Projeto 'Sentidos Deca' traz a pureza das linhas arquitetônicas e convida o público a mergulhar nas sensações estimuladas pelas águas
Atualizado em 14 out 2024, 11:34 - Publicado em 14 out 2024, 11:34
Gaspar + Dantas Arquitetos Associados - Sentidos DECA. Projeto da CASACOR Bahia 2024.(Gabriela Daltro/)
Um espaço de comunhão com a água: esse é o conceito do Sentidos Deca, projeto assinado por Carol Gaspar e Bento Dantas para a 30ª edição da CASACOR Bahia, que acontece até 6 de novembro. Inspirado nas casas de banho do Oriente, utilizadas para rituais revitalizantes, o ambiente promove uma experiência de relaxamento dentro de uma área de 71m².
Na releitura dos sócios Carol Gaspar e Dantas Bento, a arquitetura oriental é unida à sofisticação das linhas puras e formalismo simples. As referências à ideia de origem aparecem nos elementos arquitetônicos do período colonial, como os arcos vistos nas grandes janelas, azulejos, representados pelo revestimento Verona BE HARD, da Portinari.
Três elementos que se conectam e definem seus espaços e funções formam a solução arquitetônica do projeto. Primeiramente, uma grande bancada flutuante marca a entrada, com direito à vista do mar de Salvador. À direita, um quarto de estética intimista, com cama e closet integrados. Esse espaço estabelece um contraponto a uma espaçosa área de banho, na qual a água molda a prazerosa experiência por meio de chuveiros, banheira e uma área de vaso privativa.
“Ao olharmos para a ancestralidade, tema proposto pela CASACOR esse ano, vemos que os momentos de relaxamento são intrínsecos aos hábitos de diferentes povos há milênios. Essa prática está relacionada com o bem-estar mas, nas casas de banho da antiguidade e até os dias de hoje, se relaciona também com a sociabilidade proporcionada pelo espaço. Reavaliar como os ambientes podem proporcionar isso por meio do design se faz necessário no momento que vivemos. E contar com as inovações que surgem facilita o encontro de soluções que realmente impactam positivamente”, destaca Carol Gaspar.
O perfume de brasilidade do projeto é dado com a escolha de peças decorativas assinadas essencialmente por artistas baianos, contribuindo para a criação do aconchego que só a Bahia tem. A vista para o mar conclui a personalidade do projeto que privilegia o canto emitido pelas águas, seu movimento e estética.