A convivência harmônica entre as pessoas e o novo ciclo de compartilhamento trazem novos sentidos ao casarão histórico
Atualizado em 17 fev 2020, 16:50 - Publicado em 02 out 2018, 11:28
(Marcelo Negromonte/)
01/37 - La Vita È Bella - Tatiana Campos Melo. Reunir os amigos e a família, ler um livro ou relaxar. O ambiente ameniza a correria do dia a dia com a leveza do branco - sensação sugerida também na mesa central em vidro e no balanço. O jardim vertical e o sofá solto no meio da sala, com assentos dos dois lados, transformam o espaço em um dos recantos preferidos da família. (Marcelo Negromonte)
02/37 - Comer, Amar e Rezar - Rodrigo Rodrigues e Marcelo Rocha. A cozinha gourmet é o foco e tira proveito da linda vista, nesta proposta de casa com cara de casa. A dupla se preocupou em criar um projeto acessível, no qual o visitante se imagine, utilizando materiais simples como metal e madeira. O verde e os painéis multifuncionais conectam visualmente os espaços, com a ajuda da cartela de cores naturais. (Marcelo Negromonte)
03/37 - We All Live in a Yellow Submarine - Talita Freire e Bianca Lopes. Todos vivemos em um submarino amarelo, dizia a música dos Beatles. Neste convite à imaginação, a brinquedoteca também segue uma vibe ecofriendly. A dupla reutiliza uma estrutura de container e aplica materiais e técnicas sustentáveis, como isolamento termoacústico em lã de PET e painéis solares. (Marcelo Negromonte)
04/37 - Atividade na Laje - Fernando Rocha e Marcos Malamut. O projeto se desenvolve na ampla laje sobre a encosta, conectado à paisagem que vai do Elevador Lacerda a Ponta de Humaitá. Lugar perfeito para o relaxamento, onde se distribuem áreas de convivência e contemplação, espaços com água em movimento e um biombo vegetal. Tudo se integra visualmente, incluindo a paginação do piso. (Marcelo Negromonte)
05/37 - Vou Trabalhar - Dois A Arquitetura. Imagine a brasilidade da Bossa Nova conduzindo o espaço, entre a força do traçado retilíneo e a suavidade das cores. A iluminação é diluída no forro e em nichos. A intenção deste office é transportar o visitante aos anos 1960, uma década que permanece contemporânea no design, e render uma homenagem ao músico João Gilberto. (Marcelo Negromonte)
06/37 - Casar é um Barato - Ana Claudia Nonato e Ana Paula Nonato. A suíte une as linhas simples e os tons claros para transmitir um ar contemporâneo, em um espaço elegante que faz homenagem à cantora Claudia Leitte. A TV de grandes dimensões é tão generosa que funciona como divisória entre os ambientes. O janelão do piso ao teto garante a vista privilegiada para o mar. (Marcelo Negromonte)
07/37 - Jardim das Esculturas - Alex Sá. Entre esculturas, árvores e palmeiras, o público aprecia o ambiente e reflete sobre a existência de um mundo que necessita cada vez de espaços verdes. Entre as espécies que habitam o espaço estão Pau Ferro, Pau Brasil e Oiti. O mobiliário contemporâneo completa o projeto. (Marcelo Negromonte)
08/37 - Pra Ficar Até Tarde - Gabriela Ahringsmann e Paula Risério. Modernidade e natureza se encontram neste espaço único, com pouco mais de 30m². Seguindo a tendência dos apartamentos modernos, as profissionais apresentam uma comunicação direta entre a sala de estar e a varanda gourmet, além do aconchego e a leveza dos elementos da natureza, presentes na escolha das cores e dos materiais utilizados. (Marcelo Negromonte)
09/37 - Pode Entrar, A Casa É Sua - Luiz Humberto Carvalho. O profissional mostra a personalidade de seu trabalho com o uso de materiais pré-fabricados. A partir de placas cimentícias, estrutura metálica, vidro e Sili Walls, cria um espaço imponente aos olhos do visitante. Móveis e obras de arte foram cuidadosamente escolhidos para dar o contraponto ao projeto, além do paisagismo de Alex Sá. (Marcelo Negromonte)
10/37 - Casa Nero - Cecillia Reis e Mariana Barreto. A cor preta dá nome ao espaço e marca presença no piso e nas paredes. Um recurso elegante que destaca os elementos na cor branca e os detalhes metalizados, traduzindo um estilo jovem e contemporâneo. (Marcelo Negromonte)
11/37 - Origens - Dinah Lins. A Amazônia e a cultura indígena são reverenciadas em tons terrosos e especialmente no verde, que conquista inclusive o teto. O espaço gourmet foi delimitado com o pórtico em madeira ripada, com uma iluminação especial. As texturas e a personalidade da arte manual se somam aos retratos, que ganham destaque em preto e branco, para fortalecer a narrativa do projeto. (Marcelo Negromonte)
12/37 - Onde Possa Juntar meus Amigos - Manarelli Guimarães Arquitetura. O integra um espaço de jantar e um lounge com estilo de bar. Nessa junção, estabelece uma atmosfera cosmopolita com inspirações que vêm da Itália, seja nos luxuosos móveis em couro e tecidos crus, ou nos painéis laqueados que revestem as paredes. (Marcelo Negromonte)
13/37 - Jardim do Sapotizeiro - Joilson Barbosa e Tânia Facchinetti. Para utilizar o jardim em sua plenitude, a dupla criou um espaço para contemplação e relax. Além das plantas, foram incorporados dois decks em desníveis, sendo um para apreciar o horizonte e outro que convida a ler e descansar. A sombra dos galhos do sapotizeiro cria um clima de descanso sob a proteção da natureza. (Marcelo Negromonte)
14/37 - Dô Show - Isabel Villas e Paulo Henrique Souza. Um estúdio de trabalho onde se respira moda e arquitetura, com a presença marcante de obras de arte e uma curadoria precisa de objetos. Neste universo particular, é marcante o contraponto entre o azul dos complementos e o tom quente das paredes ao teto, em alta na temporada. O espaço foi dividido em estar, sala de jantar com bar, área de trabalho e um closet com banheiro. (Marcelo Negromonte)
15/37 - Hall e Toalete do Jardim - Augusto Senna e Marcela Silveira. O lounge antecede o toalete e cria um espaço de interação, espera e descanso, com móveis funcionais e ambientação com cara de casa. A aparência natural dos materiais prevalece, como na madeira que aquece as paredes. A iluminação cria pontos de atenção e deixa o ambiente acolhedor. (Marcelo Negromonte)
16/37 - Hall e Toalete do Jardim - Augusto Senna e Marcela Silveira. O lounge antecede o toalete e cria um espaço de interação, espera e descanso, com móveis funcionais e ambientação com cara de casa. A aparência natural dos materiais prevalece, como na madeira que aquece as paredes. A iluminação cria pontos de atenção e deixa o ambiente acolhedor. (Marcelo Negromonte)
17/37 - Em Ritmo de Bossa - João Freire. A experiência nas suítes presidenciais de imponentes hotéis conduziu a linguagem do projeto. Paredes revestidas de madeira Pau Ferro conferem sobriedade e aconchego, enquanto o couro na cabeceira da cama e nas almofadas reforça e atualiza a elegância. Luminárias, plantas e obras de arte preenchem e personalizam cada canto. Não passam despercebidas as poltronas na cor verde, junto à mesa de design com pés em dourado. (Marcelo Negromonte)
18/37 - Você Tem Fome de Quê? - Luiz Claudio Motta e Marcus Lima. Duas ilhas com balcões para refeições compõem o ambiente de cozinha e jantar do coliving, espaço de socialização que abraça os ideais de sustentabilidade. O projeto tem revestimentos de fácil limpeza e manutenção, a exemplo do piso vinílico e inox nos armários. A iluminação tira proveito do pé direito alto, com sequências de spots direcionados e pontuais. (foto: Marcelo Negromonte)
19/37 - Curtir e Compartilhar - José Marcelino. A CoStore reúne trabalhos de artistas, artesãos e empreendedores locais nas áreas de gastronomia, decoração, moda e artigos para o lar. Por isso, o espaço traduz as tendências de compartilhamento e colaboração em seus 90 m². Com um detalhe: sem intervir na arquitetura original. As áreas livres são versáteis, com espaços expositores variados e móveis reaproveitados. (Marcelo Negromonte)
20/37 - Alento - T3 Arquitetura. Idealizado para o casal prático e moderno, que gosta de descansar e passar bons momentos com os amigos, o projeto aposta na integração de espaços. A marcenaria e a iluminação garantem o clima acolhedor, que se torna sofisticado com a adição de detalhes em dourado, texturas marmorizadas e couro natural nas cadeiras. (Marcelo Negromonte)
21/37 - Toalete Funcional Masculino - Fernanda Gabriela Leal. O futebol de mesa marcou a infância de muitas gerações. A partir da memória afetiva, o espaço conquista o visitante com um estilo contemporâneo e tonalidades neutras que ressaltam o verde - das várias plantas e também da mesa de jogo. As louças trazem cores variadas, e as pias, formato de fonte. (Marcelo Negromonte)
22/37 - Champanheria - Trietto Interiores. A estrutura em madeira simboliza a força de uma árvore e exalta o conceito d'A Casa Viva. Espelhos aplicados no teto ressaltam ainda mais o efeito de geometria e profundidade, em conjunto com a iluminação. As paredes em mármore trazem o glamour esperado, enquanto o estar ganha um ar descontraído com as cores vinho, mostarda, verde e azul. (Marcelo Negromonte)
23/37 - Quando o Segundo Sol Chegar - Catia Bacellar. Para expressar o estilo casual chic do homem jovem e antenado com as tendências, esse estúdio foi criado com inspiração no personagem principal da novela segundo Sol, Beto Falcão. Conforto e design arrojado se encontram no mobiliário, que propõe um layout versátil. A cartela de cores é intencionalmente austera, explorando tonalidades escuras do verde e da madeira. (Marcelo Negromonte)
24/37 - É Tanto Céu e Mar Num Beijo Azul - Marlon Gama. Esta cabana de praia sustentável está debruçada sobre a Baía de Todos os Santos, com a energia da cor branca clareando o teto e as paredes. Couro e tecidos naturais, em sua maioria linho, vestem os móveis, que ganham a companhia de peças de designers nacionais, como Sérgio Rodrigues. A tela multicolorida, que afirma a brasilidade, é do cantor Carlinhos Brown. (Marcelo Negromonte)
25/37 - Azul da Cor do Mar - Luana Cervino, Márcio Davi e Ana Lúcia Cervino. Sofisticado e com toques regionais, o projeto é dedicado à artista plástica baiana Maria Adair. Os espaços conciliam momentos de lazer e inspiração, imersos em uma atmosfera sustentável, organizados em cozinha, living, quarto e banheiro. A madeira está em toda parte, nos móveis e nas divisórias, enquanto o concreto aparente surge em paredes e na base da cama. (Marcelo Negromonte)
26/37 - Restaurante Arauco - Frederico Jordan. O privilégio de apreciar o por do sol da Baía de Todos os Santos não é o único atrativo do projeto, que tem na sua fachada um grande destaque. A volumetria do painel tridimensional rouba os olhares dos visitantes, integrado ao casarão colonial. Algumas mesas se estendem pelas agradáveis varandas. (Marcelo Negromonte)
27/37 - Jardim do Carmo - Lívia Imbassahy, Alana Siquara e Nancy Ribeiro. Intimistas, o paisagismo em linhas orgânicas e a ambientação com móveis de materiais rústicos reforçam a sintonia com a natureza. O espaço também é pensado para quem aprecia a arte, expondo diversas esculturas de Elezer Nobre. Tudo se desenvolve sobre o deck de madeira sustentável. (Marcelo Negromonte)
28/37 - Coworking Doca 31 - Thais Vaz. O ambiente rompe com a formalidade dos ambientes de trabalho e se inspira no porto de Salvador, além do trânsito de culturas e historicidades pela Baía de Todos os Santos. As cores remetem aos containers, assim como o uso de estruturas metálicas e o concreto, de ar industrial. Com um layout solto, cria condições sensoriais que geram relações, conforto e criatividade. (Marcelo Negromonte)
29/37 - Alma de Poeta - Silvana Rosemberg. O espaço se inspira na vida do médico que também é poeta, encontrando pontos comuns entre essas vocações - os livros, a sensibilidade, o afeto. Em um mix de clássico e contemporâneo, o espaço ganhou paredes revestidas em madeira, prateleiras em aço corten, ambientação em tons suaves e um visual aconchegante, com estampas e materiais que convidam ao toque. (Marcelo Negromonte)
30/37 - Toalete Funcional PNE - Ana Paula Rocha e Lorena Valverde. Protagonista no projeto, a cor verde associada aos metais e aos acessórios rosé gold marcam o contraste entre o simples e o sofisticado. Destaque para a composição de luminárias e o efeito geométrico criado com dois espelhos triangulares. (Marcelo Negromonte)
31/37 - Toalete Funcional Feminino - Lorena Damásio. Na proposta total black, o ambiente evoca a noite e o glamour, para mexer com o imaginário do público feminino. Monocromático, o espaço explora a volumetria, as sequências e a fragmentação. Há uma discreta interferência dos espelhos bronze aplicados na marcenaria e metais em dourado. Para finalizar, um toque do verde nas plantas intercaladas em prateleiras. (Marcelo Negromonte)
32/37 - La Nostra Casa In Cima Al Mondo - David Bastos. Um encontro entre o ambiente e a natureza, aproveitando a vista da Baía de Todos os Santos. Poucos e bons materiais valorizam o espaço, como o carvalho ebanizado que protagoniza no piso, nas paredes e no teto. O quartzito Roma Imperiali forma um grande painel e expressa sua beleza. (Marcelo Negromonte)
33/37 - Um Mar que Não Tem Tamanho - Laís Galvão. O painel vazado em madeira delimita o espaço sem perder a leveza e a luminosidade natural, criando um plano a mais para expor obras de arte. O projeto remete a uma casa de praia, e as cores neutras predominam, dialogando com tons vivos de azul e turquesa no mobiliário assinado. (Marcelo Negromonte)
34/37 - Invento um Cais - Sonja Lopes e Nubia Caloula. A vista do mirante é de tirar o fôlego, e o espaço promove a concentração nas experiências e sensações do presente - captando sutilmente o conceito de Mindfulness. Para promover a reconexão com o essencial, o projeto assume elementos naturais, como a madeira e os móveis de corda náutica feito à mão, além de um paisagismo consciente. (Marcelo Negromonte)
35/37 - Oficina do Artista - GAM Arquitetos. No espaço de 110 m2, o concreto aparente da laje e dos pilares originais - antes coberto por gesso e tinta - recupera seu protagonismo. Guido Ramos, Anna Fernandes e Marcelo Bezerril também desenharam a mesa em aço com quase 6 m de comprimento, um único apoio no piso e extensão em balanço. Ela abraça a jabuticabeira plantada no local. No mobiliário, um mix de peças de design nacional, de Gustavo Bittencourt, Sérgio Rodrigues e Jader Almeida. (Marcelo Negromonte)
36/37 - Meio Bossa Nova e Rock'n Roll - Jéssica Araújo. A natureza é uma obra de arte emoldurada que envolve o loft e recupera um DNA essencialmente brasileiro, tal como a bossa nova. Esse ritmo é representado nos elementos artesanais e no movimento suave das linhas do design. Já a presença do aço e do concreto, assim como os tons mais frios, traduzem o espírito rock n’roll. (Marcelo Negromonte)
37/37 - Fotografei Você na Minha Rolleyflex - Bruna Oliveira. Dedicado à fotógrafa Sinisia Coni, o espaço integra um estúdio e sua casa, sem abrir mão do conforto e da circulação. Além do calor humano que emana das fotos, a madeira no mobiliário e o couro do sofá promovem o aconchego. O cobre foi escolhido para pontuar, nos complementos. (Marcelo Negromonte)