Propor soluções
sustentáveis sintonizadas nas tendências de arquitetura e design é um desafio da
CASACOR Santa Catarina | Florianópolis, que transpôs em seus ambientes a preocupação de preservar o meio ambiente e engajar o público visitante a fazer o mesmo.
No projeto
A Bilheteriah! de Gabriela Bosco Dutra e Vanessa Buonomo, uma instalação feita com bambus convida a refletir sobre o uso deste material, que embora abundante no Brasil e importante vetor sustentável para a construção civil, é ainda pouco utilizado na arquitetura. "A instalação é uma escultura estrutural, feita em contrabalanço e que se auto sustenta, fixada apenas no chão. Nossa intenção foi chamar a atenção para o bambu, que já é conhecido como o aço verde e também é considerado a madeira do futuro. No Brasil, o uso ainda se restringe à decoração, construção de cercas e mobiliários,"explica Vanessa Buonomo. O espaço ainda conta com móveis em MDF, que serão reaproveitados ao fim da mostra, e estofados em ecotecido, produzido a partir de algodão e fios de garrafa pet.
O
Cozy Office do 3P Studio traz materiais sustentáveis, nos revestimentos da lareira, da parede e do piso do jardim feitos a partir da reciclagem de restos de obras, embalagens de vidro de cervejas e refrigerantes. Projeto
da dupla
Cris Passing e
Giovane Marangoni, o
Loft Duo também conta com peças que serão reutilizadas. Além disso, o
Living da Arquiteta de Graziela de Souza foi pensado desde o início para se tornar uma sala de atendimento em seu escritório.
A própria arquitetura do empreendimento Cidade Milano, onde se situa a mostra, inspirou alguns profissionais a abandonarem os rebaixamentos em gesso, de difícil descarte, para deixar o teto à mostra – no melhor estilo industrial. Assim é o
Beer Bar, de Fabio Bubniak e Ana Carolina Melo, que ainda recebe uma chapa metálica de contêiner.
O
Porão UNILUX, de Beatriz Zeglin, Mariana Maisonnave, Arthur Lins, Felipe Finger e Vitor Sadowski, respeita a memória do casarão centenário, com luzes que evidenciam sua preservação.
CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2019 Quando? De 15 de setembro a 27 de outubro Terça a sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h. Domingos, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.
Onde? Empreendimento Cidade Milano – Av. Mauro Ramos, 1512, Centro – Florianópolis. Estacionamento no local.
Quanto? Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada, sendo necessário comprovante) Ingressos disponíveis para compra em
casacorflorianopolis.byinti.com.