Continua após publicidade

CASACOR oferece passeio virtual pelo Palácio das Mangabeiras dos anos 1950

O passeio virtual faz uma viagem até 1955, revelando o Palácio das Mangabeiras à época de sua construção, com as estruturas e o paisagismo da época

Por Redação
3 nov 2021, 11h00
casacor minas oferece passeio virtual pelo palacio das mangabeiras nos anos 1950
(Divulgação/CASACOR)

Em 2021, a CASACOR Minas Gerais foi além quando se trata de investir na preservação da memória e da cultura. Uma das novidades desta edição é a parceria firmada entre o evento, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a empresa Novus 3D e com patrocínio da Codemge, que oferece um passeio virtual pelo Palácio das Mangabeiras em 1955, resgatando as estruturas originais da edificação, à época da construção. A visita foi desenvolvida a partir de um extenso levantamento histórico, recuperando imagens e dados do projeto original como uma verdadeira viagem no tempo.

casacor minas oferece passeio virtual pelo palacio das mangabeiras nos anos 1950
(Divulgação/CASACOR)

Para que isso se tornasse possível, uma equipe fez um rigoroso levantamento da topografia do terreno e de seu entorno, e também de fotografias da época. Foram dois meses de pesquisa, buscando entender os materiais, os detalhes, o que realmente existiu ali e o que não foi concretizado à época. Foi necessário um olhar muito apurado da equipe para descobrir, em detalhes muito pequenos, muitas vezes presentes em fotografias esmaecidas pelo tempo, a maneira exata dessa reconstituição.

Para saber, por exemplo, a volumetria da Serra do Curral, foram utilizados drones, já que o terreno, outrora, era um local isolado e muitas das árvores que estão hoje lá, ainda não existiam. Outro desafio foi o de construir e modelar em 3D a vegetação. Como Burle Marx, autor do projeto paisagístico, utilizava somente plantas brasileiras, muitas tiveram que ser construídas do zero. Das 31 espécies presentes na vegetação dos jardins originais do paisagista, 80% dos modelos foram alterados ou criados originalmente.

Continua após a publicidade
casacor minas oferece passeio virtual pelo palacio das mangabeiras nos anos 1950
(Divulgação/CASACOR)

Essa força tarefa de resgatar o passado também contou com algumas curiosidades. Ao total, 22 fotografias, além de uma reportagem antiga com o então governador Magalhães Pinto na área externa do palácio, foram utilizadas para decifrar detalhes de época. Segundo essa reportagem, a construção era secreta e por muitos anos foi utilizada para ser um local privado ao público, por isso a escassez de informações e fotos oficiais.

Entre outras descobertas, está a de que as construções da área da sauna e também do heliponto são posteriores. Segundo a pesquisa, surgiram possivelmente na década de 1980. Tem mais: a área do Palácio era cerca de 30% menor do que a atual. As expansões e alterações ocorreram durante os governos subsequentes à implantação do Palácio.

casacor minas oferece passeio virtual pelo palacio das mangabeiras nos anos 1950
(Divulgação/CASACOR)

O Tour 3D é uma importante conquista e uma ação que merece ser comemorada, contribuindo para apresentar à população informações acerca deste importante patrimônio dos mineiros, agregando cultura, informação e embasamento histórico aos interessados em embarcar nesta fascinante viagem. Para acessar o passeio virtual, clique aqui.

Publicidade