A leveza do mobiliário de Lina Bo Bardi nos espaços de CASACOR

Peças clássicas assinadas pela arquiteta marcaram presença nas mostras de 2017

Por Ana Carolina Harada 18 jan 2018, 20h30

A arquiteta e designer italiana de nascimento e brasileira de alma, Lina Bo Bardi, é sem dúvida um dos expoentes do movimento modernista. Das grandes obras até as pequenas luminárias de parede, seu estilo limpo e leve transparece e encanta a todos.

Por esse motivo, as peças de mobiliário assinadas por Lina são itens muito desejados na decoração. Nas mostras de CASACOR 2017, elas foram a escolha de vários profissionais.

Conheça um pouco sobre o mobiliário de Lina Bo Bardi abaixo:

Poltrona Bowl

Reprodução/CASACOR

Lina queria conforto apesar do design agressivo da sua Poltrona Bowl. Muito simples e essencial, essa peça consiste em duas partes soltas: o assento e o suporte, móveis para se adaptarem ao “sentar” próprio e individual de seu ocupante.

Cadeira Girafa

Continua após a publicidade
Reprodução/CASACOR

Criada em conjunto com Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, a Girafa foi concebida como uma cadeira de restaurante. Seguindo a linha de simplicidade do design de Lina, essa cadeira permite o empilhamento em espiral e, originalmente, era feita com madeira de Pinheiro do Paraná.  O nome vem da altura do espaldar em formato de “T”.

Poltrona de três pés

Reprodução Etel/CASACOR

Lançada no início dos anos 1950, essa poltrona une diversos “Brasis” com os quais Lina interagia. A parte de couro, solta e leve, faz alusão às redes indígenas enquanto a estrutura metálica representa o progresso industrial e a produção em massa.

Escrivaninha LBB

Reprodução Etel/CASACOR

Os pés da escrivaninha fazem um “x” para sustentar, sem perder a leveza, a parte de cima da mesa, feita de caviúna. Lina criou essa peça em 1949.

 

Continua após a publicidade
Publicidade