CASACOR
Decoração, Profissionais, Ambientes

CASACOR PR 2024: Arquitetare propõe pausa contemplativa no Refúgio DECA

Tranquilidade, imersão e experiências sonoras e visuais se somam no projeto para que o visitante se reconecte a si mesmo e a nada além do momento presente

Por Chrys Hadrian

Atualizado em 28 jun 2024, 10:34 - Publicado em 28 jun 2024, 11:00

08 min de leitura
Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. Projeto da CASACOR Paraná 2024.

Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Bia Nauiack/)

Na 30ª edição da CASACOR Paraná, o escritório de arquitetura curitibano Arquitetare, liderado por Elaine Zanon e Claudia Machado, chega a sua nona participação na mostra apresentando o projeto Refúgio Deca. “Recebemos um convite super especial da CASACOR e da Deca, empresa líder no mercado brasileiro de louças e metais, o que não poderia nos deixar mais felizes”, diz Elaine Zanon. O projeto é um espaço urbano de vidro, integrando natureza e água para proporcionar bem-estar e serenidade. Inspirado em elementos de culturas milenares, o projeto convida à pausa e presença, promovendo conexões pessoais e ambientais.
Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Bia Nauiack / CASACOR)
Claudia Machado explica: “O Refúgio Deca é um escape da rotina frenética, um local para se desconectar do mundo exterior e olhar para dentro de si mesmo.” Com uma área de aproximadamente 100m², o desafio foi criar um espaço que encoraje o autoconhecimento e a conexão com a própria essência.
Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Bia Nauiack / CASACOR)
O projeto luminotécnico utiliza luz quente no interior e um tom mais claro no jardim exterior, valorizando a natureza circundante. Aromaterapia e sons que inspiram tranquilidade também fazem parte da composição. Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. A experiência sensorial começa num espaço quadrado integrado, que abriga o spa urbano e se abre para um jardim com forma orgânica. O ponto alto do projeto é a estrutura de vidro, com paredes soltas em mármore travertino extra levigado, que cria áreas internas e externas de relaxamento com os produtos Deca. Essa integração com a natureza circundante traz a água como fonte de reconexão profunda, que retorna à ancestralidade e se estende ao mundo interior. A arquitetura é meticulosamente pensada para que o espaço transcenda os limites físicos, num ambiente que não apenas convida à contemplação, mas também instiga os visitantes a olhar para fora de si. “Para trazer o tema ‘De presente, o agora’, criamos espaços onde cada detalhe encoraja a consciência do momento presente”, diz Claudia. Materiais como mármore travertino, estrutura metálica preta e vidro extra clear, além dos produtos Deca, se destacam no ambiente. Elaine Zanon ressalta: “O mármore travertino traduz uma antiguidade reinterpretada em um contexto contemporâneo. É um eco silencioso dos milênios, uma ponte entre eras.”
Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Bia Nauiack / CASACOR)
O mobiliário inclui a Poltrona Fita de Guilherme Wentz e a Poltrona Pedra, que complementam o conceito das pedras do espaço com uma proposta mais fluida e despojada. Além da estética, o projeto incorpora um forte compromisso com a sustentabilidade, refletido em soluções como construção modular reaproveitável, materiais de alto desempenho térmico e um sistema de reaproveitamento de água.
Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. Projeto da CASACOR Paraná 2024.
(Bia Nauiack / CASACOR)

SERVIÇO – CASACOR Paraná 2024


Onde: Rua Bispo Dom José, 2222 - Batel - Curitiba/PR Quando: de 04 de junho a 28 de julho de 2024 Horário bilheteria: Terça a sábado, das 14h às 22h Sábados e domingos, das 13h às 21h Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/parana-2024 Valores dos ingressos: R$ 111 – Inteira R$ 56 – Meia-entrada Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.