Em sua primeira edição, a mostra alia tendências internacionais e inspiração náutica
Atualizado em 16 mai 2017, 20:09 - Publicado em 14 mai 2017, 08:00
Loft Hanami - Joana B. Lunelli, Juliana J. Daniel e Cláudio Saladini. O projeto utiliza estrutura de conteiner nas lajes e paredes, o que reduz tempo de obra e os resíduos. As generosas esquadrias em PVC favorecem a entrada de luz natural, para um baixo consumo de energia. Da parede ao teto, a sala revestida com painéis melamínicos cria uma base sofisticada para a ambientação.(Lio Simas/)
01/32 - Living Salon Gris - Caroline Oenning e Luiz Gustavo Schmidt. Cozinha e sala de jantar são integrados, mas contam com sutil separação da sala de estar, com painel de estrutura metálica acobreada. Ele é apoiado no aparador em corian e laca, que inclui uma champanheira. Acabamentos com brilho e texturas rústicas se intercalam, mas os materiais naturais predominam, como a madeira do pórtico que abraça o sofá. (Lio Simas)
02/32 - Estar Gourmet - Tufi Mousse. Neste ambiente de 110 m², o arquiteto elege a cozinha como centro das atenções e ponto de encontro, como nas antigas casas. Mas aqui a proposta é vanguardista, traduzida em materiais como metal, cerâmica vitrificada e um toque de madeira para aquecer. (Lio Simas)
03/32 - Home Cinema - Renata Pisani e Florence Batistella. Decoração neutra e detalhes na cor azul - afinal, a ideia é relaxar sem esquecer da proximidade do rio. Sofá e chaise com design italiano tornam o espaço confortável, somados às paredes revestidas em madeira melamínica e papel com textura. A leveza do resultado dá impressão de mais amplitude nestes 25 m². (Lio Simas)
04/32 - Lounge Renault - Bruno Colle. O concreto aparente vem associado às formas retas, neutralizando o cenário para destacar o automóvel. O Captur também é valorizado pelo projeto luminotécnico, que inclui 60 pendentes e mais de 10 projetores. (Lio Simas)
05/32 - <span style="font-weight: 400">Refúgio Deca - Fernanda Consonni e Priscilla Borges. Neste refúgio urbano, as linhas curvas do mobiliário quebram a arquitetura angular do ambiente. Em primeiro plano, a icônica poltrona FDC1, criada em 1939 por Flávio de Carvalho.</span> (Lio Simas)
06/32 - <span style="font-weight: 400">Refúgio Deca - Fernanda Consonni e Priscilla Borges. Com 110 m² internos e 70 m² externos, o espaço se amplia em grandes vãos e esquadrias de pé direito duplo, que aproveitam ao máximo a luz natural. Tudo para transformar o ambiente num oásis dentro da cidade.</span> (Lio Simas)
07/32 - Lavabos Funcionais - Elaine Gurevich e Evandro Cruz. A beleza natural do mármore translúcido com iluminação embutida se impõe no ambiente de 35 m². O material também está na bancada lapidada, com cubas encaixadas e metais dourados para complementar. Além da sofisticação, as superfícies lisas facilitam a limpeza. Outro ponto alto, literalmente, é o teto com folhas de Costela de Adão. (Lio Simas)
08/32 - Suíte Master - Uma Solteira no Soho - Lili Golunski. Cosmopolita e ao mesmo tempo conectado às memórias dos lugares que a profissional visitou. Assim é a suíte, que inclui sala de banho revestida em mármore com veios brancos e dourados. A banheira ocupa o local onde estava a antiga varanda, mas a vista para a cidade permanece. (Lio Simas)
09/32 - Studio Eicke - Fernanda Eicke. O ambiente, antes composto de quatro suítes de um apartamento padrão da construtora, foi transformado no studio de 90 m². A sala de banho ganhou vista privilegiada, visualmente integrada ao closet e ao quarto - para isso, utilizou-se o mesmo revestimento no piso, idêntica cartela de cores e as mesmas características de iluminação. (Lio Simas)
10/32 - Suíte [Rio] - Claudia Stach e Daniela Bordignon. O projeto homenageia o Rio Camboriú e é pensado para um casal acima de 50 anos, que conhece o valor do essencial e gosta de brasilidade. Madeira no forro e cabeceira em couro acolhem, enquanto a parede de lambris com paginação em losangos traz bossa. E a luminária de leitura em metal dourado é objeto de desejo. (Lio Simas)
11/32 - The Great Living - Alexandre Voigt. Há elementos que nunca saem de moda, como o desenho Art Déco no piso e o sofá Luis XV com folheação em ouro. Pinturas a óleo, do acervo do avô do profissional, foram incorporadas à ambientação, que se equilibra na combinação com móveis e arquitetura de traços retos. (Lio Simas)
12/32 - <span style="font-weight: 400">A Sala de Concreto - Salvio Moraes Jr. e Moacir Schmitt Jr. O traçado retilíneo dos planos em concreto e madeira natural é seguido na marcenaria de excelente acabamento. O piso em mármore reafirma uma das tendências mais fortes da temporada. A curadoria de obras de arte trouxe telas brasileiras e cubanas.</span> (Lio Simas)
13/32 - Home Theater - Ileon Arquitetura - Alexander Storti, Jeferson Potestino, Bruno Tonietto, Ileon de Mello e Jordana Battisti. As emoções do cinema e o glamour dos anos 1950 conduzem o projeto. O biombo em madrepérola direciona o olhar para o teto, enquanto a pedra exótica cria um grande plano na parede. A luminária em dourado é tendência e o amarelo cítrico de um dos vasos é aposta para 2018. (Lio Simas)
14/32 - Sala de Jantar - Fabiane Folchini. A profissional investiu em superfícies sofisticadas nas paredes e no teto, que combinam espelhos bronze e papel de parede. As várias poltronas possuem linhas arredondadas, que abraçam, além da elegante tonalidade marsala. Repare ainda nas cortinas douradas, que são automatizadas e permitem variar os cenários. (Lio Simas)
15/32 - Suíte do Bebê - Linda Martins e Cris Araújo. As paredes ganham uma paginação espinha de peixe e, para fugir ainda mais do comum, a poltrona de amamentação dá lugar a um balanço em corda naval. O berço escolhido vai se transformar em mini-cama nos anos seguintes. (Lio Simas)
16/32 - Movie Lounge - Eluize Mendes e Maria Ondina Garcia. Para reunir a turma, um espaço que lembra as “Man Cave”, ou cavernas masculinas americanas - com direito a champanheira esculpida em pedra. A viga ao centro, ao invés de ser disfarçada, divide ambientes e recebe fitas de LED dimerizáveis. As paredes são revestidas em couro, enquanto o vinílico 90x90 vem no piso, compondo a base sóbria que destaca os sofás no tom Greenery. (Lio Simas)
17/32 - Suíte do Jovem - Marcelo Lopes. Painéis de marcenaria e o porcelanato com aparência desgastada dialogam no espaço, que mistura poucos e bons materiais. O tapete em chevron resume a cartela de cores do projeto, em preto e branco. (Lio Simas)
18/32 - Sala da Adega - Ana Cláudia Guerra e Phillippe Siarcos. A luminária Dear Ingo, de Ron Gilad, é um dos destaques do ambiente, que também traz a personalidade do mármore na parede em zigue-zague e na mesa de centro. Com pinceladas de dourado, é finalizado com requinte. A curadoria de arte aposta nas gravuras da artista Edith Behring. (Lio Simas)
19/32 - <span style="font-weight: 400">Espaço Mendes - Nicholas Alencar e Fernanda Rabello. Tubulações aparentes deram início ao projeto, que aproveita piso, pilares e vigas existentes. O visual industrial se estende aos móveis, como no sofá desenhado por Nicholas. O espaço ao fundo, delimitado por biombos em vidro, pode receber reuniões - a mesa possui tampo em peça única em madeira, com 4 metros. </span> (Lio Simas)
20/32 - Sala de Leitura - Laura Giassi Morastoni e Homero Marques. O verde deu o tom das bibliotecas de estilo inglês, que guardam referências trazidas das viagens dos profissionais. A mescla é interessante, entre o desenho neoclássico junto ao étnico e o contemporâneo. (Lio Simas)
21/32 - Mrs. Me - The Pub For Women - Herbert Evaristo e Luiza Fortkamp. Os bares e hotéis de Dubai, com pitadas luxuosas de roxo, amarelo cítrico e ouro, são a inspiração do ambiente para mulheres poderosas. Tapetes sobrepostos e o pufe em crochê definem a atmosfera de lounge. As texturas são tão sofisticadas quanto as cores, como o couro e o dourado nas mesas de apoio. (Lio Simas)
22/32 - Loft Maschio Montalcino - Érico Conceição. O profissional imaginou o projeto durante uma viagem à região da Toscana, na Itália. Cadeiras de design em madeira e couro no tom caramelo trazem rusticidade. Na parede, o revestimento cimentício tem um apelo gráfico, em estilo contemporâneo. (Lio Simas)
23/32 - <span style="font-weight: 400">A Sala de Concreto - Salvio Moraes Jr. e Moacir Schmitt Jr. O traçado retilíneo dos planos em concreto e madeira natural é seguido na marcenaria de excelente acabamento. O piso em mármore reafirma uma das tendências mais fortes da temporada. A curadoria de obras de arte trouxe telas brasileiras e cubanas.</span> (Lio Simas)
24/32 - <span style="font-weight: 400">Praça CASACOR - Juliana Loffi e Rodolpho Guttierrez. Neste ambiente de slow design, para ser apreciado sem pressa, citações às belezas do litoral catarinense. A estrutura metálica foi criada com exclusividade, assim como os móveis em madeira de reaproveitamento, com raiz exposta. As esculturas de peixes são sobrepostas ao painel em mármore.</span> (Lio Simas)
25/32 - Sweet Hot - Juci Perazza e Karol Stolf. O clássico é aliado às facilidades da vida moderna na suíte para um casal homossexual masculino. Antes mesmo de chegar em casa, é possível aquecer a lareira, acionar a hidromassagem e ajustar as luzes pelo celular. O roupeiro é deslizante e também automatizado. Ao mesmo tempo, dourado, cristais e espelhos bisotados compõem a atmosfera luxuosa. (Lio Simas)
26/32 - <span style="font-weight: 400">Loja Mess Brushes - Thais Giusti. A loja de fragrâncias convida a uma viagem pelas charmosas cidades francesas de Paris e Bordeaux. Visualmente, as referências são ao novo clássico, em equilíbrio com materiais atuais como o gesso 3D que reveste uma das paredes. </span> (Lio Simas)
27/32 - <span style="font-weight: 400">Lounge Al Mare - André Bettinelli e Ana Konradt Lins. Três materiais em estado bruto comandam o ambiente de 98 m²: concreto aparente, madeira e ferro. A estante construída in loco reutiliza ferros e madeira de caixaria da própria obra. O pórtico de madeira, que forma um grande banco, é uma solução para dois pilares desencontrados.</span> (Lio Simas)
28/32 - Loft Hanami - Joana B. Lunelli, Juliana J. Daniel e Cláudio Saladini. O projeto utiliza estrutura de conteiner nas lajes e paredes, o que reduz tempo de obra e os resíduos. As generosas esquadrias em PVC favorecem a entrada de luz natural, para um baixo consumo de energia. Da parede ao teto, a sala revestida com painéis melamínicos cria uma base sofisticada para a ambientação. (Lio Simas)
29/32 - Apartamento de Solteiro com Galeria Gourmet - Fernando Dal Bosco e Mariana Ribeiro. A cozinha é protagonista, com um ar industrial e todas as funcionalidades: um belo fogão, dois fornos, geladeira embutida e o inox sempre bem-vindo. Para um resultado acolhedor, folhagens e hortaliças. (Lio Simas)
30/32 - <span style="font-weight: 400">Píer Seventeen - Bruno Barbieri e Indiara Daros. Na área interna, spots de iluminação são fixados em uma única peça de conduíte galvanizado, que percorre o teto de concreto aparente. Paredes revestidas em veludo garantem o requinte, mantendo a cartela de cores intimista.</span> (Lio Simas)
31/32 - <span style="font-weight: 400">Píer Seventeen - Bruno Barbieri e Indiara Daros. Com 400 m², o espaço conta com deck que segue os princípios de acessibilidade. Grandes canteiros foram distribuídos e concentram jabuticabeiras, oliveiras e outras espécies. A estrutura externa foi montada com compensados e caibros, que serão reaproveitados em obras futuras de CASACOR.</span> (Lio Simas)
32/32 - Home Office do Designer - Cassiana Rubin. Linhas retas e arquitetura limpa sintetizam a proposta nestes 20m². Lâminas de madeiras brasileiras garantem o ar aconchegante. Imbuia, Louro Freijó e Itaúba contracenam com o piso vinílico com aparência de cimento queimado. O mármore pontua no tampo da mesa com ranhuras em cinza e no vaso lapidado com planta (Lio Simas)