Casa Cor Campinas: profissionais dão dicas para compor decoração de cozinhas e espaços gourmets

Cor, tamanho, técnica e espaço utilizado são algumas dicas dadas por profissionais da 6ª Casa Cor Campinas para casar eletrodomésticos e ambientes

Por Alex Alcantara do Portal Casa.com.br Atualizado em 3 mar 2017, 16h01 - Publicado em 13 Maio 2015, 17h52

É uma tarefa difícil conciliar decoração de paredes, pisos, armários com os eletrodomésticos. Ainda mais atualmente, em que a cozinha é mais do que apenas um espaço para cozinhar e participa ativamente da decoração de todo lar. Para isso, alguns profissionais da 6ª Casa Cor Campinas separaram algumas dicas para facilitar a escolha dos eletrodomésticos que combinem com o restante da decoração da cozinha e espaços gourmets.

1-casacor-campinas-dicas

A designer Bia Sartori, que projetou o Loft 3, na 6ª Casa Cor Campinas, explica que a escolha da geladeira não só implica no espaço disponível, mas também nos hábitos de consumo do morador. “O cliente precisa pensar nos hábitos de armazenamento de alimentos. Se tem muitos produtos congelados, se precisa de uma parte grande para frutas e como gosta de guardar as bebidas, por exemplo”.

2-casacor-campinas-dicas

A arquiteta Eliana Barros, responsável pelo espaço Café Bistrô Santa Rita (feito em parceria com André Zanolini), ensina também a técnica de posicionar os eletrodomésticos no ambiente: “A geladeira deve estar próxima à área de preparo, na frente ou ao lado da pia e bancada. Já o fogão deve estar ao lado da área de preparo, que serve como apoio. Outra dica é nunca deixar o frio (geladeira) próximo ao quente (fogão). Próximo a eles devem estar as bancadas para o preparo de massas, doces e outros alimentos”, enfatiza. Para os mais modernos, que optam por fogões e cooktops, a dica de Bia Sartori é utilizar apenas um dos dois, pois é necessário avaliar se há espaço para ambos os ambientes.

3-casacor-campinas-dicas

Outro aspecto para a ser considerado é a combinação de cores pois, geralmente, os eletrodomésticos são brancos ou inox. “Com a cor branca, você pode compor um ambiente clássico e aconchegante, unindo-os a materiais amadeirados”, orienta Bia Sartori. Para um estilo contemporâneo e hi-tech, o branco combina com o preto e elementos inox. Se a proposta for por um ambiente mais moderno, pode-se aplicar cores em detalhes como amarelo, azul ou violeta. Se você optar por modelos inox terá mais facilidade, já que a cor é neutra e combina com qualquer outra. Pode ser combinada com cores quentes ou frias. Para um visual contemporâneo e até mais masculino, vale apostar em tons preto ou amadeirados escuros.

4-casacor-campinas-dicas

Adesivar a geladeira é uma opção também para inovar o eletrodoméstico. “Em algumas cozinhas, as geladeiras coloridas conferem um charme especial. Adesivos brilhantes, lisos, foscos, estampados ou amadeirados podem ser usados, mas tudo tem que compor com a personalidade do ambiente e com a de quem usa esse ambiente. É preciso cuidado para não sobrecarregar demais”, explica Bia.

Continua após a publicidade
Publicidade