CASACOR Peru 2016: 2 joias da arquitetura local com 32 espaços

O encontro entre tradição e modernidade inspira os 32 ambientes de CASA COR PERU, em mais uma edição que restaura duas joias da arquitetura local

Por Luciana Andrade Atualizado em 13 abr 2021, 11h30 - Publicado em 30 set 2016, 16h27

Não existe modernidade sem tradição. Esta é uma das mensagens de CASACOR Peru, que há 21 anos assume o propósito de restaurar joias da arquitetura local a cada edição. Neste ano não poderia ser diferente: a Casa Mujica e a Casa Paz Soldán, no centro da capital Lima, foram as sedes escolhidas e passadas a limpo pelos 50 profissionais participantes. A primeira, construída no início do século 20, abriga 18 ambientes com uma essência contemporânea e inovadora; a segunda, a poucos metros, é ainda mais antiga e data do século 15, na época da colonização espanhola. Nela, 14 ambientes oferecem uma experiência singular, ao sobrepor camadas de temporalidades e estilos.

Pátios, saguões, cozinhas privadas e outras estruturas revelam antigas formas de morar. Elas ganham nova versão com materiais, cores e design que visitam várias épocas, desde o neoclássico aristocrático francês até o minimalismo e o industrial, incluindo as charmosas décadas de 1950 e 1960 neste percurso. Também não faltam referências às tradições peruanas no artesanato e a presença da madeira – a matéria-prima é a favorita durante vários séculos e se transforma diante dos olhos dos visitantes. Essa mistura parece improvável, mas faz todo o sentido nestes projetos que narram um passado presente, como você confere na galeria de imagens acima!

SERVIÇO CASACOR PERU 2016

QUANDO?

30 de Setembro a 1º de Novembro de 2016

ONDE?

Casa Mujica/Casa Paz Soldan

Jirón de la Ynion 1038, Jirón de la Ynion 1039

Continua após a publicidade
Publicidade