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1/28 Sala Principal - Rocío Rodríguez Zambrano. Peças em madeira de grandes proporções, como a mesa de centro e esculturas gigantes no mesmo material, de Diego Gil e Vanessa Mercado, conduzem a combinação de cores neutras. () 2/28 Galería Urbana - Bernardo Boehme. O estilo colonial da edificação foi mantido na proposta, para criar um contraste com o espaço desenhado a partir de linhas e tonalidades puras. () 3/28 Cocina Principal - Roberto Franco e Tassiana Oshiro. A dupla trabalhou com o neoclássico, citado na bancada em mármore e no clima imponente do resultado, mas com intervenções contemporâneas. Repare na mescla de estampas de vegetais para quebrar a hegemonia do branco e preto. () 4/28 Confraría - Giovanna Murta. A arquiteta brasileira que vive há dez anos na Bolívia assina o ambiente, que faz alusão a um clube privado, pensado para reunir amigos. Colonial e moderno dialogam, deixando sobressair o desenho impactante do piso e do mobiliário de design. Outro detalhe interessante: o efeito da iluminação que vem da parte de baixo das mesas. () 5/28 El buen gourmet - Marcelo Parejas Terrazas e Carlos Alberto Parejas. O grafite retrata a dupla de profissionais degustando um pescado. As luminárias rústicas são exclusivas, criadas com ráfia, palha de milho e pimentas desidratadas. () 6/28 Refugio Contemporáneo - Eduardo Baldelomar. No espaço de 12 x 12m, distribuem-se a cozinha com copa e o estar, no térreo. Painéis em vidro integram visualmente os ambientes ao jardim. (Divulgação/CASACOR) 7/28 Oré Putujú Sabe (Lugar de Descanso) - Lissy Moreno. A iluminação tem o papel especial de ressaltar as obras de arte e os tecidos, que remetem à cultura guaraya. A luz vaza pelas bordas do plano disposto no teto ou incide por meio de spots estrategicamente posicionados. () 8/28 Oré Putujú Sabe (Lugar de Descanso) - Lissy Moreno. Além da madeira, Lissy adicionou cores quentes e texturas aconchegantes, como as placas acolchoadas nervuradas da cabeceira. () 9/28 Kiosco Bar - Iris Rojas e Taynara Wazilewski. O entusiasmo das designers é evidente em sua primeira participação em CASA COR Bolívia, assinando um projeto que combina materiais modernos e cores cheias de energia, para recordar os antigos recreios no colégio Santa Ana. Prints de folhas e vegetações trazem frescor, enquanto as esculturas de flamingos conferem um ar descontraído e inusitado. () 10/28 Jardín Central - Marcela Montes e Ingo Betram. Quando cai a noite, as mais de cem lâmpadas que pendem da árvore são acesas. Alguns bancos em troncos naturais se transformam em local de descanso e contemplação. () 11/28 Bodega de Vinos - Oscar Anglarill. O profissional recuperou ladrilhos quadrados originais do colégio e alguns mosaicos hidráulicos utilizados nos anos 1960, incorporando essa história ao ambiente já rico em memórias. () 12/28 Vanidad - Helga Prinz. A profissional realizou uma instalação artística em que ressalta a passarela que atravessa o ambiente sobre espelhos - o que gera várias sensações nos visitantes que a percorrem. Nas paredes, a textura marcante das pedras e das molduras douradas é valorizada pelo projeto luminotécnico. () 13/28 Loft de una Mujer - Milagro Lecuona de Prat e Claudia Patricia Barrón. A dupla apostou em materiais nobres e texturas naturais, para que a sensação dominante fosse o aconchego. A madeira foi utilizada em sua forma mais rústica, bem como as paredes em cimento. A escada se destaca pela leveza, conduzindo ao mezanino onde se localiza a suíte, aproveitando ao máximo a área disponível. () 14/28 Capilla - Equipe de CASA COR Bolívia. É um dos espaços mais representativos do colégio Santa Ana e foi recuperada pela equipe de CASA COR. A primeira ação foi unificar o ambiente, que estava compartimentado em várias pequenas lojas, desde um estúdio fotográfico até um estúdio de tatuagem. Assim, descobriram sua verdadeira estrutura. Destaque para os três lustres com mais de 30 mil cristais cada, que enobrecem o ambiente utilizado para exposições, desfiles, coquetéis e outros eventos. () 15/28 Garaje - Gabriela Carreras. Com uma área disponível de 5,3 x 6,4m, a profissional investiu no estilo industrial ao reunir tons de cinza e algumas estruturas aparentes. O revestimento gráfico que vai do chão ao teto forma o pano de fundo ideal para destacar o veículo, em vermelho intenso. () 16/28 Divino Vestidor - Marlene Barbery de Oroza. O menor espaço da mostra se revela como um dos mais versáteis. Barbery aproveitou a circulação para instalar um armário aberto e criar um closet. Duas poltronas foram incluídas, para um maior conforto. Falando nisso, as paredes foram estofadas e ganham tecidos estampados. () 17/28 Loft de la tentación - Coral Gutiérrez. Aconchegante e casual, o espaço não traz barreiras visuais. O único elemento que separa os ambientes são as vigas e colunas, da construção original. A escolha das cores é intencional para garantir o equilíbrio e a uniformidade entre os vários recantos. () 18/28 Suite Matrimonial - Siria García Soria. Eclético e holístico. Palavras-chave que definem o trabalho da profissional, que convoca o clássico na paleta de cores, mas insere diferentes texturas e alguns itens de personalidade para imprimir um estilo. Bons exemplos são a cabeceira da cama, com desenho exclusivo, e o grafite na parede principal. () 19/28 El atelier del diseñador - Alejandra Reyes, María Belén Moreno e Verónica Melgar. Criativos e funcionais, os objetos que dão vida ao espaço vêm com a intenção de inspirar. Observe a imponente luminária, composta de 16 lâmpadas. () 20/28 Tienda CASA COR. O espaço foi projetado para destacar os objetos expostos, em um pano de fundo exuberante que combina o piso gráfico e cestos de flores pendentes. Entre as peças exibidas estão livros de arquitetura e as famosas vacas “Cow Parade”. Uma porcentagem das vendas se destina aos Amigos y Familiares de Personas con Discapacidad Intelectual (AFADI). () 21/28 Estudio de Alta Costura - Francesca Cammarata. O trabalho da arquiteta segue uma linha simples e funcional. No espaço de apenas 5 x 4m, não faltam a mesa de trabalho, outra para receber clientes e uma para reuniões. Na estante, nichos de diferentes formatos conferem dinamismo, com o delicado papel de parede ao fundo. () 22/28 Sagrado Restaurante - Danilo Mileta. O jovem profissional trabalhou anos com cenografia e direção de arte, o que influenciou neste projeto que atualiza o espaço antes ocupado pelos dormitórios das religiosas Filhas de Santa Ana. A conservação do patrimônio foi priorizada e manteve-se a estrutura dos cubículos. O estilo vintage encontra os elementos sacros originais - mas o resultado é delicado graças ao suave jogo de luzes e aos tons femininos, como rosa seco e amarelo. () 23/28 Loft Metálico - Alejandra Iriarte. Tons e texturas metálicas entram em cena, como o cobre e o ouro. A automação é pensada para uma maior comodidade no uso de luzes, som e climatização. A arquiteta Valeria Iriarte enfatizou a dimensão do ambiente ao trabalhar com o desenho horizontal das mesas. Ela também assina as peles em metal cortadas à laser, que imprimem uma sensação tridimensional ao espaço. () 24/28 Loft de otoño - Charito Hurtado. A circulação entre os espaços é fluida, como deve ser em um loft. O ambiente apresenta vários móveis antigos recuperados, contextualizados em um projeto que combina referências que vão do natural ao industrial. () 25/28 PAN nuestro de cada día - Freddy Salazar. Freddy gosta de utilizar matérias-primas recicladas ou próprias do lugar onde trabalha. Neste projeto, sobressai a técnica artesanal aplicada nas paredes. Os revestimentos desenvolvidos a partir de lenha e adobe remetem ao fogo e, por sua vez, citam a antiga maneira de elaborar os pães nos fornos. O feng shui comanda a disposição do mobiliário e também enfatiza a importância do fogo como elemento condutor do espaço, seja nas cores ou nos materiais que recuperam a arquitetura local. () 26/28 La Frater - Marcelo Parejas Terrazas y Carlos Alberto Parejas. O ambiente é para reunir amigos. Então recebe uma moderna churrasqueira, equipamentos de karaokê e uma mesa de bilhar - esta surge como elemento escultural, fixada em uma das paredes. Para conversar e aproveitar os drinks, foram dispostos barris na lateral e uma generosa mesa central. () 27/28 Rincón de lectura - Silvana Belmonte, Roxana Menacho y Andrés Daza. O corredor do antigo colégio Santa Ana, de 20 x 3m, apresenta uma sequencia de arcos e outros elementos originais. Eles se encontram com referências contemporâneas que complementam o espaço sem descaracterizar sua identidade. Na decoração, a aposta em linhas retas e muito branco. () 28/28 Espacio de despedida - Verónica Álvarez de Hossen. Arte, tecnologia e arquitetura se unem para apresentar um lançamento imobiliário. Com o auxílio de um holograma, de espelhos e da intervenção artística de Ariely Hossen, o ambiente é uma amostra do conceito desta nova proposta imobiliária, para um público jovem e que gosta de tecnologia. ()
Até 1994, o antigo colégio de religiosas Santa Ana funcionou como estabelecimento educativo. Agora, mais de duas décadas depois, volta a abrir suas portas para revelar os 29 ambientes de CASACOR Bolívia . A construção de estilo colonial é patrimônio histórico da cidade e iniciou suas atividades em 1982. Durante a restauração, que consumiu cerca de meio milhão de dólares, foram revelados elementos originais da capela, alguns ladrilhos e outros detalhes da edificação que inspiraram os 37 profissionais participantes, incluindo a brasileira Giovana Murta, arquiteta radicada na Bolívia.
A partir desta tela em branco, que já guardava muitas histórias, foram criados salas, cozinhas, lofts, lojas, uma penthouse e mesmo uma casa contêiner. Tudo distribuído em 2.500 m², caracterizando a edição mais ambiciosa da mostra em seus quatro anos, dirigida pelo franqueado Pie Derecho (Quito Velasco, Graciela Anglarill, Fred Breede e Elizabeth Castro).
Um destaque é a capela convertida em galeria de arte, para exibir 34 obras de artistas locais. Entre as tendências, os pisos geométricos estão em alta, assim como as texturas naturais e as misturas de estilos: o vintage conversa com o sacro, o neoclássico dialoga com o moderno e, assim, os espaços vão sendo desenhados de acordo com o que há de mais atual em lançamentos e ideias inteligentes, sem perder de vista as particularidades do lugar.
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SERVIÇO CASACOR BOLÍVIA 2016
QUANDO? 6 de abril a 7 de maio de 2016 – Segunda à sábado, das 18h às 23h.
ONDE? Antiguo Colegio Santa Ana – Calle Ingavi 145 – Santa Cruz de la Sierra, Bolívia