Continua após publicidade

Janelas CASACOR, edição Ceará reinterpreta o artesanato em projetos

Edição cearense se destacou pela incorporação de elementos artesanais tradicionais mesmo em espaços contemporâneos

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 2 nov 2020, 14h32 - Publicado em 2 nov 2020, 14h31
(Esdras Guimarães/CASACOR)

O artesanato é uma das mais belas e preciosas heranças culturais. Os profissionais do Janelas CASACOR, edição Ceará, incorporaram toda essa herança em seus ambientes, incluindo peças como cerâmicas, vasos e objetos decorativos mesmo em projetos contemporâneos.

Tramas do tempo

 

O contato do arquiteto Ney Lima com o artesanato foi muito precoce, graças à sua mãe artesã. Seu colorido trabalho inspirou a criação da Varanda do desassossego, um espaço que reflete a passagem do tempo e a forma como se vê o outro. Várias peças traduzem esse Ceará vibrante e memorialístico, com destaque para os macramês nas paredes, em tons que se remetem ao Sol.

Continua após a publicidade

Os pés no mar

 

O local de instalação dos contêineres, a praia de Mucuripe em Fortaleza, absolutamente sugere uma proximidade com a realidade de quem vive próximo ao mar. O universo da pesca foi muito explorado pelos profissionais, que trouxeram elementos típicos para dentro da decoração.

Embora tecnológico e esportivo, o espaço Sebrae Riquezas do Mar, de Karmilse e Nicole Marinho, referencia e homenageia os pescadores locais por meio do chapeu de palha pendurado, redes de pesca e os cestos de samburá, objetos muito utilizados para armazenar os peixes.

Continua após a publicidade

Cerâmica e terracota: a proximidade com as raízes

 

A Casa Nica também foi inspirada na realidade dos pescadores, incluindo uma rede de pesca, remos, o característico chapeu de palha e a poltrona Jangada em sua composição. O arquiteto Ramiro Mendes, porém, decidiu unir à pescaria aos escultores, apresentando uma leitura particular das peças em cerâmica e terracota.

Na estante do ambiente é possível encontrar diversos utensílios de cozinha artesanais, como copos, pratos e tigelas, além de vasinhos. O destaque porém vai para a mesa, uma criação do próprio profissional, que criou os pés a partir de cumbucas empilhadas.

Continua após a publicidade

As ilustrações de uma cultura

 

As esculturas de terracota e madeira são muito características do artesanato nordestino. Geralmente, elas retratam cenas cotidianas ou servem para representar figuras religiosas. Por serem tão típicas, sua presença sempre dá uma pitada de afeto e regionalismo para os projetos. No Quarteiner Mucuripe, Marçal Barros inclui peças esculpidas nos nichos da estante, mesa e até mesmo marcando a divisão entre dois ambientes.

Serviço Janelas CASACOR edição Ceará

 

Onde?

Praia de Mucuripe, Fortaleza, Ceará

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br 

Quando?

de 02 de outubro a 02 de novembro

Quanto?

Gratuito

Publicidade