Como tornar um restaurante mais sustentável

Em tempos em que a consciência ambiental é crucial, é essencial considerar o gerenciamento de restaurantes que se importam com um futuro mais sustentável

Por Redação
16 fev 2024, 11h00

Adotar práticas mais sustentáveis envolve tomar decisões e implementar ações que minimizem os impactos no meio ambiente. Atualmente, ser um negócio eco-friendly está se tornando cada vez mais vantajoso, uma vez que há uma necessidade cada vez maior de reduzir o desperdício e aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade.

Vilaville Arquitetura - Restaurante Horta. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, mesas, cadeiras, adega e nichos iluminados.
Vilaville Arquitetura – Restaurante Horta. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Favaro Jr/CASACOR)

De acordo com Mislene Lima, líder de vendas do Grupo Simão, ser sustentável é uma questão de fazer escolhas conscientes. Ela destaca exemplos de como a preferência por fornecedores que adotam práticas de agricultura orgânica e o uso de acessórios eco-friendly no ambiente do restaurante são vantajosos para o negócio.

Na Europa, observa-se um movimento crescente de incentivo a consumidores trazerem seus próprios recipientes para não gerar lixo, especialmente em cafeterias, visando economia e sustentabilidade. Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, sugere que empreendimentos locais poderiam adotar medidas semelhantes, oferecendo descontos ou programas de fidelidade para clientes que adotam práticas sustentáveis.

Continua após a publicidade
Sara Aragão Ilana Rocha Aline Diógenes Sara Jéssica Restaurante Nolana CASACOR Ceará 2022 banco mesa cadeira arte vaso
Sara Aragão, Ilana Rocha, Aline Diógenes e Sara Jéssica – Restaurante Nolana. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães/CASACOR)

Para as executivas, ser sustentável começa com pequenas ações, como a redução do desperdício alimentar e o uso de utensílios biodegradáveis ou recicláveis, além do uso de materiais sustentáveis em utensílios e embalagens e da conscientização sobre a importância da coleta seletiva de lixo, algo ainda não praticado pela maioria da população.

Altera Arquitetura - Ninho & Aspargos. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. Na foto, restaurante com aspargos secos no teto e paredes vermelhas e verdes.
Altera Arquitetura – Ninho & Aspargos. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.  (Andre Mortatti/CASACOR)

Outro fator importante para a diminuição de desperdício e economia, é a priorização de ingredientes locais e sazonais. A escolha por embalagens e utensílios recicláveis também deve ser levada em consideração. Essas medidas não apenas contribuem para a preservação do meio ambiente, mas também podem gerar benefícios econômicos e fortalecer a imagem do negócio perante os clientes cada vez mais preocupados com a preservação do planeta.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade