CASACOR
Decoração, Ambientes

18 espaços infantis da CASACOR 2016 para soltar a imaginação

Funcionais e também lúdicos, os cantinhos reservados especialmente para crianças foram especialmente decorados pelos profissionais da mostra

Por Fernanda Drumond

Atualizado em 03 mar 2017, 16:00 - Publicado em 21 dez 2016, 16:14

01 min de leitura
CASACOR Paraná 2016. Lugar de Criança - Viviane Busch. A arquiteta imaginou um dia na selva e utilizou animais de pelúcia em tamanho real para dar o tom. Além disso, uma árvore resgatada no depósito da prefeitura ocupa o centro do espaço, com 170 m². A marcenaria foi o principal recurso utilizado, incluindo os painéis que envelopam quase todas as paredes. O piso intercala placas de carpete e um revestimento emborrachado de material reciclável.

CASACOR Paraná 2016. Lugar de Criança - Viviane Busch. A arquiteta imaginou um dia na selva e utilizou animais de pelúcia em tamanho real para dar o tom. Além disso, uma árvore resgatada no depósito da prefeitura ocupa o centro do espaço, com 170 m². A marcenaria foi o principal recurso utilizado, incluindo os painéis que envelopam quase todas as paredes. O piso intercala placas de carpete e um revestimento emborrachado de material reciclável. (/)

Para brincar, descansar, fantasiar, os espaços infantis merecem uma decoração especial. Funcionais e também lúdicos, os cantinhos reservados especialmente para crianças da CASACOR 2016 são um convite a viajar pelo mundo da imaginação. Confira 18 ideias de ambientes incríveis para deixar até os adultos com vontade!
17-casacor-2016-espacos-infantis

01/18 - CASACOR Paraná 2016. Quarto do Bebê - Fernanda Distéfano. O projeto emprega madeira de fundamento, madeira dormente e também aposta na recuperação do piso original da casa. Nas paredes, molduras boiseries ganham uma versão leve e atual com o acabamento aveludado na cor nude, que combina com o tom de pistache predominante. Falando em revestimentos, outra tendência é o papel de parede texturizado pintável, com flexibilidade para se mudar de cor quando quiser, sem perder a textura. (Divulgação)

08-casacor-2016-espacos-infantis

02/18 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Quarto da Imaginação - Paula Costa. O quarto de brincar dispensa TV ou tablet. Ele tem muitos livros e espaço de leitura na cabana produzida pela By Floor. Até peças consagradas de design vêm com cara de criança, como as cadeiras Panton. No papel de parede Join the Circus, da designer Adelina Mehmeti, é possível substituir o rosto dos personagens por fotos da família e dos amigos. ()

06-casacor-2016-espacos-infantis

03/18 - CASACOR Mato Grosso do Sul 2016. Suíte da Menina - Giovana Sbaraini. O ambiente traz a mistura de sentimentos que toda menina entre 9 e 12 anos tem. É um espaço pra brincar, estudar e descansar, com elementos cheios de ternura como uma árvore de balanço. ()

03-casacor-2016-espacos-infantis

04/18 - CASACOR Goiás 2016. Quarto do Bebê – Mayara Oliveira. A casinha de brinquedo, também traçada por Mayara, celebra a infância com seus espaços para diversão e também com sua luminosidade de fibra ótica na parede formando uma atmosfera de estrelas. A iluminação do quarto é indireta, o que proporciona um clima perfeito de relaxamento. ()

16-casacor-2016-espacos-infantis

05/18 - CASACOR Paraná 2016. Lugar de Criança - Viviane Busch. A arquiteta imaginou um dia na selva e utilizou animais de pelúcia em tamanho real para dar o tom. Além disso, uma árvore resgatada no depósito da prefeitura ocupa o centro do espaço, com 170 m². A marcenaria foi o principal recurso utilizado, incluindo os painéis que envelopam quase todas as paredes. O piso intercala placas de carpete e um revestimento emborrachado de material reciclável. ()

Casa Cor 2016 - Quarto Bebê

06/18 - CASACOR Minas Gerais 2016. Quarto do Bebê - Márcia Mundim. Quarto de bebê sempre carrega uma aura de encantamento, mas não pode deixar de ser funcional. Por isso, a circulação foi privilegiada e o trocador, por exemplo, ficou embutido em um dos armários. Nas paredes, nos móveis com entalhes e nos motivos florais, as referências ao estilo Art Nouveau ganham uma leitura atual. ()

11-casacor-2016-espacos-infantis

07/18 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Quarto do Neto - Tatiana Lopes e Tatiana Mendes. Com cerca de 10 m², tem o tamanho próximo a um quarto de apartamento e oferece várias ideias, como estantes estreitas, cama embutida e mesa de estudo que aproveitam o espaço. A marcenaria em laca cinza e madeira clara foi executada pela SCA. A cadeira é a BelleVille, lançamento da Vitra. Cada solução foi pensada para durar, acompanhando o garoto da infância à adolescência. ()

02-casacor-2016-espacos-infantis

08/18 - CASACOR Ceará 2016. Espaço Mais Infância - Rafaele Cavalcante. Inspirado no ambiente homônimo localizado na Praça Luíza Távora, em Fortaleza, é composto por brinquedoteca e biblioteca infantil. Voltado a crianças de 3 a 12 anos, reúne peças de design simples, cores primárias intensas e um chão inteiramente revestido de EVA, para garantir a segurança e o conforto dos pequenos. ()

05-casacor-2016-espacos-infantis

09/18 - CASACOR Mato Grosso do Sul 2016. Espaço das Crianças - Patrícia Marques. O universo da personagem Alice, do escritor britânico Lewis Carroll, é a chave para entender o encantamento do projeto, que une texturas e aromas para envolver o visitante. Alguns revestimentos reaproveitam garrafas PET, enquanto a grama sintética aposta no conforto e na segurança dos pequenos. A natureza também se faz presente no paisagismo, com algumas plantas e até flores de cerejeiras. (Divulgação)

01-casacor-2016-espacos-infantis

10/18 - CASACOR Brasília 2016. Quarto do Bebê - Laiana de Melo Sobral. Cores básicas e formas simples estimulam o lado lúdico, sem se preocupar em definir o sexo do bebê. O berço ocupa o centro do espaço de 32m², na área demarcada pelas sancas revestidas em papel de parede, que lembram ripas de madeira no teto. No restante, tudo é neutro, incluindo a parede de cobogós que separa a área do banho com trocador. ()

14-casacor-2016-espacos-infantis

11/18 - CASACOR Campinas 2016. Suíte do Bebê - Fabiana Ortiz. Tijolinhos e piso que imita madeira de demolição são alguns dos revestimentos que contracenam com elementos clássicos, com destaque para o lustre em cristal. A iluminação, aliás, foi projetada considerando a sensibilidade dos olhos do bebê – nesse sentido, o tecido no teto favorece um clima acolhedor. ()

10-casacor-2016-espacos-infantis

12/18 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Quarto do Neto - Tatiana Lopes e Tatiana Mendes. Com cerca de 10 m², tem o tamanho próximo a um quarto de apartamento e oferece várias ideias, como estantes estreitas, cama embutida e mesa de estudo que aproveitam o espaço. A marcenaria em laca cinza e madeira clara foi executada pela SCA. A cadeira é a BelleVille, lançamento da Vitra. Cada solução foi pensada para durar, acompanhando o garoto da infância à adolescência. (Divulgação)

18-casacor-2016-espacos-infantis

13/18 - CASACOR Santa Catarina 2016. Brinquedoteca - Natália Arruda e Maynara Mariano. Aqui os materiais são totalmente recicláveis, utilizados para customizar o contêiner. No espaço de 54m², a proposta é demonstrar as possibilidades de elementos simples, como madeira e corda, no desenvolvimento de habilidades visuais da criança. Além de resgatar a simplicidade dos brinquedos analógicos. ()

09-casacor-2016-espacos-infantis

14/18 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Quarto da Imaginação - Paula Costa. O quarto de brincar dispensa TV ou tablet. Ele tem muitos livros e espaço de leitura na cabana produzida pela By Floor. Até peças consagradas de design vêm com cara de criança, como as cadeiras Panton. No papel de parede Join the Circus, da designer Adelina Mehmeti, é possível substituir o rosto dos personagens por fotos da família e dos amigos. ()

13-casacor-2016-espacos-infantis

15/18 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Design de Ninar - Leila Dionizio. Neste décor minimalista, predominam a marcenaria de reflorestamento e a filosofia japonesa Wabi Sabi, que resgata valores orgânicos. No cantinho de amamentar, a cadeira de balanço Licci, em latão dourado, de Jader de Almeida, conta com apoio da mesa em madeira de Paulo Alves. A cestaria de capim dourado é produzida por artesãos do Jalapão, no Tocantins. (Divulgação)

12-casacor-2016-espacos-infantis

16/18 - CASACOR Rio de Janeiro 2016. Design de Ninar - Leila Dionizio. Os 10 m² foram bem resolvidos com soluções modernas, no projeto de clima vintage, meio escandinavo, meio brasileiro. O berço é do tipo balanço, enquanto a cama de apoio é retrátil para otimizar o espaço. A iluminação, assinada por Leila Dionizio, se destaca pelo neon que forma uma nuvem no teto. ()

04-casacor-2016-espacos-infantis

17/18 - CASACOR Mato Grosso do Sul 2016. Suíte dos gêmeos - Bárbara Guimarães, Camila Zaina, Nadiani Bertol e Simone Dantas. As profissionais estudaram o método pedagógico Montessori para desenhar móveis facilmente adaptáveis para acompanhar o crescimento e o desenvolvimento, além de respeitar a individualidade de cada criança. Por isso a opção pelos nichos e pelos berços que se transformam em camas baixas, além de objetos e texturas que estimulam o interesse. ()

07-casacor-2016-espacos-infantis

18/18 - CASACOR Paraíba 2016. Quarto do Bebê – Teresa Queiroga e Rafaella Queiroga. O ambiente de 20m² combina delicadeza e um clima acolhedor, com móveis em madeira maciça, piso laminado madeirado e tonalidades suaves nos tecidos. As paredes ganharam o acabamento elegante de molduras e alguns pontos foram estofados. A luz cênica escapa das sancas e contribui para o intimismo. (Divulgação)