De portas abertas a partir de 12 de abril, a CASACOR Bolívia inicia em grande estilo o calendário das mostras neste ano
Atualizado em 05 jun 2017, 15:32 - Publicado em 12 abr 2017, 08:00
TEA GARDEN - CARLA BLANCO, JOSELYNE ADAD E LUIS EDUARDO AÑEZ. Os princípios de Kazuo Shinohara e o Jardim Botânico de Cingapura orientam o projeto, com suas três estruturas metálicas chamadas “Árvores de Bromélias”. O lago é percorrido sobre placas em madeira, ressaltando o contato com a natureza para favorecer o relaxamento e a meditação. (Alvaro Mier/)
01/43 - TEA GARDEN - CARLA BLANCO, JOSELYNE ADAD E LUIS EDUARDO AÑEZ. Os princípios de Kazuo Shinohara e o Jardim Botânico de Cingapura orientam o projeto, com suas três estruturas metálicas chamadas “Árvores de Bromélias”. O lago é percorrido sobre placas em madeira, ressaltando o contato com a natureza para favorecer o relaxamento e a meditação. (Alvaro Mier)
02/43 - PASEO DE LAS ARTES - CARLOS BLANCO E PAOLA MONFORT. Um desenho monumental e ao mesmo tempo permeável, que permite apreciar o entorno. Com essa ideia em mente, a dupla criou uma estrutura e um paisagismo que dirigem o olhar do visitante para apreciar a arte em seus melhores ângulos. (Alvaro Mier)
03/43 - LA COCINA PRINCIPAL - ELIANA CÉSPEDES E NATALIA CRONEMBOLD. O espaço se desenha a partir de volumes flutuantes e linhas retas, que colaboram para a sensação de amplitude e de mais altura. Os tons claros de móveis e papéis de parede conferem uma atmosfera glamourosa e romântica, que tornam o lugar mais receptivo. (Alvaro Mier)
04/43 - RICON DE BUDA - BETTY IBAÑEZ. Água, fogo, terra, madeira e metal se revezam na composição, que passeia entre o contemporâneo e o minimalismo. Houve um cuidado especial com o paisagismo e com os princípios do Feng Shui. (Alvaro Mier)
05/43 - SALA PRINCIPAL - CAROLINA RIVERO, LILIANA RIVERO E RUDY RIVERO. O bronze é uma das apostas da dupla para este ano, com certo apelo art déco. A madeira aquece a composição, que também traz as cores cálidas dos quadros de Fabricio Lara e José Moreno.SALA PRINCIPAL - CAROLINA RIVERO, LILIANA RIVERO E RUDY RIVERO. O bronze é uma das apostas da dupla para este ano, com certo apelo art déco. A madeira aquece a composição, que também traz as cores cálidas dos quadros de Fabricio Lara e José Moreno. (Alvaro Mier)
06/43 - EL PATIO - CAROLINA STEIGLEDER E OLIVIA MORENO. A decoração é limpa e o paisagismo apenas retoca o que a natureza produziu, com várias palmeiras. O espaço de leitura fica ao ar livre (embaixo de uma árvore, à esquerda) e tem a privacidade garantida. (Alvaro Mier)
07/43 - MISTICISMO TROPICAL - NATALA MUSILLO. Neste ambiente de 340 metros quadrados, um dos destaques é o jardim vertical de 30 metros de altura, que abriga mais de 20 espécies vegetais diferentes. (Alvaro Mier)
08/43 - CASA DE DESCANSO - SIRIA GARCIA. Com 275 metros quadrados, a casa foi construída em apenas 20 dias e traz uma estrutura metálica. O chão em cimento queimado, as paredes de tijolos, o teto em madeira e os desenhos que permeiam as grandes superfícies criam um verdadeiro refúgio - e são elementos em comum de vários ambientes, reforçando a integração entre eles. (Alvaro Mier)
09/43 - CASA DE DESCANSO - SIRIA GARCIA. Com 275 metros quadrados, a casa foi construída em apenas 20 dias e traz uma estrutura metálica. O chão em cimento queimado, as paredes de tijolos, o teto em madeira e os desenhos que permeiam as grandes superfícies criam um verdadeiro refúgio - e são elementos em comum de vários ambientes, reforçando a integração entre eles. (Alvaro Mier)
10/43 - CASA DE DESCANSO - SIRIA GARCIA. Com 275 metros quadrados, a casa foi construída em apenas 20 dias e traz uma estrutura metálica. O chão em cimento queimado, as paredes de tijolos, o teto em madeira e os desenhos que permeiam as grandes superfícies criam um verdadeiro refúgio - e são elementos em comum de vários ambientes, reforçando a integração entre eles. (Alvaro Mier)
11/43 - CASA DE DESCANSO - SIRIA GARCIA. Com 275 metros quadrados, a casa foi construída em apenas 20 dias e traz uma estrutura metálica. O chão em cimento queimado, as paredes de tijolos, o teto em madeira e os desenhos que permeiam as grandes superfícies criam um verdadeiro refúgio - e são elementos em comum de vários ambientes, reforçando a integração entre eles. (Alvaro Mier)
12/43 - MACONDO - ROBERTO FRANCO. Como na obra do escritor Gabriel Garcia Marquez, Macondo é um lugar saído da imaginação. Franco mostra que é possível utilizar peças de grandes dimensões em espaços pequenos e organiza quatro planos dispostos de diferentes formas. Eles são revestidos em mármore, cerâmica e vidro, com um marcante grafismo no chão - tudo envolvido, claro, pela exuberante vegetação. (Alvaro Mier)
13/43 - SUITE DE LA DIVA - ALEJANDRA REYES, FERNANDO JUSTINIANO E MARÍA BELÉN MORENO. O trio partiu do estilo clássico para alcançar uma atmosfera glamourosa, com texturas sofisticadas na tapeçaria, na roupa de cama, nos detalhes metalizados e itens bem trabalhados, como o gesso do teto que sustenta o grande lustre. Lady Di, Carolina Herrera e Madonna são ícones de várias épocas que serviram de inspiração. (Alvaro Mier)
14/43 - BAÑO DE VISITA - ROSARIO GUTIÉRREZ K. Para quebrar a rigidez, o teto e algumas regiões das paredes cederam lugar à treliça em madeira, que também substitui o rodapé em determinados pontos. Painéis de madeira e tijolos se intercalam, contracenando com outras paredes revestidas em papel e placas 3D. (Alvaro Mier)
15/43 - EL BIBOSI DE LOS DESEOS - GABRIELA GREINER E NATALIA PEREYRA. Bibosi, em espanhol, é o nosso famoso Ficus. A imensa árvore cresceu abraçando uma antiga fonte de água, acessada pela pequena ponte ladrilhada em adobe. Para delimitar o espaço de 235 metros quadrados, também foi instalado um muro verde, em madeira reciclada. (Alvaro Mier)
16/43 - COMEDOR DE DIARIO - ROCIO RODRIGEZ. As escolhas da arquiteta vão na direção do brilho. Detalhes em prata e dourado, espelhos e móveis laqueados afirmam a sofisticação, enquanto a madeira e algumas cores quentes criam um ambiente para ficar durante bastante tempo. Para arrematar, papel de parede do estilista Roberto Cavalli. (Alvaro Mier)
17/43 - MI PEDACITO DE CIELO - IRIS ROJAS E TAYNARA WAZILEWSKI. Cinzas e beges são a base de um quarto contemporâneo para o bebê, sob o céu estrelado. No piso, os grafismos também fogem do comum. Somam-se móveis laqueados em branco e detalhes em vidro e acrílico, que trazem leveza. (Alvaro Mier)
18/43 - LA SCRIVANIA DELLA PICCOLA - GLORIA MADARIAGA. A profissional, que estreia na CASACOR, conduz a uma casa na Toscana. Ali habita uma mulher ousada e romântica, que tem no escritório seu refúgio. Móveis em veludo, cores intensas, madeiras e pedras envelhecidas - além do sofisticado mármore que invade uma parede inteira - revelam uma ambientação que não se prende a um único estilo. (Alvaro Mier)
19/43 - LA SCRIVANIA DELLA PICCOLA - GLORIA MADARIAGA. A profissional, que estreia na CASACOR, conduz a uma casa na Toscana. Ali habita uma mulher ousada e romântica, que tem no escritório seu refúgio. Móveis em veludo, cores intensas, madeiras e pedras envelhecidas - além do sofisticado mármore que invade uma parede inteira - revelam uma ambientação que não se prende a um único estilo. (Alvaro Mier)
20/43 - LA SCRIVANIA DELLA PICCOLA - GLORIA MADARIAGA. A profissional, que estreia na CASACOR, conduz a uma casa na Toscana. Ali habita uma mulher ousada e romântica, que tem no escritório seu refúgio. Móveis em veludo, cores intensas, madeiras e pedras envelhecidas - além do sofisticado mármore que invade uma parede inteira - revelam uma ambientação que não se prende a um único estilo. (Alvaro Mier)
21/43 - LA SCRIVANIA DELLA PICCOLA - GLORIA MADARIAGA. A profissional, que estreia na CASACOR, conduz a uma casa na Toscana. Ali habita uma mulher ousada e romântica, que tem no escritório seu refúgio. Móveis em veludo, cores intensas, madeiras e pedras envelhecidas - além do sofisticado mármore que invade uma parede inteira - revelam uma ambientação que não se prende a um único estilo. (Alvaro Mier)
22/43 - BAÑOS EXTERIORES - ALEJANDRO LLOBET E CARLA GIMENEZ. O espaço, que também conta com área externa, propõe um contraste entre o natural e artificial. Para reforçar tal oposição, aposta na estética brutalista das pedras e itens opacos, que conversam com espelhos recortados e elementos metalizados. (Alvaro Mier)
23/43 - LA VINOTECA... PASIÓN POR EL VINO - LISSY AÑEZ, PATRICIA FIASCHETTI E VERÓNICA PAZ. Pedras naturais e tijolos se revezam nas paredes e tornam o espaço acolhedor, com um toque rústico. O metal é adicionado para contrastar, empregado nas estruturas cortadas a laser que se transformam em expositores de vinhos. (Alvaro Mier)
24/43 - EMPORIO CRUCEÑO - MARCELA PARADA, MOISÉS VILLAGÓMEZ E VALENTINA VIRREIRA. A arquitetura típica da cidade é respeitada e valorizada com a intervenção de treliças reticuladas. A nova estrutura criou um espaço de exibição original, que funde o rústico e o moderno. (Alvaro Mier)
25/43 - ESSENTIA SPA - IVÁN LENGSTORFF. O arquiteto pesquisou a cultura oriental e os elementos naturais para compor um espaço harmônico. A rigidez das linhas retas do painel em vidro e do deck em madeira é quebrada pelas formas curvilíneas da banheira, da mesa de apoio e do painel vazado que prolonga o contato com o verde. (Alvaro Mier)
26/43 - VESTIDOR - BAÑO SUITE - KATHERINE JORDÁN. “Meu espaço é inspirado nos 50 Tons de Cinza, mas com um enfoque de igualdade de gênero”, explica a profissional, que desenha um ambiente para o casal com espaços individualizados. Branco para ela e preto para ele, o que remete também ao Yin e Yang, do taoísmo. (Alvaro Mier)
27/43 - TOILETTE URBANO - SERGIO SUÁREZ. A ilusão de ótica com espelhos torna um espaço que seria comum muito mais intrigante. Conforme o visitante percorre o ambiente, descobre azulejos, pastilhados e um grafismo, com destaque para as novas linhas da Deca. (Alvaro Mier)
28/43 - RESTAURANTE - CARLOS A. PAREJAS E MARCELO PAREJAS. Esculturas de Juan Bustillos, a culinária da chef Nicole Wille e a própria arquitetura são manifestações de arte no projeto. O espaço compartilha as belezas naturais do jardim e é valorizado por materiais importados, como piso e azulejos vindos do Brasil, Emirados Árabes e Itália. (Alvaro Mier)
29/43 - BOSQUE DE TAMARINDOS - KARIN CARLSSON. Com 247 metros quadrados e várias árvores frondosas, Karin não teve dúvidas: criou um bosque sombreado com vocação de estar. Ela inseriu outras folhagens para trazer um clima tropical e investiu nos bancos de madeira em forma circular, que se integram visualmente ao entorno. (Alvaro Mier)
30/43 - PATIO URBANO - JOSÉ FREDDY VACA E ROLANDO SCHRUPP. Um arquiteto e um engenheiro se unem para inovar a partir da simplicidade. Estruturas em concreto sustentam redes e convidam a relaxar no espaço ao ar livre, em um delicado equilíbrio entre o tecido cru, o concreto cinza e o verde da exuberante natureza ao redor. (Alvaro Mier)
31/43 - COMEDOR PRINCIPAL - GABRIELA FLORES E MAYA MAC LEAN. Eclético, o estilo da sala de jantar assume a elegância dos móveis laqueados e destaca o contraste com a madeira natural, trabalhada em conjunto com a Kirah Design. Teto e paredes são construídos em camadas, valorizadas pela iluminação. O azul profundo se impõe nos detalhes e conecta todas as áreas. (Alvaro Mier)
32/43 - PARABANÓ - CARLOS X. ARAÚZ, ERWIN AMELUNGE E VERÓNICA MELGAR. Papagaios, periquitos e araras que habitam casinhas de argila inspiram o cenário, que funciona como um escritório que se estende até o happy hour. Tijolinhos, madeira e o piso invadido pela estampa de folhagens garantem o clima tropical do ambiente, vivenciado sob a generosa copa da árvore. (Alvaro Mier)
33/43 - BOSQUE URBANO - ANITA FERNÁNDEZ. O painel em aço compunha a fachada original e foi atualizado com a técnica do corte a laser. Outro tesouro que vem à tona é a textura das pedras naturais, cujo brilho foi realçado pela aplicação de mica nas paredes. (Alvaro Mier)
34/43 - SUITE DE HUÉSPEDES - EDUARDO BALDELOMAR. Paredes e teto na cor branca, além da escala de cinzas, unem visualmente a sala de banho, o estar (que também é quarto), closet e escritório. A proposta minimalista e racional é reforçada pelo mobiliário de apelo gráfico, com detalhes em alumínio preto. (Alvaro Mier)
35/43 - SUITE DE HUÉSPEDES - EDUARDO BALDELOMAR. A suíte de hóspedes foi instalada onde antes era a garagem. A função original foi mantida, bem como a ligação do conjunto ao restante da casa, mas o espaço de 108m2 foi redesenhado e ganhou ares de loft. O piso de concreto com textura natural alia resistência e estilo contemporâneo. (Alvaro Mier)
36/43 - BOLETERÍA - OSCAR ANGLARILL. Anglarill aplicou aço, vidro, pedras, porcelanato azul e outros materiais seguindo uma linguagem industrial. Mas a principal intervenção, que descaracteriza o contêiner, está no pergolado em ferro, que amplia visualmente a estrutura de 15 metros quadrados. (Alvaro Mier)
37/43 - BOLETERÍA - OSCAR ANGLARILL. Anglarill aplicou aço, vidro, pedras, porcelanato azul e outros materiais seguindo uma linguagem industrial. Mas a principal intervenção, que descaracteriza o contêiner, está no pergolado em ferro, que amplia visualmente a estrutura de 15 metros quadrados. (Alvaro Mier)
38/43 - POOL BAR DECA - ALEJANDRA IRIARTE. A linguagem industrial é traduzida em tubos, válvulas e torneiras da Deca, ressignificados de várias formas nos detalhes. (Alvaro Mier)
39/43 - POOL BAR DECA - ALEJANDRA IRIARTE. A dualidade do fogo em relação a elementos como água e ar inspira o espaço, setorizado em quatro piscinas conectadas, bar e lounge. As luzes acompanham o ritmo da música. (Alvaro Mier)
40/43 - GALERÍA FRACTAL - DIEGO G. ROCA E DIEGO LEITON. Nesta plataforma flutuante, linhas fragmentadas e irregulares delimitam vários módulos de exposição. O conceito fractal também conduz a iluminação, composta de eixos que se encontram e são complementados pelas linhas de sombra criadas por outros elementos. (Alvaro Mier)
41/43 - GALERÍA FRACTAL - DIEGO G. ROCA E DIEGO LEITON. Nesta plataforma flutuante, linhas fragmentadas e irregulares delimitam vários módulos de exposição. O conceito fractal também conduz a iluminação, composta de eixos que se encontram e são complementados pelas linhas de sombra criadas por outros elementos. (Alvaro Mier)
42/43 - ANTES DE CRECER - MARÍA EUGENIA MERCADO E RODRIGO JIMÉNEZ. Os móveis e cores deste quarto são pensados para crianças na faixa de dois a cinco anos de idade. A cama, por exemplo, é baixinha e de fácil acesso. Paredes também fazem parte da brincadeira, seja no papel com figuras de colorir ou no painel de escalada em pinus. (Alvaro Mier)
43/43 - CASA DE FIN DE SEMANA - TASSIANA OSHIRO. O espaço de 60 metros quadrados é criado a partir de dois contêiners, com todos os ambientes de uma autêntica residência, pensados para receber amigos e realizar eventos. Painéis em vidro de 4 por 8 metros são generosos o bastante para que a natureza faça parte dos interiores. (Alvaro Mier)