Continua após publicidade

Casa Nica pesca no mar as inspirações para o Janelas CASACOR, edição Ceará

Ambiente assinado por Ramiro Mendes é uma sala de jantar contemporânea pensada a partir das tradicionais casas de pescador

Por Ana Carolina Harada
Atualizado em 28 out 2020, 17h58 - Publicado em 28 out 2020, 12h10
(Esdras Guimarães/CASACOR)

“Minha jangada vai sair pro mar, vou trabalhar, meu bem querer”. Há muito em comum entre o Suíte do Pescador, de Dorival Caymmi e a Casa Nica, ambiente de Ramiro Mendes para o Janelas CASACOR Edição Ceará.

(Esdras Guimarães/CASACOR)

Todo o ambiente foi baseado nas casas de pescadores, portanto é possível encontrar referências em cada canto, como a rede de pesca ao fundo, remos de madeira, revestimento com troncos e um icônico chapeu de palha. A jangada, inclusive, aparece como ponto central em ambos, só que no projeto ela vem na forma da poltrona Jangada, um design icônico dos anos 1960 de Jean Gillon.

Continua após a publicidade

Reinterpretando o artesanato

 

(Esdras Guimarães/CASACOR)

Ramiro faz uma releitura desses elementos rústicos para criar uma sala de jantar moderna, imaginada para um chef que aprecia suas raízes e deseja receber amigos em casa. A presença dominante do artesanato local merece destaque.

Continua após a publicidade
(Esdras Guimarães/CASACOR)

Cuias, pratos, vasos e outros utensílio domésticos enchem as estantes. Observando-se atentamente também é possível encontrá-los na mesa, cujo os pés são feitos de cumbucas empilhadas. As cadeiras, por sua vez, mesmo que contemporâneas, têm o detalhe da treliça no encosto, uma reinterpretação das decorações tradicionais.

Uma última referência e homenagem

 

(Esdras Guimarães/CASACOR)

O nome “Nica” é uma homenagem à Diretora Executiva da franquia CASACOR Ceará. Nica é a irmã mais nova da diretora Neuma Figueiredo e também o nome da loja de artesanato que a família abriu em 1977. O sucesso da marca e o reconhecimento nacional culminaram no convite para comandar a mostra cearense.

Serviço Janelas CASACOR edição Ceará

 

Onde?

Praia de Mucuripe, Fortaleza, Ceará

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br 

Continua após a publicidade

Quando?

de 02 de outubro a 02 de novembro

Quanto?

Gratuito

 

 

Publicidade