Eduardo Srur está com uma nova intervenção artística em São Paulo: serão 15 esculturas com o formato de uma caçamba de entulho, elemento comum nas paisagens urbanas. Chamada
Caçambas, a intervenção provoca uma reflexão sobre o excesso de lixo produzido na cidade, resultado do modelo irresponsável de produção e consumo de alimentos. No Brasil, 60% dos alimentos são perdidos desde sua origem até a mesa do consumidor.
(Rogerio Canella / CASACOR)
As esculturas em si serão também deslocadas para outros pontos da cidade, um símbolo de que esse “desaparecimento perverso dos resíduos” apenas esconde seu transporte para “lugares distantes e menos assistidos da sociedade", comenta Srur. No decorrer da exposição, o artista fará um ensaio fotográfico nos locais das obras, de maneira a evidenciar que o entulho e o descarte irregular dominam a paisagem urbana. Srur também participa da exposição Ambiental: arte e movimentos, no MuBE. Na ocasião, será apresentado um vídeo produzido dentro do CEAGESP – maior central de distribuição de alimentos da América Latina, onde toneladas de comida são desperdiçadas diariamente.