Profissionais do Brasil e do restante das Américas criaram diversos ambientes para abrigarem os melhores produtos
Atualizado em 12 jan 2018, 12:35 - Publicado em 12 jan 2018, 12:35
Pop Up Store - Marcela Carvalho. Em um único ambiente, a profissional que assina o projeto une duas lojas pautada pelo tema da mostra, Foco no Essencial. Sem excessos, o espaço conta com um paisagismo de ponta, com jardim vertical e terrários. Destaque para as peças em Macramé, uma técnica milenar totalmente manual, que pode ser vista no balanço, luminárias e mesas de apoio. A decoração possui ainda revestimento 3D e pisos de tons diferenciado, demarcando cada loja. (Felipe Araújo/)
01/16 - CASACOR ES. Pop Up Store - Marcela Carvalho. Em um único ambiente, a profissional que assina o projeto une duas lojas pautada pelo tema da mostra, Foco no Essencial. Sem excessos, o espaço conta com um paisagismo de ponta, com jardim vertical e terrários. Destaque para as peças em Macramé, uma técnica milenar totalmente manual, que pode ser vista no balanço, luminárias e mesas de apoio. A decoração possui ainda revestimento 3D e pisos de tons diferenciado, demarcando cada loja. (Felipe Araújo)
02/16 - CASACOR Pernambuco: Café do Pátio - Acácio Costa e Viviane Manzi. A luz baixa programada, cores mais sóbrias, materiais nobres e estilo rústico fazem do espaço um ambiente calmo, perfeito para apreciar um bom café em boa companhia. (Rogério Maranhão)
03/16 - CASACOR RN: Espaço Esmeralda - Leonardo Augusto, Lígia Martins e Marianna Procópio. Cortinas em veludo no tom Greenery e o dourado se impõem. A mesa promove o contraste entre luxo e rusticidade, com seu tampo de madeira de demolição centenária. O cinza é escolhido como pano de fundo, em favor de uma atmosfera contemporânea. (Alberto Medeiros)
04/16 - CASACOR ES: Loja da Casa - Micelhe Zuccolotto. O ambiente de 80 m² preza pela sofisticação e aconchego e foi pensado, primordialmente, para exibir os produtos expostos ali. O mix de texturas é composto pela predominância do dourado, do mármore e da madeira, resultando em um ambiente charmoso e elegante. (Felipe Araújo)
05/16 - CASACOR Pernambuco. Mariana Carvalho - Restaurante. O verde é tendência e foi o ponto de partida, nas paredes e nos estofados em veludo. Os espelhos da parede geométrica e o mármore das mesas impõem sofisticação, enquanto cadeiras levíssimas geram informalidade. Ao fundo, a poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, foi customizada com estampa de folhagens. (Jomar Bragança)
06/16 - CASACOR ES: Joalheria - Carminha Ribeiro. A verdadeira joia desse ambiente é a ambientação, pensada para expor a coleção "Daily e Mar", do designer Ricardo Vieira. O decór do espaço conta com tons neutros, que promovem calor, além de diversos móveis de assinatura. As diferentes texturas e materiais resultam em aconchego e uma melhor experiência para os apreciadores das peças exibidas de Vieira. (Felipe Araújo)
07/16 - CASACOR Ceará: Café Renda que te Quero - Luce Galvão de Sá. A arquiteta traz referências orientais, como as aberturas de muxarabis. Elas são conectadas com cobogós e ladrilhos de alma brasileira, em um espaço que prioriza a simplicidade. Outra sutileza: as cores lembram a areia do deserto ou do sertão. Destaque para o efeito ombrè nas paredes e a madeira maciça pequiá no balcão. (Esdras Guimarães)
08/16 - CASACOR Alagoas: Cervejaria - Marcela Gondim e Elytha Dagma. Traços vintages envolvem o mobiliário e a paleta de cores sóbria. Grandes bancos e mesas bristô em ferro e madeira de coqueiro remetem ao sertão alagoano. O layout flexível mistura diversas paginações no piso, que vai de madeira, passando por cimento queimado a intertravado em escama. (Rogério Maranhão)
09/16 - CASACOR ES: L'épicerie - Carolina Kopper e Marina Breves. O ambiente de 22 m² apresenta a primeira loja autônoma (sem funcionários) do país. Para isso, as profissionais criam um espaço funcional, com design de marcenaria autoral e sinalização clara, que auxilia em todas as etapas da compra. Um dos destaques do projeto é a fachada, que proporciona uma incrível vista para o Porto de Vitória. (Felipe Araújo)
10/16 - CASACOR SP: Marton Estúdio - Loja da CASACOR. José Marton buscou inspiração em lojas de grandes museus, como o MoMA, em Nova York, e o Centre Pompidou, em Paris. Com poucos materiais - basicamente melamínico madeirado e pastilhas em vidro -, foram trabalhadas as formas e a repetição em linguagem minimalista. Tudo para destacar os produtos, os verdadeiros protagonistas. (Rafael Renzo)
11/16 - CASACOR Ceará: Restaurante Vida & Arte - Brenda Rolim. O forro acústico foi criado a partir de insumos de rolhas, desenvolvido pela arquiteta. Já o piso é um ladrilho hidráulico produzido de maneira artesanal. Outra inovação vem na proposta de uso compartilhado do espaço, sugerida pela extensa mesa. (Esdras Guimarães)
12/16 - CASACOR Alagoas: Bistrô 200 - Fabíola Carnaúba e Paula Wanderley. As belezas naturais do Alagoas preenchem os 107 m² do restaurante oficial da mostra. As fotografias dos manguezais exibem a riqueza da vegetação litorânea, para completar a experiência sensorial, pescados e mariscos típicos da região estão entre as opções do cardápio. As samambaias dão forma ao jardim vertical e representam a Zona da Mata. Nos arranjos das mesas, o agreste e o sertão são ilustrados por cactos. Por fim, o revestimento de pallets homenageia as feiras livres, que são de extrema importância para o comercial local. (Rogério Maranhão)
13/16 - CASACOR ES: Espaço Criativo Sebrae - Elza Pinto e José Geraldo Pinto Sobrinho. A história de grandes artesãos do Espírito Santo é a premissa desse espaço, que reúne peças para venda e contemplação em um pequeno lounge com tonalidades escuras e marcenaria de linhas retas. Destaque para a parede azul que contrasta com o restante do projeto e traz cor ao ambiente. (Felipe Araújo)
14/16 - CASACOR ES: Restaurante e Hamburgueria - Sabrina Bolzan. O rock'n'roll e a Rota 66 são as grandes inspirações do restaurante, que expõe uma moto original de 1974, vencedora do Prêmio Melhor Customização do Brasil, no Salão Duas Rodas do Rio de Janeiro. Destaque também para guitarras na iluminação e ladrilhos personalizados que homenageiam ídolos do rock. (Felipe Araújo)
15/16 - CASACOR Paraguai: Restaurant - Cesar Aquino, Pedro Cataldo e Andres Careaga. Neste exercício de minimalismo, a aposta foi no uso do cinza e da madeira clara, apurando as linhas e funções do mobiliário. Generosas aberturas e teto em vidro integram os espaços à área externa e são uma forma de aproveitar a luz natural. (Divulgação)
16/16 - CASACOR ES: Loja de Óculos - Romina Passos. O intuito do projeto é facilitar a visualização dos produtos, expondo-os como obras de arte e destacando-os como objetos de grife. Para isso, a junção do tom branco, com iluminação direcionada leva o olhar do visitante para as peças. Molduras em preto, curvas modernas e a aplicação do vermelho em alguns pontos do ambiente são os diferenciais da loja. (Felipe Araújo)