CASACOR 2021: conheça os 13 ambientes favoritos do público!

O público votou e aqui está o resultado: veja os ambientes das mostras da CASACOR que venceram as enquetes ao longo do ano

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 3 jan 2022, 12h23 - Publicado em 31 dez 2021, 14h00
casacor 2021 ambientes favoritos público enquete resultado
Reprodução/CASACOR

Depois de 14 mostras por todo o Brasil (e também na Bolívia!) é preciso reconhecer: chegou ao fim a edição 2021 da CASACOR. Em um período de ainda tantas incertezas, no limiar do retorno à socialização, a CASACOR foi como uma lufada de ar fresco, com centenas de inspirações para renovar o lar – e a nós mesmos – com energias positivas, afeto e, claro, muito bom gosto.

Durante o ano, estivemos de olho na impressão dos leitores sobre as mostras, o que nos trouxe a esse compilado: 13 ambientes escolhidos pelo público como favoritos das edições de CASACOR 2021. São quartos, cozinhas, salas de estar e muito mais que venceram em número de votos as enquetes de cada mostra. Confira a seguir!

1. CASACOR São Paulo: Cozinha Bella Vita, de Alexandre Squassoni

 

Continua após a publicidade

Alexandre Squassoni - Bella Vita, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Renato Navarro/CASACOR

Para abrir o nosso compilado, a especial cozinha Bella Vita, de Alexandre Squassoni. O projeto parte do princípio de que a cozinha é o coração da casa e pensa a mesa como um espaço de celebrações. O arquiteto (que estreou pela primeira vez na mostra!) foi vencedor da enquete sobre a melhor cozinha da edição.

2. CASACOR Minas Gerais: Casa Voktum, de Barbara Nobre

 

Continua após a publicidade

Casa Voktum Barbara Nobre CASACOR Minas Gerais 2021 jardim casa natureza decoração arquitetura
Henrique Queiroga/CASACOR

O loft é um tipo de moradia contemporânea que tem ganhado cada vez mais pelas suas versáteis possibilidades de uso. Entre os lofts da mostra, o eleito pelos leitores como favorito é a Casa Voktum, projeto de Barbara Nobre. O espaço, que une cores, natureza, arte e funcionalidade, tem um toque especial: um jardim com 380 orquídeas brancas que conduzem o visitante adentro.

3. CASACOR Paraná: Estar Íntimo Duratex, de Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul

 

Continua após a publicidade

Estar Íntimo Duratex Alessandro Cavalcanti Ricardo Makhoul CASACOR Paraná 2021 sala sofá decoração design loft
Eduardo Macarios/CASACOR

Já o Estar Íntimo Duratex foi norteado pela busca por conforto e calor nas relações humanas. A proposta de Alessandro Cavalcanti e Ricardo Makhoul apresenta soluções de convivência, trabalho e proximidade entre os usuários. Na enquete sobre as salas de estar da CASACOR Paraná, o ambiente venceu com 44,9% dos votos.

4. CASACOR Santa Catarina: Veredas Autoria Design, de Natália Xavier

 

Continua após a publicidade

Veredas Autoria Design - Natália Xavier. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2021.
Lio Simas/CASACOR

O clássico livro “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, é o ponto de partida deste ambiente de Natália Xavier. O Veredas Autoria Design, que leva o nome do romance modernista, procura ser também uma representação de brasilidade, com materiais, tecidos e peças de design 100% brasileiras. O espaço venceu como melhor ambiente da CASACOR Santa Catarina 2021.

5. CASACOR Rio de Janeiro: Sala de Piano, de Luiz Fernando Grabowsky

 

Continua após a publicidade

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras luiz fernando grabowsky sala piano
André Nazareth/CASACOR

O mobiliário de época é a atração principal da Sala do Piano. No espaço, por exemplo, há uma grande cômoda D. José do século XIX, original da casa – o Palacete Brando Barbosa, onde aconteceu a CASACOR Rio 2021. No décor, Luiz Fernando Grabowsky procurou mesclar as épocas e trazer também móveis contemporâneos e nacionais, o que garantiu sua posição como sala de estar favorita da mostra.

6. CASACOR Rio de Janeiro: Home Office & Games, de Caco Borges e Carolina Haubrich

 

Continua após a publicidade

casacor rio de janeiro 2021 rj ambientes decoração arquitetura mostras caco borges carolina haubrich
André Nazareth/CASACOR

Primeira mostra de 2021, a CASACOR Rio concorreu em duas enquetes. Além das salas de estar, foram votados os home offices da mostra, no qual o espaço Home Office e Games, de Caco Borges e Carolina Haubrich, saiu como favorito. A proposta aqui é uma sala íntima que possa ser usada como um lugar para trabalhar e entreter, seja com jogos ou filmes.

7. CASACOR Ceará: Vivenda dos Ventos, de André Monte

 

Continua após a publicidade

André Monte - Caminhos dos Ventos. Projeto da CASACOR Ceará 2021.
Esdras Guimarães/CASACOR

Uma das residências completas criadas na CASACOR 2021, a Vivenda dos Ventos ganhou com o banheiro mais bonito do Ceará. Para o projeto, André Monte procurou canalizar o estilo de vida do cearense: aberta ao vento e ao sol, a varanda aconchegante foi criada para ser descoberta aos poucos, com cada canto a tornando ainda mais especial.

8. CASACOR Ribeirão Preto: Varanda Mediterrânea, de Sarita Ávila

 

Continua após a publicidade

Varanda Mediterrânea, ambiente da CASACOR Ribeirão Preto 2021 por Sarita Ávila.
Felipe Araújo/CASACOR

Para seu ambiente, Sarita Ávila buscou inspiração no Mediterrâneo e foi atrás de elementos que pudessem transmitir a sensação de estar de frente para o mar. Esse é o princípio que garantiu à Varanda Mediterrânea o título de espaço gourmet favorito da CASACOR Ribeirão Preto 2021. Versátil, o espaço para descansar e apreciar a vista também conta com uma área para cozinhar em família e aproveitar refeições juntos.

9. CASACOR Brasília: Loft Refúgio Urbano, de Daniele Franco

 

Continua após a publicidade

Daniele Franco - Loft Refúgio Urbano. Projeto da CASACOR Brasília 2021.
Edgard Cesar/CASACOR

Amplo, mas ao mesmo tempo acolhedor: o projeto de 179 m² assinado por Daniele Franco é a cara dos tempos atuais. O chamado Loft Refúgio Urbano, que venceu com o quarto favorito da CASACOR Brasília 2021, prioriza materiais nobres e naturais, como pedra, madeira, tecidos de toque suave e tons claros para trazer conforto na área integrada.

10. CASACOR Goiás: Convívio, de Lucas Machado

 

Continua após a publicidade

Convívio Lucas Machado CASACOR Goiânia 2021 sala estar varanda natureza biofílico
Edgard César/CASACOR

Inspirado por praças públicas, a sala de estar de 190 m² tem como objetivo conectar pessoas umas às outras e à natureza. Por isso o nome: Convívio, já que o ambiente estimula as trocas entre pessoas. Favorito da CASACOR Goiás 2021, o projeto segue os princípios do design biofílico e resgata a vegetação natural, inserindo-a em espaços construídos pelo homem, conectando o verde à construção.

11. CASACOR Espírito Santo: Sala de Jantar, de Renzo Cerqueira

 

Continua após a publicidade

Renzo Cerqueira - Sala de Jantar, projeto da CASACOR Espírito Santo 2021.
Camila Santos/CASACOR

Um outro ambiente indispensável ao convívio são as salas de jantar. Na CASACOR Espírito Santo, o ambiente projetado por Renzo Cerqueira ganhou o coração do público graças à misturas dos estilos contemporâneo e minimalista, o que garantiu um visual arrojado, reforçado pelo jogo de iluminação indireta. Na Sala de Jantar, o destaque é a marcenaria, que resolve a cozinha sem ocupar muito espaço.

12. Janelas CASACOR Tocantins: Refúgio do Lago, de Kanthus Arquitetura

 

Continua após a publicidade

janelas casacor tocantins; decoração; arquitetura
Edgard César/CASACOR

Outro modelo de exibição que marcou a edição 2021 da CASACOR é o formato Janelas. No mês de junho, o Janelas CASACOR chegou pela primeira vez ao Tocantins, trazendo consigo projetos inspiradores feitos em contêineres. O destaque da edição foi o Refúgio do Lago, que venceu a enquete da edição, projeto assinado pela Kanthus Arquitetura. Com uma cartela de cores que remete à natureza, o projeto convida à contemplar e aproveitar o melhor da Praia da Graciosa, onde a exposição ficou instalada, tem a oferecer.

13. Janelas CASACOR Sergipe: Rincón Del Vinho, de Junior Ordoñez

 

Continua após a publicidade

Janelas CASACOR Sergipe 2021
Gabriela Daltro/CASACOR

Já em novembro, o Janelas CASACOR esteve de forma inédita em Sergipe com ideias variadas sob o tema “Espaços de Cura”. Na enquete da exposição, quem levou a melhor foi o Rincón del Vinho, um projeto de Junior Ordoñez, que traz a tradição das terras onde vinhedos são premiados e o aconchego é ponto forte.

Continua após a publicidade

Publicidade