CASACOR
Notícias, Ambientes

CASACOR Pernambuco 2019: 37 espaços para sentir e viver a casa

A mostra repete o endereço do ano passado, ocupando um casarão da década de 30 até o dia 3 de novembro

Por Redação

Atualizado em 14 set 2019, 10:00 - Publicado em 14 set 2019, 10:00

03 min de leitura

(Denilson Machado/)

ANDRE

01/36 - Espaço Zen Deca - André Carício. Partido do branco, o espaço homenageia o artista plástico recifense Francisco Brennand. Linhas limpas e geométricas, ladeadas pela neutralidade dos tons, iluminam suas peças e dão valor às tramas em fibra natural, ao trabalho artesão e ao imperfeito da filosofia japonesa wabi sabi. Envolvido por um espelho d'água, o espaço dispõe de tecnologia de automação como contraponto. (Denilson Machado)

GARAGEM 1

02/36 - Garagem Gourmet Lexus - Daniela Pessoa e Fabiola Occenstein. Além de uma garagem, o projeto procura se reinventar, em uma expressão significativa de arte e design. Elementos da natureza entram em harmonia com a tecnologia, em uma composição que se apoia no preto inspirar inovação. (Denilson Machado)

JULIANA

03/36 - Terraço Ametista - Juliana da Mata Arquitetura. Uma caixa de vidro e madeira se integra à natureza circundante e compõe um espaço de terraço com estar, deck, piscina, gourmet e jardim, totalizando 150m2. As nuances da pedra ametista foram o ponto de partida, com o tom da piscina inspirado em um rio. O acolhimento que marca os projetos da arquiteta pode ser observado no mix de móveis de design e peças de arte popular, tornando o ambiente um convite ao relaxamento. (Denilson Machado)

sala-de-jantar_marylia-nogueira_PE_2019_Denilson-MACHADO

04/36 - Sala de Jantar - Marylia Nogueira. A Sala de Jantar do casarão abre as portas para artistas locais como Daniel Cavalcanti e André Nobrega, como um grande salão de arte. O mobiliário contemporâneo assinado por Marylia Nogueira abraça peças de referências afetivas do morador. Com cores suaves, é o ambiente de receber a família com elegância e personalidade. As luminárias de Jader Almeida, em conjunto com o jogo cênico luminotécnico, harmoniza com os tons, texturas e delicadeza sem excessos. (Denilson Machado)

PMZ

05/36 - Casa Conectada LG - PMZ Arquitetura. Regionalismo e tecnologia entram em contato no ambiente, que entende a contemporaneidade ultraconectada e não se esquiva do seu compromisso com o instantâneo, mas retoma o contato com o verdadeiro, conceito fundamental para a arquitetura. Assim, apóia suas texturas na palha, na pedra e madeira natural, plantas nativas e fibras – um amparo ao desejo de uma vida mais saudável. (Denilson Machado)

VIVIX 1

06/36 - Restaurante Vivix - Dubeux Vasconcelos Arquitetura. O restaurante foi inspirado nos contornos de um cubo mágico e envelopado por vidro, que ora reflete o verde do entorno, ora explode luz. O terraço e o espelho d’água integram os ambientes interno e externo em total harmonia com o paisagismo. A contemporaneidade do projeto se revela na construção sustentável, com uso de materiais naturais. O mobiliário e a iluminação foram assinados pelos arquitetos. (Denilson Machado)

M2

07/36 - Sala de Brincar - Studio M2 Arquitetas. Projetada para estreitar os laços entre pais e filhos, a Sala de Brincar traz a criança como protagonista. O espaço foi pensado para estimular a criatividade, explorando diversas brincadeiras e o design lúdico e afetivo. Os detalhes refletem o conceito do ambiente, o piso inicia a brincadeira, com a caça ao tesouro, a casa na árvore conecta a infância de pais e filhos, para mergulhar juntos no mundo da imaginação. (Denilson Machado)

POLIGONUS 1

08/36 - Cinema Zafiro - Poligonus Arquitetura. Luz, imagem e som perfazem uma experiência única, que traduz a essência do cinema. O caminho traçado pela incidência da luz, revelado a partir de uma composição de cobogós, conduz o visitante através de circuito sensorial, que combina acústica e uma potente tela de duzentas polegadas. (Denilson Machado)

sala-de-convivio_ju-nejaim_PE_2019_Denilson-Machado

09/36 - Sala de Convívio - Ju Nejaim Arquitetura. A proposta do ambiente é ser um refúgio para a família, um local para ler, apreciar um café ou ver filmes. A natureza aparece na sala em uma composição de fotos de Bruno Lima, que formam a copa de uma árvore. Os tons branco, verde escuro e a madeira, dão aconchego ao ambiente. (Denilson Machado)

MALVIM 1

10/36 - Sala Motriz - Albuquerque + Malvim Arquitetura. Uma sala versátil dedicada à convivência, à contemplação de obras de arte e à leitura. O ambiente possui uma atmosfera contemporânea com as paredes envelopadas por painéis de madeira, que aquecem e emolduram a cena. A iluminação pontual confere conforto e efeito cênico para as peças de arte, objetos de decoração e mobiliário. (Denilson Machado)

GABRIELA

11/36 - Lavabo da Praça - Gabriela Coutinho. Único banheiro funcional da mostra, apresenta uma solução criativa de uma caixa dentro de outra, que se destaca por ser fora do tradicional. Cinza e preto são as matizes predominantes no ambiente, que conta com cubas de design, elementos de arte popular e peças contemporâneas. (Denilson Machado)

ROMERO 1

12/36 - Estar com Gourmet e Adega - Romero Duarte e Arquitetos. Um generoso living em que o protagonista é o sofá em L, que orienta a disposição dos outros móveis na cena. Moderno, o ambiente é complementado por uma área gourmet, que se integra a uma bancada de bar e adega, propícias para o receber. No lado externo, a estrutura oxidada equilibra a delicadeza das plantas e valoriza uma escultura de Wandenkolk Tinoco. (Denilson Machado)

CASA

13/36 - Sala Íntima - Casa Arquitetura. O ponto de partida do projeto foi a composição de um espaço onde o morador se sinta à vontade e acolhido na companhia de seus objetos afetivos que guardam carinho e lembranças. O ambiente é ideal para relaxar, desconectar, ouvir música, ler, refletir, meditar, dar boas risadas e receber os amigos e familiares mais próximos. A sala traz o gosto pessoal e alma de quem o desfruta, deixando uma atmosfera de emoções positivas e reconfortantes. (Denilson Machado)

ilha-de-ferro_clarisa-lopes_PE_2019_Denilson-Machado

14/36 - Sala Ilha do Ferro - Clarrisa Lopes. Prestando uma homenagem à arte popular brasileira, o espaço leva o nome do povoado do interior de Alagoas. O ambiente traz uma estética bucólica com a proposta de unir os dois mundos: o contemporâneo e o primitivo. O objetivo é destacar a cultura rústica aliada a móveis assinados por designers brasileiros consagrados. (Denilson Machado)

ARQUIMULTI

15/36 - Espaço do Sentir Arauco - ArqMULTI. Integrado, o ambiente equilibra materiais rústicos e cores delicadas, e aposta nesta contraposição para dar o tom do mobiliário, que conta com peças contemporâneas e texturas naturais. Funcionalidade é uma das premissas da composição, que brinca com os sentidos sem perder a natureza do bem-estar. (Denilson Machado)

AS FERREIRAS

16/36 - Loft de Campo - AS FERREIRAS Arquitetura. Instalado em um contêiner marítimo, o loft propõe uma construção rápida, funcional e sustentável. Treliças em MDF dão o tom da decoração, além de suavizar a iluminação. A madeira desponta como revestimento principal do ambiente, que recebeu isolamento térmico e acústico, ideal para uma pequena família. (Denilson Machado)

ME

17/36 - Joalheria ME - Elisa Coelho Arquitetura. A fachada brinca com pesos e preenchimentos através de elementos verticais que percorrem as paredes. O projeto abriga a loja ME, por Duda Queiroz, determinante para a escolha do revestimento, que remete às pedras preciosas. Elegância e atemporalidade estão presentes nas tonalidades branca e preta, em estética minimalista. (Denilson Machado)

sala-de-vinho_carol-azevedo-jose-roberto-gouveia_PE_2019_Denilson-Machado

18/36 - Sala do Vinho - Carol Azevedo e José Roberto Gouveia. Pensado como um espaço de múltiplas funções, o ambiente contempla da guarda de vinho à degustação. Com materiais cuidadosamente selecionados, a sala propõe funcionalidade e aconchego, além de experiência sensorial agradável, com contrastantes de cores, texturas e formas. (Denilson Machado)

BIONE

19/36 - Café Santa Clara - Sandra Bione Arquitetura. O café promove uma experiência, em que os visitantes possam tirar um tempo para apreciar os sabores e aproveitar o momento. São 40 m² de sustentabilidade e valorização do bem receber, que ainda contam com obras da artista plástica Anna Guerra. (Denilson Machado)

ARBOR 1

20/36 - Refúgio Arbor - Paulo Carvalho/Selvagen e Luiz Nogueira. O projeto propõe o contato com a natureza e traz inovações tecnológicas com soluções sustentáveis para uma experiência viva, interativa e sensorial. Madeira de reflorestamento, telhas de fibras vegetais e as cortinas produzidas com matérias-primas recicláveis criam o cenário para o refúgio, um local de escape, contemplação e reflexão. (Denilson Machado)

ANA MARIA 1

21/36 - Loja de Artesanato - Ana Maria Pedroz. A composição do projeto para a loja de artesanato optou por materiais neutros e traçado simples. A ideia é que o ambiente seja apenas suporte para dar destaque às peças do rico artesanato Pernambucano. O jogo de vitrines convida à entrada na loja, com mix de peças de mestres consagrados, jovens artesãos e mobiliário brasileiro, selecionados pela arquiteta em parceria com o Centro de Artesanato de Pernambuco e o Sebrae Pernambuco. (Denilson Machado)

ANA CRISTINA

22/36 - Living Coral - Ana Cristina Cunha. Criado para reunir amigos e família, o espaço emana tranquilidade do cimento queimado e o goiaba das paredes. A preocupação com o design e o mobiliário aconchegante são um convite para desacelerar, em uma linguagem na qual a familiaridade do toque se faz sentir e refletir. (Denilson Machado)

AMARAL

23/36 - Estúdio da Empreendedora - Amaral Tenório + Arquitetos. Uma proposta para se reentender mulher: esta é a linha mestra do ambiente, que foi inspirado em doze ícones femininos. O estúdio de 40 m² tem todos seus espaços integrados, e reflete a funcionalidade que uma mulher moderna e independente precisa. Fugindo do rosa, aposta em tons terrosos para dar maturidade à composição. (Denilson Machado)

ADRIANA 1

24/36 - Novo Quintal - Adriana Diniz. A profissional criou um espaço lúdico, com ambientação colorida, onde as crianças possam ter contato com a natureza sem a interferência da tecnologia. No Novo Quintal as crianças são livres para desenvolver, explorar, descobrir e resgatar a alegria do brincar. Habilidades cognitivas, emocionais e motoras são estimuladas com recursos e profissionais que estimulam a invenção, a curiosidade e a imaginação. (Denilson Machado)

CD 1

25/36 - Sala Do Profeta - C&D Arquitetura. “... O vinho ensinou-me o respeito pela natureza, pelas diferenças e o valor dos detalhes napreparação. O trabalho está por trás do sucesso e, depois do processo de transformação, está a coisa mais linda da vida” (Hernanes, o profeta). Esta máxima é de Hernanes, espetacular jogador de futebol. De sua passagem por clubes italianos, tirou sua paixão e conhecimento pelos vinhos, que o ambiente. É uma celebração às conquistas deste ícone do futebol brasileiro. A paleta de tons terrosos, madeira, pedras naturais e o couro verde remetem à natureza, à terra, e à força. (Denilson Machado)

DIOGO

26/36 - Office Bar CASACOR - Diogo Viana Arquitetos. São 33 m² com a atmosfera da paleta “blush”, tons corais. O espaço é ponto de encontro para tratar de negócios, com mobiliário corporativo, modulares e flexíveis. Um apoio de bar, onde a cerveja é a atração principal, usa a excentricidade da pedra exclusiva Elegant Brown e iluminação cênica. Uma parede em alto-relevo feita com peças cimentícias hexagonais dão identidade ao projeto, junto estantes feitas com vergalhões de aço. Destaque para os cobogós Mãos, dos Irmãos Campana. (Denilson Machado)

CEPE 1

27/36 - Livraria CEPE - Baaus Arquitetos. O projeto da livraria, assinado por Aline Fernandes e Bárbara Morato, teve como inspiração afigura do oleiro. Espiritualmente, o oleiro representa a criação do homem a partir do barro, material usado de forma criativa pelas arquitetas como protagonista do espaço. Sua beleza e rusticidade reforçam o regionalismo e preparam a moderna livraria para receber o especial acervo da Companhia Editora de Pernambuco. O espaço conta ainda com uma acolhedora área externa, onde visitantes podem ler. (Denilson Machado)

LEAO 1

28/36 - Loft Raízes - Ademar Leão Arquitetura. O Loft Raizes traz um conceito moderno e contemporâneo e com inspiração em elementos,tramas e texturas do sertão. Como ponto de partida do projeto de ambientação, as peças do Mestre Aprígio, da cidade de Ouricuri, e o característico painel de “Varas de Faxina”, como é conhecido no Sertão, elaborado pelo pai do arquiteto. Elementos rústicos, como o cimento queimado, e o acolhimento da Madeira arrematam o projeto. (Denilson Machado)

CAROLINA 1

29/36 - Sala de Estudos do Casal - Carolina Bonetti. Em sintonia com as necessidades da atualidade, esta sala recebe quem deseja dedicar seutempo ao aprimoramento de seus conhecimentos ou simplesmente trabalhar em casa. A partir de sua base neutra, que compõe e harmoniza com o mobiliário solto arrojado, texturas, obras de arte e móveis planejados feitos sob medida, o espaço conta com o equilíbrio perfeito entre funcionalidade, conforto e atemporalidade. (Denilson Machado)

BRUNA

30/36 - Projeto Luminotécnico Jardim - Bruna Melquíades. Bruna Melquíades usou como pontos de partida do projeto luminotécnico, a entrada principal, com mix de iluminação geral e pontual, com o objetivo de valorizar a obra de Derlon, e a praça central, onde a luz cria uma aconchegante área de circulação e convívio, valorizando o paisagismo e o espelho d’agua. Ainda foram instaladas luminárias para destacar as copas das árvores centenárias. O resultado é uma iluminação em harmonia com o paisagismo e o agenciamento da casa. (Denilson Machado)

ZEZINHO 1

31/36 - Sala de Sonhar - Turíbio e Zezinho Santos. O projeto propõe uma pausa para a contemplação, vivência e reflexão em meio ao percurso da mostra. Com um projeto contemporâneo, a dupla mescla peças artesanais com design assinado. Em destaque na parede, um mural leva o visitante para o universo onírico. O desenho sugere uma fantasia sobre o papel de parede de nuvens. (Denilson Machado)

RAFAELA 1

32/36 - Loft Morhar - Rafaella Bittencourt. Paredes de concreto e uma generosa bay window trazem a urbanidade para dentro do loft, que valoriza a cultura com obras de Marcelo Silveira, Márcio Almeida e Marcelo Sofá. Os 44 m² aliam tecnologia e arte em uma estética industrial. Destaque para o mobiliário de Gustavo Bittencourt e Guilherme Torres. (Denilson Machado)

DIP

33/36 - Bilheteria e Lounge de Entrada - DiP Studio Arquitetura. Um encontro entre arte e natureza toma forma logo na entrada da mostra. A curadoria priorizou telas de artistas pernambucanos, que cedem o destaque aos troncos retorcidos in natura com ar de intervenção artística. Um espaço funcional, que encontra em uma paleta cinza próxima ao cimento queimado uma forma de transmitir conforto. (Denilson Machado)

PORTONEVES

34/36 - Copergás Gourmet - PORTONEVES Arquitetura. Os olhares logo se voltam para a arte atribuída à parede principal, que reúne diferentes tonalidades de azul reveladas por pergolado vertical que se estende por todo o teto. Em diálogo entre arte e design, o espaço foi concebido para receber os visitantes com a sofisticação do mobiliário contemporâneo. (Denilson Machado)

sala-de-receber_nejaim-azevedo_PE_2019_Denilson-Machado

35/36 - Sala de Receber - Nejaim Azevedo Arquitetos associado. Um espaço para receber os amigos, seja para um jantar, um bate-papo ou uma partida de sinuca. Essa é a inspiração do projeto, que oferece dois ambientes integrados para a convivência, as salas de estar e jantar. O amanhecer de uma floresta tropical representada no painel “Botánico Mañana”, do Designer espanhol Jose Manuel Hortelano-Pi traz acolhimento e aconchego. (Denilson Machado)

ESTUDIO NOI 1

36/36 - Varanda do Salão - Estúdio Noi Arquitetura. A concepção é de um ambiente contemporâneo e aconchegante, buscando explorar as diversas possibilidades de uso e vivência para o espaço. O mobiliário mistura descontração e requinte e foi pensado para reunir a família. O tom verde folha predomina e produtos com texturas naturais reintegram e resgatam à natureza. Destaque para mobiliários e obras de arte com estilo regional, que dão ainda maisidentidade ao projeto. (Denilson Machado)

A CASACOR Pernambuco abre sua 22ª edição exibindo aos visitantes o que é mais atual em tendências, tecnologia, mobiliário, materiais, design de interiores e paisagismo no Recife. A mostra repete o endereço de 2018, ocupando o casarão da década de 30 na Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte, até o dia 3 de novembro. Serão 51 dias de programação variada, com entretenimento, eventos de gastronomia, conteúdo, saúde, experiências, atrações culturais, ações sociais e muitos encontros. O circuito assinado pelo arquiteto Mário Santos promete surpreender, com roteiro completamente diferente do ano passado em cinco mil de área. As mudanças vão desde o posicionamento do acesso, que ganhou boas-vindas com um mural de 70 assinado por Derlon Almeida , até o ponto da piscina e seu deck. Outra novidade é que o interior da casa será ocupado por um mix de salas em várias versões: para jantar, sonhar, estar, ouvir música, ler, beber vinho, relaxar ou conviver com a família. No total, 37 ambientes, mais de 60 profissionais e 86 parceiros envolvidos nos bastidores do projeto. Este ano, as franqueadas Carla Cavalcanti e Isabela Coutinho optaram por continuar na Zona Norte do Recife, onde está a maioria dos imóveis preservados da capital. “Contamos com o apoio do Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural do Recife (DPPC) e podemos dar a nossa contribuição, recuperando e devolvendo vida a casas icônicas da nossa cidade”, comemoram. CASACOR Pernambuco 2019
De 14 de setembro a 03 de Novembro Terça a Sexta-Feira – 16h às 22h (Acesso até 21h) Sábados – 13h às 22h Domingos e Feriados – 13h às 21h Onde? Casarão 17 de agosto Av. Dezessete de Agosto, 1112 - Parnamirim Recife - PE Quanto? R$ 50,00 Inteira R$ 25,00 Meia-Entrada R$ 35 Profissionais da área R$200 Passaporte Ingressos disponíveis para compra na bilheteria e no site casacorpe.byinti.com.