um só lugar: uma casa com ares de campo e cidade capaz de nos transportar em simultâneo para os dois cenários. A ligação com a natureza se dá pela valorização dos materiais básicos e das formas tradicionais, conjugando-os com uma linha de mobiliário moderna, minimalista e com uma clara obsessão pelas curvas. (Yara Virreira)
46/01 - Gonzalo Herrera - La Vida del Olivo. É uma experiência única para os amantes da natureza e da beleza cênica. O espaço apresenta oliveiras em todas as fases do seu crescimento, desde pequenas mudas a árvores imponentes, há até azeitonas. A combinação de arte e música à luz de velas cria uma atmosfera envolvente, integrando o visitante à natureza. (Rodolfo Sotelo)
47/01 - Fernando Alvarez - Lab Studio. É um laboratório de inovação, liderado por jovens empreendedores, que procuram desenvolver o seu potencial através da gestão de espaços interligados para cada uma das fases do processo criativo e de prototipagem. O que se busca é transmitir, por meio do impacto das cores, texturas e do uso envolvente da tecnologia, o conceito de um espaço colaborativo jovem, dinâmico, lúdico e com personalidade. (Rodolfo Sotelo)
48/01 - Gabriela Guevara e María José Barbosa - Pabellon Ann Sullivan. Este projeto se centra na sensibilidade sensorial: desafiar o superestimulação do dia a dia e buscar reconectar o espectador com seus sentidos mais sutis, muitas vezes ignorados, bem como redescobri-los e reavaliá-los. Um espaço que se constrói na essência, na percepção e sentir através dos cantos da introspecção pessoal. É um prazer para refletir e explorar a profundidade de nossa conexão com si mesmo e com o mundo. (Rodolfo Sotelo)
49/01 - César Lee - Loft entre Árboles. Este loft corresponde ao desenho de uma pequena casa de campo. O projeto é uma viagem da modernidade da cidade ao rural do campo através das relações entre interior e exterior, materialidade, iluminação, visuais, vegetação, emoções e sentidos. (Rodolfo Sotelo)
50/01 - Lina Pastorelli - Restaurante Casacor. O restaurante encontra a sua inspiração na natureza, na sua majestosa árvore central que simboliza a vida e na energia que irradia no ambiente. O projeto busca se fundir com o ambiente permitindo a entrada de luz natural para criar um ambiente aconchegante e acolhedor. Deseja-se que os visitantes possam desfrutar da alimentação rodeados pela beleza e tranquilidade que a natureza oferece. É um ambiente único e harmonioso que reflete a filosofia da operadora Olivia. (Sebastian Aparicio)
51/01 - Lina Pastorelli - Sala de Vinos. A adega é o local perfeito para todos aqueles que procuram uma experiência única em torno do vinho. O design moderno e dinâmico da loja faz da exposição das garrafas a protagonista, criando um ambiente elegante, sofisticado e arrojado. Com uma vasta carta de vinhos de várias partes do mundo, a vinoteca oferece a oportunidade de desfrutar de um bom vinho num local muito acolhedor. (Sebastian Aparicio)
52/01 - Bárbara Biglieri e Marcela Vasquez - La Librería. Neste espaço, os sentidos articulam-se com um design funcional, criando uma linguagem própria arrojada e fresca onde o corpo e a mente se unem numa atmosfera cativante, que envolve o leitor ao mesmo tempo que o liga com a leitura de forma orgânica, lúdica e tecnológica. O design contribui para o despertar de uma sensação estética e espacial, gerando um equilíbrio entre materiais, formas e natureza. (Rodolfo Sotelo)
53/01 - Elmo Rubio e Orlando Espinoza - El Salón del Anticuario. Este espaço é palco de móveis e peças de diferentes épocas e estilos. Estas peças chegam aos nossos dias restaurandas e valorizandas porque têm história. Para que possam coexistir com os designs de interiores atuais. O vintage consciente é um sentimento de nostalgia que nos permite preservar algo usado ou que pertenceu à nossa família, conseguindo assim uma decoração com memória. (Rodolfo Sotelo)
54/01 - Diana Estabridis, Jaime Estabridis e Sandra Fernandini - Origen. A natureza é inata à nossa origem. É flexível, diversa e criativamente funcional. Neste espaço, esses conceitos se juntam para expor as peças de roupa de Sandra Fernandini e as histórias da sua origem. “Origem é o registro do que observo, das pessoas e experiências que marcam minhas certezas. É a minha própria linguagem criada a partir da minha necessidade inata de entender aquele mundo que vive dentro de mim”, explica. (Rodolfo Sotello)
55/01 - María Victoria Cerna - Jardinería circular. O paisagismo sustentável e regenerativo traz um portal circular que nos convida a uma jornada de linhas orgânicas, mosaicos ondulados e elementos como metal, água, terra e fogo, criando equilíbrio com forma, cor e movimento. Resíduos viraram jardineiras circulares e muros verdes, detritos e ervas daninhas são 100% compostados, em uma prática de zero desperdício. "Para fechar o círculo, calculamos a pegada de carbono e as emissões neutralizadas, sendo o primeiro projeto da CASACOR Peru com certificação Carbono Neutro", diz a profissional. (Rodolfo Sotelo)
56/01 - Carolina Roque - Minisuite De Campo. Este é um espaço para desligar da vida cotidiana, um refúgio onde um casal vive cercado pela natureza. Quer esteja de férias ou por períodos mais prolongados, esta mini-suíte tem espaços para estar, dormir, cozinhar, comer, meditar e descansar. Os ambientes são abertos, valorizando a luz natural e o oxigênio de um jardim que se funde e entra na casa. Materiais de texturas relacionados a pedra, madeira e paisagismo dão conta da harmonia do design. (Yara Virreira)
57/01 - Francesca Battilana - Cuidado, constancia y propósito. As plantas são seres vivos que se comunicam, crescem, se desenvolvem e se reproduzem diante de nossos olhos: as plantas são uma terapia. Este espaço é um refúgio de conexão com elas, onde podemos cuidar uns dos outros, ser constantes e entender nosso propósito. O espaço interior é cálido e reflete elementos e cores da natureza, onde impera a perfeição imperfeita. Ele convida à contemplação de cada detalhe do seu passeio com peças feitas sob medida e plantas orgulhosamente arranjadas. Lá dentro, vamos aprender sobre resiliência e convivência com o meio ambiente. (Rodolfo Sotelo)
58/01 - Porfirio Castro - Entre "Palos y Papelillos". É um espaço feito inteiramente de palitos de madeira que o torna bastante sustentável, um ambiente que nos convida a questionar se o uso de materiais industrializados e contemporâneos é necessário na construção de espaços de convivência. O designer apresenta-nos uma proposta moderna, criativa e natural com materiais de fácil instalação e manutenção e sobretudo versáteis e os tons de madeira complementam a arquitetura existente. (Rodolfo Sotelo)
59/01 - José Carlos Fernández e Pablo Fernández - Sosiego bajo el árbol - Vínculo Canino. O projeto é voltado para àquela pessoa que encontra beleza no simples e no natural. É um espaço de tranquilidade e descanso para compartilhar com o pet. O habitar pode ser entendido como um espaço íntimo de nós mesmos como parte da corporeidade estendida em um sistema formado por uma materialidade em diferentes estágios. Propomos o diálogo entre a árvore, sua copa repleta de folhas e a madeira com diferentes graus de intervenção. Um sistema que acolhe, acalma e convida à contemplação. (Rodolfo Sotelo)
60/01 - Karla Sánchez e Valentino Sibadon - Abrazo De Bienvenida. É um espaço criado para acolher quem chega, tendo em conta as novas exigências de purificação e limpeza adquiridas nos últimos tempos. Os seus criadores repensam uma síntese da casa, onde convivem em família, mantendo códigos cromáticos e estéticos pessoais, combinando grandes áreas de cor, detalhes de matérias-primas, pedra, cimento e luz e criando um espaço funcional e escultórico ao mesmo tempo tempo. (Sebastián Aparicio)
61/01 - Mari Cooper - Aires del desierto. Projeto da CASACOR Peru 2023. (Yara Virreira)
62/01 - Fiorella Henriquez - Jaque Mate. Nesta sala de jogos pensada para adultos, a paixão pelo xadrez se funde com um ambiente sofisticado e diversificado. Suas texturas e cores equilibram o clássico e o contemporâneo, enquanto a iluminação e o mobiliário de design proporcionam conforto e estilo. Com uma vasta oferta de jogos e trabalhos artísticos, este espaço torna-se um refúgio para os amantes da estratégia e da arte. Não é apenas um espaço físico, mas sim um palco que lhe permitirá criar memórias e experiências. (Yara Virreira)